segunda-feira, 9 de maio de 2016

Quantas e quais são as arcas?

 Tomando por base Êxodo 17.6 e Números 2.8, podemos dizer que Moisés não entrou em Canaã por ter ferido a rocha, quando Deus o mandou apenar falar? A arca de madeira de cetim de Êxodo 25.10-16 é a mesma arca citada em Hebreus 9.4 pelo nome de Arca do Concerto? É também a mesma arca vista pelo apóstolo João no céu, como está escrito em Apocalipse 11.19? Há alguma diferença entre elas? Se sim, quais?



Vemos em Êxodo 25.1016, Deus ordenando a Moisés que fosse construída a Arca da Aliança, também chamada de Arca do Concerto. Ela deveria seguir as dimensões exatas estipuladas pelo Senhor: um metro e dez de comprimento, por sessenta e seis centímetros de largura e sessenta e seis de altura. Era uma caixa revestida de ouro puro por dentro e por fora. Em cada extremidade haveria um anel de ouro, para que varas pudessem passar pelos anéis para carregá-la. Em cima, haveria uma espécie de tampa chamada de propiciatório.

Esta é a mesma arca citada em Hebreus 9.4 como a Arca do Concerto. Percebemos que este mesmo nome usado em Hebreus é citado várias outras vezes, como em Números 10.33; Deuteronômio 10.8; Josué 3.6; 1 Samuel 4.5. No entanto, existem outras vinte e duas designações diferentes, como Arca do Senhor, Arca de Deus, Arca do Testemunho, etc.

O livro de Apocalipse (11.19) nos fala desta Arca do Concerto nos céus, no Templo de Deus. Assim, a Arca do Concerto aparece tanto em Êxodo, como em Apocalipse. Mas o que aconteceu ao longo da história com a Arca do Concerto constitui-se um grande mistério.

 Existe uma tradição apócrifa que diz que o profeta Jeremias teria escondido a arca em uma caverna no monte Nebo (ou no Sinai, segundo outra variante), antes da destruição de Jerusalém. Contudo, o profeta Jeremias (3.16) dá a entender que ela teria sido destruída ou capturada pelos babilônicos.

Atualmente, na Etiópia, a Igreja Ortodoxa sustenta uma tradição, que vem desde o século 14, na qual a rainha de Sabá teria tido um filho do rei Salomão chamado Menelik, e os reis da Etiópia seriam descendentes deste homem. Ainda segundo esta tradição, a Arca do Concerto teria sido levada para a Etiópia, para cidade de Axum (ou Aksum), e estaria numa capela no complexo da igreja de Santa Maria de Sião. O que é interessante é que a arca estaria guardada, mas ninguém jamais a viu.

Deixando as tradições extra bíblicas de lado, após a destruição de Jerusalém, a Arca do Concerto volta a aparecer no livro de Apocalipse, ao soar da sétima trombeta. O capítulo 11 de Apocalipse nos mostra vários aspectos da revelação de Cristo para a terra, e, como ápice, o céu se abre e João vê o Templo de Deus e a Arca do Concerto.

Há quem veja um literalismo nesta passagem, acreditando que a Arca do Concerto foi milagrosamente resgatada e está nos céus. Mas é bem provável que temos aqui uma linguagem simbólica sobre a vinda do Reino de Deus, onde a presença divina está aberta a todos os homens. A Arca da Aliança representava a presença de Deus e aqui ela aparece como sinal da confirmação da aliança entre Deus e o Seu povo.

 Desde o desaparecimento da Arca do Concerto, quando os babilônicos conquistaram Jerusalém em 586 a.C. até os dias de hoje, o que realmente aconteceu com a arca é um grande mistério. Acredito que ela tenha sido realmente destruída. Mas, sem sombra de dúvidas, em toda a Bíblia Sagrada, temos apenas uma Arca do Concerto.

Retirado do jornal mensageiro da paz
http://www.cpadnews.com.br/mp_digital/mp_1572/#21/z

Por que Moisés não entrou em Canaã?



Quantas e quais são as arcas? Tomando por base Êxodo 17.6 e Números 2.8, podemos dizer que Moisés não entrou em Canaã por ter ferido a rocha, quando Deus o mandou apenar falar?


Assim como a falta de reflexo e cuidado em um milésimo de segundo pode pôr fim a uma vida, assim uma atitude tomada em um momento de emoção descontrolada pode fazer sucumbir alguma promessa de Deus na vida do homem.





Moisés recebera a ordem de pegar a sua vara, o instrumento da sua vocação, mediante a qual Deus operara maravilhas no Egito e no deserto durante todos esses anos, mas desta vez a vara deveria simplesmente estar na mão, a autoridade estaria na palavra falada, meramente deveria falar a rocha, e dessedentaria o povo sedento; pois o poder pertence a Deus é Ele que pode “converter o rochedo em lago de águas; e um seixo, em manancial” (Sl 114.8). No entanto, Moisés está visivelmente descontrolado ante a rebeldia do povo e fere a rocha, recebendo assim a dura repreensão.

O grande líder hebreu acumulou em sua alma toda a carga de 40 anos de deserto, onde ele lidou com um povo de coração duro, e que dissimuladamente provocava a ira do Senhor. Numa desatenção momentânea, a ira, a importunação e a frustração de todos esses anos esborram, e isto é claramente enfatizado nas Escrituras: que o mal foi suscitado a Moisés por causa do povo (Sl 106.32,33). Levado por esse sentimento, Moisés desobedece a ordem do Senhor que era de falar a rocha, e isso o leva a perder o direito de entrar na terra prometida.

 Dois motivos podem estar diretamente ligados à natureza desse ato de Moisés: primeiro ele não confiou em Deus que julgaria a rebeldia do povo, e em puro ato de raiva agride verbalmente o povo e sensacionaliza o momento, ele chamou a atenção para si e para suas aptidões de líder agente de milagres, “...porventura, tiraremos água dessa rocha para vós? ” (Nm 20.10), e também deixa de confiar por parecer pensar, que o simples ato de falar a rocha não faria a água jorrar. Furioso, o profeta bate com o seu bordão na pedra. O segundo e maior motivo é que a santidade de Deus foi ultrajada, o momento emocional do grande líder o fez ignorar completamente que o Senhor disse que Ele estaria ali.

Se formos analisar pelos relatos do Antigo Testamento o que podemos inferir é que o grande líder do povo de Deus perde aquilo que seria o ponto culminante do seu ministério, porque no final da jornada não teve a habilidade necessária para administrar o estresse e tensão causados pelas investidas do trabalho da caminhada. O desafio é exatamente de conseguirmos nesse momento depositarmos em Deus a nossa confiança ao invés de entrarmos em pânico e desespero diante das circunstancias. Em não poucos momentos, nos vemos diante de situações em que temos que enfrentar e repreender pessoas que definitivamente expuseram a grandeza do Senhor, murmurando contra Ele e desafiando aquilo que ele em promessa nos confiou, momentos em que só a dependência completa dEle nos fará agir com transparência, decisão e objetividade, voltar-se ao Senhor é sem dúvida a melhor decisão nesse momento.

As pressões da caminhada podem destruir todo o investimento feito em uma vida de trabalho ao Mestre, porém devemos entender que independente das tempestades voltadas contra nós, temos que buscar na dependência do Senhor o nosso porto seguro. Qualquer pessoa pode ser um cristão fiel quando tudo na vida está correndo bem, mas seremos provados seriamente na hora que vermos que os nossos projetos fracassaram, pessoas nos decepcionaram ou ações de terceiros afetaram diretamente nossa índole e estrutura. Se nessa hora nós não conseguirmos manter os olhos fixos naquele que é capaz de nos orientar em meio à escuridão, sucumbiremos sem dúvida nas trevas das nossas emoções mal administradas, e foi por isso que Moisés não entrou em Canaã.

Retirado do jornal mensageiro da paz.
http://www.cpadnews.com.br/mp_digital/mp_1572/#21/z



Pergunta: "O que é ateísmo?"

Resposta: Ateísmo é o ponto de vista de que Deus não existe. O ateísmo não é uma novidade. O Salmo 14, escrito por Davi por volta de 1000 a.C., menciona o ateísmo: “Diz o insensato no seu coração: Não há Deus”. Estudos recentes mostram um número crescente de pessoas se tornando atéias, com 10% das pessoas do mundo inteiro declarando-se aderentes ao ateísmo. Então, por que mais e mais indivíduos estão se tornando ateus? O ateísmo é realmente a posição lógica que os ateus afirmam ser?

Por que o ateísmo sequer existe? Por que Deus simplesmente não se revela para as pessoas, provando que Ele existe? Certamente, se Deus aparecesse, todos acreditariam Nele! O problema com esta idéia é que não é a vontade de Deus convencer as pessoas de que Ele existe. A vontade de Deus é que as pessoas acreditem Nele por fé (2 Pedro 3:9) e aceitem o Seu dom da salvação (João 3:16). Sim, Deus poderia aparecer e demonstrar de uma vez por todas que Ele existe. O problema é que Deus claramente demonstrou a sua existência diversas vezes no Antigo Testamento (Gênesis capítulos 6-9; Êxodo 14:21-22; 1 Reis 18:19-31). As pessoas acreditaram que Deus existe? Sim! Elas viraram as costas para os seus caminhos maus e passaram a obedecer a Deus? Não! Se uma pessoa não está disposta a aceitar a existência de Deus por fé, então ela definitivamente não está pronta para aceitar Jesus Cristo como seu Salvador por fé (Efésios 2:8-9). Esta é a vontade de Deus - que as pessoas se tornem cristãs, não simplesmente teístas (aqueles que acreditam que Deus existe).

A Bíblia nos diz que a existência de Deus deve ser aceita por fé. Hebreus 11:6 declara: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”. A Bíblia nos lembra de que nós somos abençoados quando nós acreditamos e confiamos em Deus pela fé: “Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram” (João 20:29).

O fato de que a existência de Deus deve ser aceita por fé não significa que acreditar em Deus seja algo ilógico. Existem diversos bons argumentos para a existência de Deus. Por favor visite a nossa página “Deus existe?”. A Bíblia ensina que a existência de Deus é claramente vista no universo (Salmos 19:4), na natureza (Romanos 1:18-22) e nos nossos corações (Eclesiastes 3:11). Dito isso, mais uma vez, a existência de Deus não pode ser provada, ela deve ser aceita por fé.

Ao mesmo tempo, deve-se ter a mesma fé para acreditar no ateísmo. Afirmar “Deus não existe!” é afirmar que se tem o conhecimento de absolutamente tudo o que pode ser conhecido – e de ter ido em todos os lugares possíveis do universo – e de ter testemunhado tudo o que poderia ser visto. É claro, nenhum ateu faria estas exatas afirmações. No entanto, isso é essencialmente o que eles estão afirmando ao dizer que Deus não existe. Os ateus não podem provar, por exemplo, que Deus não vive no centro do Sol ou debaixo das nuvens de Júpiter, ou em alguma nebulosa distante. Isto não pode ser provado, então não pode ser provado que Deus não existe. É necessário ter a mesma quantidade de fé para ser um ateu quanto para ser um teísta.

Então, estamos de volta ao mesmo ponto. O ateísmo não pode ser provado e a existência de Deus deve ser aceita por fé. Eu acredito fortemente que Deus existe. Eu prontamente admito que a minha crença na existência de Deus é baseada em fé. Ao mesmo tempo, eu fortemente rejeito a idéia de que a crença em Deus é ilógica. Eu acredito que a existência de Deus pode ser claramente vista, distintamente sentida e ser provada filosófica e cientificamente necessária. Mais uma vez, para mais informações visite a nossa página “Deus existe?”. “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra, se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até os confins do mundo” (Salmos 19:1-4).

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