segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Terça – LBJ- Mt 11.28 - O convite de Jesus aos cansados e oprimidos.


Retirado do livro comentário bíblico BEACON.

Os versículos 28-30 estão entre os mais belos da Bíblia. Todo cristão deveria memorizá- los e então usá-los como consolo nas suas horas de tristeza ou de sofrimento.
Jesus não disse à humanidade pecadora: “Afastem-se de Mim”, mas sim Vinde a mim (28). Quem está sendo convidado? Todos os que estais cansados e oprimidos. A primeira referência era aos judeus, sob o jugo da Lei. A Lei - escrita e oral - como era interpretada e aplicada pelos rabinos, tornava-se um fardo excessivo para se carregar (23.4; At 15.10). A segunda referência clara é ao peso esmagador do pecado e da culpa do homem, sobre o seu coração. Mas o convite também cabe aos cristãos que estão cansados e fracos. Para eles, Jesus diz: Vinde a mim... e eu vos aliviarei - literalmente, “eu lhes darei descanso”, isto é, com a Minha presença.
Tomar o jugo de Cristo significa submeter-se completamente à sua autoridade. Com os rabinos, tomar o jugo de alguém significava “ir à escola de”. Assim o Mestre disse, na verdade: Vinde à minha escola e aprendei de mim (29). Jesus declarou: Eu sou manso e humilde de coração. Na verdadeira mansidão está o repouso da alma. Cristo ainda declarou: Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. Este é o testemunho daqueles que aceitaram este bondoso convite. Bonhoeffer escreveu: “A graça é custosa porque ela obriga o homem a se submeter ao jugo de Cristo e a segui-lo; porém é graça, porque Jesus diz: ‘O meu jugo é suave e o meu fardo é leve’ ”!6 O segredo está em sermos cheios do Espírito de Cristo (o Espírito Santo), para que possamos dizer: “Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração” (SI 40.8). Quando os nossos corações estão cheios do amor de Deus, nós nos alegramos por fazer a Sua vontade. Alguém bem disse: “O amor suaviza todos os fardos, tornando-os leves”.
Os três imperativos aqui sugerem três temas sob o título “O repouso que Jesus nos dá”. São eles: 1) Vinde; 2) Tomai; 3) Aprendei.

Segunda – LBJ-Sl 44.25 - O abatimento da alma.

Comentário abaixo retirado do livro comentário bíblico BEACON.

A Petição (44.22-26)

Usando palavras que Paulo empregou para mostrar a universalidade da perseguição (22; cf. Rm 8.36), o poeta clama a Deus para vindicar o seu povo. Deus parece estar dormindo (23); Ele tem escondido sua face e se esquecido da situação do seu povo (24). Como Norman Snaith explica: “A ideia de esquecer é uma das figuras de linguagem adotadas pelo salmista para expressar a ‘ação demorada’ de Deus. [...] A lembrança de Deus, portanto, significa que Deus está agindo. [...] Lembrar não significa ‘tomar nota e arquivar com cuidado para uma ação futura’. Significa, sim, lembrar e agir agora”.  O nosso corpo, curvado até o chão (25) quer dizer que a própria morte está próxima. Por amor das tuas misericórdias (26) refere-se ao amor fiel  de Deus.

LBJ- Texto áureo

(Sl 46.1"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente na angústia."

A depressão é uma doença que aflige os crentes e não crentes. Já foi considerada o mal do século.  

O comentário abaixo foi retirado do livro comentário bíblico BEACON.

1. A Proteção de Deus (46.1-3)

A presença e o poder protetor de Deus são a fonte da coragem do seu povo. Ainda que a terra se mude (2) ou “transtorne” (hb., ARA), e os montes se transportem para o meio dos mares, pode representar ou a destruição apocalíptica e a renovação da terra (cf. 2 Pe 3.10-13) ou uma declaração hipotética dos desastres mais terríveis que se pudesse imaginar. Em ambos os casos, as pessoas que encontram em Deus seu refúgio e fortaleza (1) não temerão (2). Selá (3): cf. comentário em 3.2. É possível que o refrão (7 e 11) tenha sido omitido do versículo 3 no momento de se fazer a cópia do salmo.15