sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Quarta - Mt 19.4-6®LBA¬ O casamento deve ser entre um homem e uma mulher.

Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea.

Extraído do livro comentário  do novo testamento aplicação pessoal.

19.4-6 Os fariseus tinham citado palavras de Moisés no livro de Deuteronômio; Jesus também citou palavras de Moisés (Gn 1.27; 2.24), mas Ele voltou ao livro de Gênesis, ao princípio, referindo-se ao estado ideal da criação e em particular, do casamento. Ao criar macho e fêmea, o plano de Deus era que no casamento o marido e a esposa fossem uma só carne. A esposa não é uma propriedade, mas uma pessoa criada à semelhança de Deus. Jesus faz uma distinção: o casamento, criado por Deus, e o seu mandamento absoluto de que seja uma união permanente,
versus as provisões escritas centenas de anos mais tarde, que toleraram o divórcio por causa da natureza completamente pecadora das pessoas
(19.8). Os fariseus consideravam Deuteronômio 24.1 como um documento a favor do divórcio.
Mas Jesus se concentrou no casamento e não no divórcio. Os fariseus consideravam o divórcio um assunto mais legal que espiritual; o casamento e o divórcio eram meras transações similares a comprar e vender terras (com a mulher sendo tratada como uma propriedade). Mas Jesus condenou esta atitude, esclarecendo a intenção original de Deus; que o casamento traga uma união que ninguém seja capaz de separar.

Terça - Gn 2.18®LBA¬ Deus não criou o homem para viver na solidão.

E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.

O comentário a seguir foi extraído do livro comentário BEACON.

A Mulher que Deus Formou (2.18-25)
Havia um aspecto da criação de Deus que não estava totalmente satisfatório. O fato de o homem ainda estar só (18) não era bom. O isolamento é prejudicial. Por dedução, a relação social, ou seja, o companheirismo, é bom. Por conseguinte, Deus determinou fornecer ao homem uma adjutora que esteja como diante dele, literalmente, uma ajudante que lhe correspondesse, alguém que fosse igual e adequada para ele. “Uma ajudante certa que o complete” (VBB). A Bíblia Confraternidade traduz: “Uma ajudante como ele mesmo”.


Segunda - Gn 1.27®LBA¬ Deus criou a espécie humana

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.

O comentário a seguir foi extraído do livro comentário BEACON.

Em 1.26-30, encontramos “O Homem Feito à Imagem de Deus”. 1) Um ser espiritual apto para a imortalidade, 26ab; 2) Um ser moral que tem a semelhança de Deus, 27; 3) Um ser intelectual com a capacidade da razão e de governo, 26c,28-30 (G. B. Williamson).
Uma das marcas da imagem de Deus foi Ele ter dado ao homem o status e o poder de governante. O direito de o homem dominar (28) ressalta o fato de que Deus o equipou para agir como governante. A aptidão para governar implica em capacidade intelectual adequada para argumentar, organizar, planejar e avaliar. A aptidão para governar implica em capacidade emocional adequada para desejar o mais alto bem-estar dos súditos, apreciar e honrar o que é bom, verdadeiro e bonito, repugnar e repudiar o que é cruel, falso e feio, ter profunda preocupação pelo bem-estar de toda a natureza e amar a Deus que o criou. A aptidão para governar implica em capacidade volitiva adequada para escolher fazer a toda hora o que é certo, obedecer ao mandamento de Deus indiscutivelmente e sem demora, entregar alegremente todos os poderes a Deus em adoração jovial e participar em uma comunhão saudável com a natureza e Deus.