IDADE E HONRA



COMO QUE A IDADE DEVE AFETAR O MODO EM QUE TRATAMOS UNS AOS OUTROS?

LEITURA BíBLICA: Levítico 19:32
KEY BIBLE VERSE: Diante das cãs te levantarás, honrarás a face do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor. (Levítico 19:32)

OS NOSSOS IDOSOS MERECEM O NOSSO RESPEITO.
As pessoas freqüentemente acham fácil descartar as opiniões dos idosos e evitar visitá-los. No entanto o afto de Deus ter mandado os israelitas honrarem os seus idosos nos mostra o quão sério nós temos encarar a responsabilidade de respeitar as pessoas que são mais velhas que nós. A sua sabedoria adquirida pela experiência pode nos manter afastados do perigo.

LEITURA BíBLICA: 1 Timóteo 4:1-16

KEY BIBLE VERSE: Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. (1 Timothy 4:12)

TODA FAIXA ETÁRIA MERECE RESPEITO.
Timóteo era uma jovem pastor. Seria fácil para cristãos mais velhos não prestarem atenção nele por causa de sua idade. Ele teve que ganhar o respeito dos mais velhos sendo um exemplo nas suas pregações, amor, fé e pureza. Independente de sua idade, Deus pode usá-lo. Sendo você jovem ou velho, não pense na sua idade como um rpoblema. Viva para que os outros vejam Cristo em você.

A IDADE E O PROPÓSITO DE DEUS
A NOSSA IDADE AFETA A OBRA DE DEUS EM NÓS E ATRAVÉS DE NÓS?

LEITURA BíBLICA: 1 Samuel 2:12-26
VERSíCULO CHAVE: Samuel, porém, ministrava perante o Senhor, sendo ainda menino, vestido de uma estola sacerdotal de linho. (1 Samuel 2:18)

DEUS PODE USAR PESSOAS DE QUALQUER IDADE.
Samuel era um criança e mesmo assim ele era o ajudante do Senhor. Crianças podem frequentemente servir ao Senhor tão eficazmente quanto os adultos. Deus pode usar qualquer um que estiver disposto a aprender com ele e a servi-lo. Ele não tem limite de idade. Não descarte a fé de uma criança e não deixe que a sua idade te impeça de servir a Deus.

LEITURA BíBLICA: 2 Reis 22:1-20
KEY BIBLE VERSE: Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, e todos os homens endividados, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles. Eram com ele uns quatrocentos homens. (2 Reis 22:2)

ATÉ MESMO OS JOVENS PODEM TER UM PAPEL SIGNIFICATIVO.
Quando lemos a lista dos reis na bíblia, é raro achar um que tenha obedecido a Deus completamente. Josias foi um deles, e ele só tinha oito anos quando ele começou o seu reinado. Por dezoito anos ele reinou obedientemente; quando ele tinha vinte e seis anos ele começou uma reforma baseada nas leis de Deus. As crianças são os futuroe líderes de nossas igrejas e dos nosso mundo. O trabalho principal de uma pessoas para Deus pode ter que esperar até que ela se torne um adulto, mas ninguém é muito jovem para levar Deus a sério e para obedecê-lo.

LEITURA BíBLICA: Lucas 1:5-25
VERSíCULO CHAVE: Perguntou Zacarías ao anjo: Como sabereis isto? Eu sou velho, e minha mulher é avançada em idade. (Lucas 1:18)

ATÉ MESMO OS MUITO IDOSOS PODEM TER UM PAPEL SIGNIFICATIVO.
Zacarías duvidou do anjo quando ele disse que ele teria um filho. De sua perspectiva humana, suas dúvidas eram compreensíveis - mas, com Deus, qualquer coisa é possível. Apesar de Zacarías e Elizabete terem passado da idade de conceber um filho, Deus os deu um filho. É fácil duvidar ou não compreender o que Deus quer fazer em nossas vidas. Até mesmo o povo de Deus as vezes comete o erro de confiar em suas razões ou experiências ao invés de confiar em Deus. Quando passa pela nossa cabeçã que a promessa de Deus é impossível, lembre-se da obra de Deus através da história. Seu poder não está confinado as limitações humanas.

LEITURA BíBLICA: Eclesiastes 11:7-12:8
VERSíCULO CHAVE: Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento. (Eclesiastes 12:1).

Fonte: Bíblia Ilumina

Nenhum comentário: