O Espírito Santo no Antigo e Novo Testamentos




O Espírito Santo não é uma descoberta no Novo Testamento. Ele está presente em toda a Bíblia. Na criação, no planejamento e na construção do universo, o Espírito está presente como o Espírito criador (Gn 1.2; Is 40.1214).
No contexto da criação de todas as coisas, Ele atuou na formação do homem ( Jó 33.4). O Espírito Santo agiu em favor do povo de Deus por intermédio dos juízes, reis, sacerdotes e profetas, e até por pessoas totalmente leigas nos ministérios do Antigo Testamento (2 Sm 23.2; Mq 3.8). Um dos
meios mais eficazes da atuação do Espírito Santo no Antigo Testamento foi por meio dos profetas pelos quais foi revelado o retrato do Messias (Is 11.1-5; 61.1-4). No texto de Isaías 11.1-5, o profeta apresenta o Espírito manifestando-se na vida do Messias prometido com sete qualidades distintas.
Não se trata de sete espíritos, mas de sete qualidades do Espírito na vida do Messias. Figuras metafóricas de água, rios, nuvens, vento e outras figuras são demonstradas numa linguagem que revela a presença do Espírito Santo atuando nos tempos antigos.

No Novo Testamento, o Espírito manifesta-se de forma indireta, mas presente, no nascimento e na vida terrena de Jesus (Lc 1.35; 4.1). Mesmo que Israel, como nação, não tenha reconhecido em Jesus o Messias prometido, muitos homens e mulheres o reconheceram. Zacarias, o sacerdote, via-o como  “a consolação de Israel” prometida (Lc 1.17). Posteriormente, João Batista o identificou como “cordeiro vindo da parte de Deus para remir os pecados de Israel”. Mais tarde, depois de ter cumprido o seu ministério terreno, Jesus foi identificado como aquEle que batizaria “com o Espírito Santo e com fogo”(Mt 3.11; Mc 1.8; Lc 3.16; Jo 1.33). De forma direta, vemos o Espírito Santo atuando nos Atos dos Apóstolos, a começar no Dia de Pentecostes (At 2.1-4). O batismo com o Espírito Santo com a evidência do falar em línguas aconteceu naquele dia especial e se repete a cada dia da existência da Igreja na terra. A experiência do falar em línguas espirituais e a manifestação especial dos dons espirituais é real em toda a dispensação da graça, nestes tempos da vida da Igreja de Cristo na terra.


O Espírito Santo na atualidade

Por atualidade contamos todo o tempo da Igreja desde o Dia de Pentecostes, quando o Espírito foi derramado como chuvas torrenciais sobre quase 120 pessoas reunidas num cenáculo em Jerusalém (At 2.1-4). Ao longo da história da Igreja até ao dia de hoje, a chama que acendeu em Jerusalém no Dia de Pentecostes não apagou. O Espírito continua a inspirar a Igreja no cumprimento de sua missão principal de pregar o evangelho a toda criatura. Os modismos que têm entrado no seio da igreja em nome do Espírito Santo são facilmente identificados pela própria Bíblia, que revela quem é o Espírito e como Ele opera no mundo. O Espírito Santo não pode ser cerceado nem manipulado por caprichos de líderes egocêntricos que não fazem a obra do evangelho para a glória de Deus, mas a fazem para a glória própria. Um exemplo triste exposto na Bíblia é a igreja de Laodiceia, na Ásia Menor, dos tempos bíblicos. Por seu mundanismo, tornou-se uma igreja morna e intragável pelo próprio Deus (Ap 3.15). 

FONTE: RETIRADO DO LIVRO MOVIMENTO PETENCOSTAL AS DOUTRINAS DA NOSSA FÉ. Todos os direitos reservados. Copyright © 2011 para a língua portuguesa da Casa Publicadora das Assembleias de Deus. Aprovado pelo Conselho de Doutrina. Para maiores informações sobre livros, revistas, periódicos e os últimos lançamentos da CPAD, visite o site: http://www.cpad.com.br


Nenhum comentário: