quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Terça - Hb 9.28 » Cristo ofereceu-se para, de uma única vez, tirar o pecado do mundo.


Extraído do livro comentário do novo testamento aplicação pessoal.

Os cristãos sabem que, da mesma maneira como a morte e o julgamento são certos, também o é a sua esperança (9.28).
Todas as pessoas morrem fisicamente, mas Cristo se ofereceu uma vez, para tirar os pecados de muitos, para que não precisemos morrer espiritualmente. O sacrifício de Cristo foi o momento decisivo na história. As palavras “uma vez” indicam o caráter total e definitivo do sacrifício de Jesus. “Muitos” refere-se a todos - toda a humanidade (veja 2.9).

Segunda - Gl 5.1 » Cristo nos libertou da escravidão do pecado.


Extraído do livro comentário do novo testamento aplicação pessoal.

5.1 Nós temos a liberdade da escravidão aos nossos desejos pecaminosos e à lei judaica.
Mas a liberdade veio através de um preço elevado.  Para que nós pudéssemos aproveitar a liberdade, alguém teve que nos libertar, e esse alguém foi Cristo Jesus (Jo 8.32,36).
Como Cristo nos libertou, nós devemos estar firmes na liberdade. Cristo nos libertou
das fórmulas legalistas, do julgamento de Deus sobre o pecado, de todas as regras feitas
pelo homem, e das experiências subjetivas do medo e da culpa. Nós devemos viver esta
liberdade, praticá-la, e nos alegrarmos com ela! Voltar à lei e tentar obter o que Cristo já
nos deu é zombar do seu sacrifício.

domingo, 29 de outubro de 2017

TIPOS DE BATISMO

"Quantas espécies de batismo existem na Bíblia?"
Preliminarmente, devemos, antes de qualquer explicação acerca do assunto em pauta, conhecer a palavra batismo, que é, sem dúvida, importante dentro do contexto doutrinário neotestamentário. Esta expressão se origina do vocábulo grego "baptizõ", que significa imersão, mergulho, submersão. Daí a razão de Paulo comparar esse ato a um sepultamento (Rm 6.4), pois é através desta ação que o novo convertido enterra para sempre o seu velho homem (na linguagem paulina), isto é, seu caráter inconverso, carnal, natural, pecaminoso, corrompido. Devemos salientar também que o batismo não salva o homem, mas é tão-somente uma confirmação daquilo que já lhe aconteceu, isto é, a conversão.
Não somos batizados para a salvação; ao contrário, somos batizados porque já somos salvos. Esclarecemos, também, por via de dúvidas, que o batismo por aspersão é uma incoerência. Isto eqüivale dizer: "imersão por aspersão". Faz sentido?
No que tange ao número de batismos existentes na Bíblia, o autor aos Hebreus parece fazer alusão ao assunto quando fala da "doutrina dos batismos", Hb 6.2. Entretanto, entendemos, pelo contexto do capítulo, que o escritor está apenas classificando este assunto no rol das doutrinas rudimentares para novos convertidos como o a-bê-ce- da vida cristã. Apesar da explicação acima, parece-nos viável salientar que as Escrituras Sagradas, mormente no Novo Testamento, apresentam algumas espécies de batismo.
Na tentativa de esclarecer a questão supra, o articulista Venâncio R. dos Santos, em artigo publicado num periódico evangélico, enumera, com muita propriedade, sete tipos de batismo:
1.              O batismo de João, também chamado de batismo do arrependimento: Lc 3.3; 7.28; At 18.25.
2.               O batismo do sofrimento que é aquele com que Cristo foi batizado; qualquer servo de Deus pode recebê-lo: Mc 10.38,39; Lc 2.50.
3.                  O batismo cristão-apostólico, que é ministrado em nome da Trindade: Mt 28.19,20; At 2.38; 19.5.
4.                      O batismo pelos mortos - uma heresia muito difundida no tempo dos apóstolos; citada, mas não aprovada por Paulo: 1 Co 15.29.
5.             O batismo de Moisés - na nuvem e no mar: Êx 14.15-25; 1 Co 10.2.
6.              O batismo com o Espírito Santo que é efetuado por Jesus Cristo: Mt 3.11; At 2.1-4.
7. O batismo no corpo de Cristo. Este é realmente realizado pelo Espírito Santo 
imergindo o novo convertido no corpo místico de Jesus, a Igreja.
Das sete espécies de batismo encontradas no Novo Testamento - continua o articulista - três merecem destaque, por terem missão específica no âmbito da Igreja:
1.            O batismo nas águas, que exterioriza a nova vida que o recém-convertido assume interiormente. Por esse batismo, o novo convertido é introduzido na igreja local: At 2.41.
2.                 O batismo com o Espírito Santo, que é a concessão do poder, manifesta-se em dons espirituais, visando à evangelização em todas as dimensões. É o mergulho do crente no poder do Espírito: At 1.8; 1 Co 12.7-11.
3.               O batismo no corpo de Cristo, que é a imersão do novo convertido no corpo
místico de Jesus (a Igreja), feito pelo Espírito Santo no ato da conversão.
Finalmente, para concluirmos o nosso pensamento sobre o assunto, evocamos aqui, a propósito, a opinião do renomado escritor J. Edwin Orr, que, em seu livro Plena Submissão, faz alusão ao assunto supracitado, dizendo: "No batismo com água, o agente é o ministro, o recipiente é o crente e o elemento a água. No batismo do crente no Corpo de Cristo, o agente é o Espírito Santo, o recipiente o novo convertido e o elemento é o Corpo de Cristo: a Igreja. Na outorga de poder (o batismo com o Espírito Santo), o agente é Cristo, o recipiente é o crente e o elemento é o Espírito Santo."
Portanto, reiterando o que até agora foi visto, podemos declarar mais uma vez e,
sem medo de errar, que a Bíblia Sagrada é a verdade de Deus revelada aos homens.


ESTRAÍDO DO LIVRO:  A BÍBLIA RESPONDE.
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