"Quantas espécies de batismo existem na
Bíblia?"
Preliminarmente,
devemos, antes de qualquer explicação acerca do assunto em pauta, conhecer a
palavra batismo, que é, sem dúvida, importante dentro do contexto doutrinário
neotestamentário. Esta expressão se origina do vocábulo grego
"baptizõ", que significa imersão, mergulho, submersão. Daí a razão de
Paulo comparar esse ato a um sepultamento (Rm 6.4), pois é através desta ação
que o novo convertido enterra para sempre o seu velho homem (na linguagem
paulina), isto é, seu caráter inconverso, carnal, natural, pecaminoso,
corrompido. Devemos salientar também que o batismo não salva o homem, mas é
tão-somente uma confirmação daquilo que já lhe aconteceu, isto é, a conversão.
Não somos
batizados para a salvação; ao contrário, somos batizados porque já somos
salvos. Esclarecemos, também, por via de dúvidas, que o batismo por aspersão é
uma incoerência. Isto eqüivale dizer: "imersão por aspersão". Faz
sentido?
No que tange ao número de batismos existentes na Bíblia, o
autor aos Hebreus parece fazer alusão
ao assunto quando fala da
"doutrina dos batismos", Hb 6.2. Entretanto, entendemos, pelo contexto do capítulo, que o
escritor está apenas
classificando este assunto no rol
das doutrinas rudimentares para novos convertidos como o a-bê-ce- da vida
cristã. Apesar da explicação acima, parece-nos
viável salientar que as Escrituras Sagradas, mormente no Novo Testamento, apresentam algumas espécies de batismo.
Na tentativa de
esclarecer a questão supra, o articulista Venâncio R. dos Santos, em artigo
publicado num periódico evangélico, enumera, com muita propriedade, sete tipos
de batismo:
1.
O batismo de João, também chamado de batismo do arrependimento: Lc 3.3; 7.28; At 18.25.
2.
O batismo
do sofrimento que é aquele com que
Cristo foi batizado; qualquer servo de Deus pode recebê-lo: Mc 10.38,39; Lc 2.50.
3.
O batismo cristão-apostólico, que é
ministrado em nome da Trindade: Mt 28.19,20; At
2.38; 19.5.
4.
O batismo
pelos mortos - uma heresia muito difundida no tempo dos apóstolos; citada, mas não
aprovada por Paulo: 1 Co 15.29.
5.
O
batismo de Moisés - na nuvem e no mar: Êx 14.15-25; 1 Co 10.2.
6.
O
batismo com o Espírito Santo
que é efetuado por Jesus Cristo: Mt 3.11;
At 2.1-4.
7. O batismo no
corpo de Cristo. Este é realmente realizado pelo Espírito Santo
imergindo o novo
convertido no corpo místico de Jesus, a Igreja.
Das
sete espécies de batismo encontradas no Novo Testamento - continua o
articulista - três merecem destaque, por terem missão específica no âmbito da
Igreja:
1.
O batismo
nas águas, que exterioriza a nova vida que o recém-convertido assume
interiormente. Por esse batismo, o novo convertido é introduzido na igreja local:
At 2.41.
2.
O batismo com o Espírito
Santo, que é a concessão do poder, manifesta-se em dons espirituais, visando à evangelização em todas as dimensões. É o mergulho do crente
no
poder do Espírito: At 1.8; 1 Co
12.7-11.
3.
O
batismo no corpo de Cristo, que é a
imersão do novo convertido no corpo
místico de Jesus (a Igreja), feito pelo Espírito
Santo no ato da conversão.
Finalmente, para
concluirmos o nosso pensamento sobre o assunto, evocamos aqui, a propósito, a opinião do renomado escritor J.
Edwin Orr, que, em seu livro Plena Submissão, faz alusão ao assunto
supracitado, dizendo: "No batismo com água, o agente é o ministro, o
recipiente é o crente e o elemento a água. No batismo do crente no Corpo de
Cristo, o agente é o Espírito Santo, o recipiente o novo convertido e o
elemento é o Corpo de Cristo: a Igreja. Na outorga de poder (o batismo com o
Espírito Santo), o agente é Cristo, o recipiente é o crente e o elemento é
o Espírito Santo."
Portanto, reiterando o que até agora foi visto,
podemos declarar mais uma vez e,
sem medo de errar, que a Bíblia Sagrada é a verdade
de Deus revelada aos homens.
ESTRAÍDO DO LIVRO: A BÍBLIA
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