Subsídio : LIÇÃO 10 - Jesus e o dinheiro



O assunto “dinheiro” tem sido um tema controverso no meio evangélico. Muitas orientações passadas ao povo, de modo geral, mais parece fiel a perspectiva secular que a cristã.  Quando falamos de perspectiva secular, nos referimos a maneira individualista, egoísta e mesquinha de lidar com o dinheiro. A iniciativa de acumular bens para si é diametralmente oposta a do Evangelho, que ordena compartilharmos o que se tem. Uma parábola de Jesus que sugere isso é a do “Rico Insensato”. Uma pessoa obstinada a somente acumular bens nesse mundo e não atentar seriamente para o que importa. Precisamos ter a coragem de afirmar que a perspectiva cristã não incentiva a busca pela riqueza, pelo contrário, desestimula. Isso mesmo, o Evangelho desestimula a busca da riqueza pela riqueza, o consumismo desenfreado. Note alguns versículos bíblicos que seriam em muitos lugares hoje impraticáveis e até proibidos de serem lidos:
“Vendei o que tendes, e dai esmolas, e fazei para vós bolsas que não se envelheçam, tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão, e a traça não rói” (Lc 12.33).
“Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro, somente males; e, agora, este é consolado, e tu, atormentado” (Lc 16.25).
“E, quando Jesus ouviu isso, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa: vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. Mas, ouvindo ele isso, ficou muito triste, porque era muito rico. E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os que têm riquezas!” (Lc 18.22-24).
“Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas” (1 Tm 6.8,17).
“Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai por vossas misérias, que sobre vós hão de vir.  As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas da traça. O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias” (Tg 5.1-3).  Esses versículos não querem proibir o direito de uma pessoa, por intermédio do trabalho honesto, buscar o conforto para sua família (2 Ts 3.6-13). Coisa que o brasileiro faz e deve fazer com orgulho! Mas o que não podemos é fazer da vida um estilo materialista para gerar e acumular riquezas.


Nenhum comentário: