Lição 7 - A Mordomia dos Dízimos e Ofertas


Nosso objetivo com esta lição é explicitar a entrega do dízimo e das ofertas como um privilégio para quem é grato e fiel a Deus. Tacitamente, deixar claro que a disciplina dos dízimos e das ofertas nada tem a ver com barganha ou algo semelhante. É desanimador quando se transfere a ganância e a avareza para uma recomendação bíblica tão específica, como o é a disciplina dos dízimos e das ofertas.
Resumo da lição
Para apresentarmos a lição desta semana, veremos que ela está organizada de acordo com os seguintes pontos: 1) A Fontes de Recursos da Igreja Local; 2) A Base Bíblica para os Dízimos e as Ofertas; 3) As Mordomias dos Dízimos e das Ofertas na Igreja Local.
Assim, no primeiro tópico, destacaremos que as fontes legítimas dos recursos da igreja local são os dízimos e as ofertas, mostrando que qualquer recurso além desses não segue o trânsito normal, o que não significa que seja ilícito, mas que deve despertar em nós o interesse pela sua origem.
No segundo tópico, explicitaremos as bases das Escrituras para a mordomia dos dízimos e das ofertas no Antigo e no Novo Testamento, destacando que essa mordomia enseja os princípios da bondade de Deus e de nossa dependência para com Ele. Por último, o terceiro tópico elenca as razões que envolvem a mordomia dos dízimos e das ofertas: gratidão e os princípios das primícias. Demonstrando, assim, que tal mordomia está ancorada nos valores da gratidão e da liberalidade, jamais no "espírito" da barganha ou da avareza.
Aplicação da lição
Ao longo da lição deve ficar muito claro que a prática do dízimo é antiga nas igrejas de tradição cristã e que sua sustentação não tem fundamento só na Lei de Moisés, mas principalmente na voluntariedade de Abraão, Jacó, Jesus e a prática da Igreja Cristã ao longo dos séculos.
O que importa nessa mordomia são os princípios da bondade de Deus, de nossa dependência para com Ele, da gratidão por tudo o que Ele nos concede e da liberalidade que o coração humano pode exercer, revelando que não está escravizado por "Mamon", o deus-dinheiro.
Portanto, estimule aos alunos a serem dizimistas e ofertantes fiéis. Mostre que o avanço da obra de Deus depende de recursos financeiros. Sem eles, a obra missionária para, os trabalhos sociais não acontecem e os obreiros (bem com o suas famílias) de tempo integral sofrem.
 Extraído da LBM digital.

 Os subsídios para as revistas Lições Bíblicas deste trimestre foram extraídos da revista: Ensinador Cristão Nº 79 do 3º trimestre de 2019.

Nenhum comentário: