Uma
promessa é uma declaração de uma pessoa para a outra que alguma coisa vai ou
não vai ser feita.
PROMESSA NO VELHO
TESTAMENTO
O ponto alto do tema
promessas no Velho Testamento pode ser visto na primeira promessa do evangelho
feita a Adão e Eva no Jardim do Éden imediatamente após a queda (Gênesis 3:15).
Promessas subseqüentes são a aliança que Deus fez com Abraão (Gênesis 12,15 e
17) e com Davi (2 Samuel 7:1) seguida da promessa de uma nova aliança (Jeremias
31:31-40).
A PROMESSA DE UMA NOVA
ALIANÇA
Em Jeremias31:31-37, é
prometido que em dias futuros o Senhor faria uma nova aliança com a casa de
Israel e com a casa de Judá. O conteúdo dessa aliança reenfatiza e extende as
promessas básicas da aliança anterior: "Mas este é o pacto que farei com a
casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: "Porei a minha lei no
seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão
o meu povo...pois lhes perdoarei a sua iniqüidade, e não me lembrarei mais dos
seus pecados." (Jeremias 31:33-34). Aparentemente, a nova aliança de
Jeremias é para ser vista como uma reafirmação da mesma promessa básica
incluída nas alianças Abraonicas e Davídicas.
A
nova aliança foi inaugurada com a primeira vinda de Cristo, e os que crêem em
Cristo são agora recebedores pelo Espírito Santo das bênçãos da nova aliança
(Hebreus 8:6-13). A realização final e completa dessas bênçãos espera o retorno
de Cristo, o estabelecimento completo do seu reino na sua forma externa e
final, e a vida nos novos céus e novas terras.
O
TEMA PROMESSA NO NOVO TESTAMENTO
Os
escritores do Novo Testamento se referem às promessas Velho Testamento de uma
maneira que indica que eles não viam essas promessas como sendo afirmações
separadas e isoladas, mas sim porções de uma promessa unitária que são
realizadas no final em Cristo (Lucas 1:54-55, 69-73; 2 Coríntios 1:20). Jesus é
a realização das promessas feitas aos patriarcas e a Davi, e essas promessas
são para ser vistas conseqüentemente como tendo ele como o único ponto focal.
Nos livros de Gálatas e Efésios, Paulo desenvolve uma idéia mais detalhada
dizendo para os gentios cristãos que são feitos "co-herdeiros e membros do
mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do
evangelho;" (Efésios 3:6). Inclusive, Paulo fala que os gentios que
confiavam em Cristo são descendentes de Abraão e herdeiros conforme a promessa
(Gálatas 3:29), e ele vai mais longe igualando o evangelho com a promessa dada
a Abraão quando ele fala "Ora, a Escritura, prevendo que Deus havia de
justificar pela fé os gentios, anunciou previamente a boa nova a Abraão,
dizendo: Em ti serão abençoadas todas as nações." (Gálatas 3:8). Esses e
outros textos no Novo Testamento estabelecem a ligação forte entre a vinda de
Cristo e o cumprimento da promessa. As promessas de Deus acham o seu ponto de
convergência em Cristo e em tudo que ele fez e ainda fará para o seu povo.
Um
outro aspecto da promessa particularmente enfatizado no Novo Testamento diz
respeito à vinda do Espírito Santo. Paulo se refere aos crentes como sendo
selados com o Espírito Santo prometido (Efésios 1:13), e como recebendo a
promessa do espírito (Gálatas 3:14). O dom do Espírito Santo não é somente o
cumprimento de uma promessa do Novo Testamento (Isaías 32:15), e de Cristo em
si (Lucas 24:49), mas é também uma promessa de algo no futuro. Paulo fala da
presença do Espírito Santo dentro do que crê como uma garantia da herança
(Efésios 1:14). O Espírito Santo é a primícia da glória futura (Romanos 8:23)
Um
aspecto final da promessa no Novo Testamento diz respeito a garantia da segunda
vinda de Cristo e o estabelecimento dos novos céus e das novas terras (2 Pedro
3:4, 9, 13).
FONTE: ENCICLOPÉDIA ILÚMINA