PROMESSA



Uma promessa é uma declaração de uma pessoa para a outra que alguma coisa vai ou não vai ser feita.

PROMESSA NO VELHO TESTAMENTO

O ponto alto do tema promessas no Velho Testamento pode ser visto na primeira promessa do evangelho feita a Adão e Eva no Jardim do Éden imediatamente após a queda (Gênesis 3:15). Promessas subseqüentes são a aliança que Deus fez com Abraão (Gênesis 12,15 e 17) e com Davi (2 Samuel 7:1) seguida da promessa de uma nova aliança (Jeremias 31:31-40).

A PROMESSA DE UMA NOVA ALIANÇA

Em Jeremias31:31-37, é prometido que em dias futuros o Senhor faria uma nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. O conteúdo dessa aliança reenfatiza e extende as promessas básicas da aliança anterior: "Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: "Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo...pois lhes perdoarei a sua iniqüidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados." (Jeremias 31:33-34). Aparentemente, a nova aliança de Jeremias é para ser vista como uma reafirmação da mesma promessa básica incluída nas alianças Abraonicas e Davídicas. 



A nova aliança foi inaugurada com a primeira vinda de Cristo, e os que crêem em Cristo são agora recebedores pelo Espírito Santo das bênçãos da nova aliança (Hebreus 8:6-13). A realização final e completa dessas bênçãos espera o retorno de Cristo, o estabelecimento completo do seu reino na sua forma externa e final, e a vida nos novos céus e novas terras. 

O TEMA PROMESSA NO NOVO TESTAMENTO 

Os escritores do Novo Testamento se referem às promessas Velho Testamento de uma maneira que indica que eles não viam essas promessas como sendo afirmações separadas e isoladas, mas sim porções de uma promessa unitária que são realizadas no final em Cristo (Lucas 1:54-55, 69-73; 2 Coríntios 1:20). Jesus é a realização das promessas feitas aos patriarcas e a Davi, e essas promessas são para ser vistas conseqüentemente como tendo ele como o único ponto focal. Nos livros de Gálatas e Efésios, Paulo desenvolve uma idéia mais detalhada dizendo para os gentios cristãos que são feitos "co-herdeiros e membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho;" (Efésios 3:6). Inclusive, Paulo fala que os gentios que confiavam em Cristo são descendentes de Abraão e herdeiros conforme a promessa (Gálatas 3:29), e ele vai mais longe igualando o evangelho com a promessa dada a Abraão quando ele fala "Ora, a Escritura, prevendo que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou previamente a boa nova a Abraão, dizendo: Em ti serão abençoadas todas as nações." (Gálatas 3:8). Esses e outros textos no Novo Testamento estabelecem a ligação forte entre a vinda de Cristo e o cumprimento da promessa. As promessas de Deus acham o seu ponto de convergência em Cristo e em tudo que ele fez e ainda fará para o seu povo.
Um outro aspecto da promessa particularmente enfatizado no Novo Testamento diz respeito à vinda do Espírito Santo. Paulo se refere aos crentes como sendo selados com o Espírito Santo prometido (Efésios 1:13), e como recebendo a promessa do espírito (Gálatas 3:14). O dom do Espírito Santo não é somente o cumprimento de uma promessa do Novo Testamento (Isaías 32:15), e de Cristo em si (Lucas 24:49), mas é também uma promessa de algo no futuro. Paulo fala da presença do Espírito Santo dentro do que crê como uma garantia da herança (Efésios 1:14). O Espírito Santo é a primícia da glória futura (Romanos 8:23)
Um aspecto final da promessa no Novo Testamento diz respeito a garantia da segunda vinda de Cristo e o estabelecimento dos novos céus e das novas terras (2 Pedro 3:4, 9, 13).


FONTE: ENCICLOPÉDIA ILÚMINA