terça-feira, 2 de setembro de 2014

Pensando Bem

J. Neto
Compositor: Nilseu Buarque


Pensando bem
Só a presença de Jesus na minha vida
Justifica tanta coisa sem saida
É a realidade
Que eu não posso me afastar
Sua presença me encoraja
Me anima todo dia
Sem Jesus Cristo, eu não sei o que seria
Um vivo-morto sem poder me levantar

Não...não me deixes
Não me deixes sozinho
Nem por um minuto
Por favor
Não... não me deixes, a minh'alma chora
Grita, implora, não me deixes Senhor

Só Tu me entendes, e não me censuras
Embora eu sei que Te aborreço
Mas eu Te peço por favor
Meu Deus, esqueça
As muitas falhas que cometo contra Ti
Se for preciso me exortar, fala comigo
Estou ouvindo, fala comigo
Acordado ou dormindo
Ou aqui mesmo se quiseres, quero ouvir.

Estou contigo ora não temas
Te encorajas, vai em frente
É a presença que eu anelo tão somente
Não há barreiras
Que não possas ultrapassar
Mas se estou fraco, oh!, me escondas
Em Tuas asas bem seguras, me agasalha
No Teu manto de ternura
Ó me transportas, como o vento sobre o mar.

O que é o riso santo?

Pergunta: "O que é o riso santo? É rir incontrolavelmente um dom do Espírito Santo? Como é o santo riso um exemplo de autocontrole?"



Resposta:
O termo "riso santo" foi cunhado para descrever um fenômeno durante o qual uma pessoa ri descontroladamente, presumivelmente como resultado de estar cheio com a alegria do Espírito Santo. É caracterizado por gargalhadas incontroláveis, por vezes acompanhadas de desmaio ou caindo no chão. Relatos de primeira mão de pessoas que tiveram essa experiência variam um pouco, mas todos parecem acreditar que esse fenômeno é um sinal de uma "bênção" ou "unção" do Espírito Santo.

A experiência do santo riso é, por natureza, subjetiva. Portanto, em um esforço para encontrar a verdade sobre o assunto, devemos tentar ser objetivos. Quando a nossa definição da verdade depende da nossa experiência do mundo, estamos bem pertos de nos tornar inteiramente relativos em nosso pensamento. Em suma, os sentimentos não nos dizem o que é verdadeiro. Os sentimentos não são ruins, e às vezes estão alinhados com a verdade bíblica. No entanto, são mais frequentemente alinhados com a nossa natureza pecaminosa. A natureza inconstante do coração faz com que seja uma bússola muito instável. "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jeremias 17:9). Este princípio de um coração enganoso é especificamente aplicável ao fenômeno conhecido como "riso santo". Não há dúvida de que pessoas tenham de fato começado a rir incontrolavelmente em reuniões de avivamento. Isso é um fato. Mas o que realmente significa?

O riso é abordado várias vezes na Bíblia. Muitas vezes, ele é usado para descrever uma resposta zombadora ou de desprezo, como foi o caso de Abraão e Sara, que riu quando Deus lhes disse que iriam ter um filho na sua velhice. Alguns versículos usam-no como um sinal de escárnio (Salmo 59:8, Salmo 80:6; Provérbios 1:26), e outros ainda fazem declarações incisivas sobre a natureza do próprio riso. Salomão, por exemplo, fez a seguinte observação em Eclesiastes 2:2: "Do riso disse: é loucura; e da alegria: de que serve?" Ele então continua a dizer, em 7:3: "Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração." Provérbios 14:13 diz o contrário: "Até no riso tem dor o coração, e o fim da alegria é tristeza." Ambos os versículos são verdadeiros: uma pessoa triste pode rir para cobrir a sua tristeza, e uma pessoa pode chorar mesmo sendo interiormente feliz. Assim, não só a emoção não consegue nos dar a verdade, mas também vemos que o riso nem sempre é indicativo de alegria, mas pode significar raiva, tristeza ou escárnio. Da mesma forma, a falta de riso não significa automaticamente tristeza. Rir é uma experiência subjetiva.

O argumento bíblico mais convincente contra o que é chamado de "riso santo" é encontrado em Gálatas 5:22-23. Essa passagem diz: "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei." Se o autocontrole é um fruto do Espírito de Deus, como pode o riso incontrolável também ser um fruto do Seu Espírito? Os líderes do reavivamento afirmam que ser "cheios" com o Espírito significa que somos "sacudidos" por Seus caprichos. Mas a ideia de que Deus faria as pessoas agirem bêbadas, rirem descontroladamente ou enunciarem ruídos de animais como resultado da unção do Espírito é diretamente oposta à forma como o Espírito age, de acordo com Gálatas 5:22-23. O Espírito descrito em Gálatas 5 é aquele que promove o autocontrole dentro de nós, não o contrário. Finalmente, não havia ninguém na Bíblia mais cheio do Espírito Santo que o próprio Jesus, e nenhuma vez a Bíblia grava-o rindo.

À luz destas coisas, é importante dar uma olhada no seguinte trecho de 1 Coríntios 14, onde Paulo fala sobre o falar em línguas: "Agora, porém, irmãos, se eu for ter convosco falando em outras línguas, em que vos aproveitarei, se vos não falar por meio de revelação, ou de ciência, ou de profecia, ou de doutrina?" (v.6)

"Pois também se a trombeta der som incerto, quem se preparará para a batalha? Assim, vós, se, com a língua, não disserdes palavra compreensível, como se entenderá o que dizeis? Porque estareis como se falásseis ao ar” (versículos 8-9).

"Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação. No caso de alguém falar em outra língua, que não sejam mais do que dois ou quando muito três, e isto sucessivamente, e haja quem interprete. Mas, não havendo intérprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus" (versículos 26-28).

"...porque Deus não é de confusão, e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos" (v. 33).

Naqueles dias, muitas pessoas nas igrejas estavam falando em línguas irreconhecíveis aos outros, e, portanto, Paulo diz que elas eram inúteis na igreja porque o orador não podia edificar ninguém com o seu discurso. O mesmo princípio pode ser aplicado ao riso santo. Qual é o proveito (Paulo pergunta) a menos que falemos uns com os outros com revelação, ensino, conhecimento e verdade? Mais uma vez, ele diz: "Seja tudo feito para edificação." Paulo termina o seu argumento dizendo: "porque Deus não é de confusão, e sim de paz ", o que deixa claro que Ele não quer que a atmosfera dentro da igreja seja uma de confusão e sem sentido, mas de conhecimento e edificação.

Parece, pelo que Paulo está dizendo, que o que é chamado de "riso santo" faria parte da categoria do que é "não edificante" para o corpo de Cristo, e deve, portanto, ser evitado. Reconhecemos que a) um riso é uma resposta emocional não confiável; b) pode ser um sinal de várias emoções diferentes; e c) não realiza nada de útil. Além disso, espasmos incontroláveis de emoção são contrários à natureza do Espírito Santo. É aconselhável, portanto, não olhar para o "riso santo" como um meio de crescer mais perto de Deus ou como um meio de experimentar o Seu Espírito.

Leia mais:http://www.gotquestions.org


domingo, 31 de agosto de 2014

PRESSÕES DA LIDERANÇA




Se alguém tivesse me avisado?

Desilusão com amigos crentes numa igreja ou numa missão -podem desviar muitos jovens recrutas do ministério. Ninguém me falou sobre desilusões quando comecei a ministrar aos outros. Aprendi a me tornar parte da solução e não, parte do problema. Minha alegre resposta ao entrar no ministério em tempo integral foi: "Sim, Senhor!" Se alguém tivesse me dito que, logo depois da minha resposta animada, eu me encontraria num mar de desânimo, reclamando "Oh, não, Senhor", eu não teria acreditado. Ninguém me disse que as instituições cristãs estavam repletas de pessoas imperfeitas (como eu) Alguém se esqueceu de mencionar que todos os meus modelos de ação não eram modelos de perfeição, mas modelos de crescimento. Se alguém tivesse me dito como seria fácil ficar muito ocupada para ser abençoada, não teria acreditado. Não eu, com meu histórico de disciplina em relação ao meu tempo silencioso com Deus, jejum e oração, presença na igreja e testemunho. Porém até agora, quarenta anos depois de ingressar no ministério, luto diariamente para manter minha disciplina devocional. Se alguém tivesse me dito que, apesar de servir a Deus fielmente, o Senhor ainda permitiria que coisas dolorosas acontecessem aos meus filhos, não teria acreditado. De certa forma, esperava tratamento especial, mas nem sempre recebi esse tratamento como desejava. Se alguém tivesse dito que um dia me veria como Elias, prostrado embaixo de uma árvore pedindo para morrer (1Rs 19.4) não teria acreditado. Certamente Deus me ajudaria a estar sempre repleta de energia e não permitiria meu esgotamento. Tenho tido algumas experiências prostrada embaixo de uma árvore. Já houve tempos em que, assim como Elias, disse: "Já basta, ó SENHOR" ( 1 Rs 19.4) Se alguém tivesse me dito que eu não tinha o dom necessário para cumprir meu papel de esposa de pastor, não teria acreditado. Fazia todo o possível, e outras pessoas me ajudavam a fazer o que eu não podia, e todo o trabalho era feito. Finalmente, se alguém tivesse me dito da alegria, da satisfação, do puro prazer, das risadas, das lágrimas, das amizades, e do amor que existem em servir a Jesus no lugar onde ele nos coloca — não teria acreditado. Mas hoje, eu  acredito — e por tudo isso humildemente louvo e adoro meu Deus! sou também  “participante da glória que se há de revelar" (1 Pe 5. 1).

Fonte do texto: Biblia de EStudo Diário da Mulher.