quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Quarta – 2 Sm 11.6-13 - A corrupção pelo vinho.

Outro Plano. Davi percebeu que a dedicação de Urias à causa do reino era tão grande que nada o convenceria a voltar para casa.
 Não sabemos dizer por que Davi simplesmente não ordenou que ele fosse para casa, de modo que não pudesse ser desobedecido. Aparentemente, Davi estava tentando mostrar-se “diplomático” acerca da questão. Davi agiu como se estivesse enviando Urias de volta à frente da batalha, onde deveria permanecer, mas demorou-se a mandá-lo por mais um dia. Seu plano era fazer Urias embebedar-se, para que, nessa condição, com a vontade enfraquecida (conforme Davi pensava), ele procuraria sua casa e sua esposa. De fato, Davi conseguiu fazer o homem embebedar-se, ao comer com ele no palácio; mas, mesmo nessas condições, Urias, uma vez mais, dormiu na casa da guarda, e não voltou para casa. Mesmo intoxicado pelo excesso de vinho, Urias reteve sua leal determinação.

Extraído do  Comentário R.N. Champlin.

Terça – Gn 19.30-35 - O vinho e a profanação familiar.

A Embriaguez de Ló (19.30-38)
            A história final da vida de Ló não é aprazível. Como Noé (9.20-23), Ló se enredou com vinho (32) depois da espetacular fuga da morte. Mas, neste exemplo, suas filhas também se envolveram. Ló acabou se recolhendo nos montes, apesar dos seus temores anteriores (19), e estabeleceu casa em uma caverna remota.
            Temos de julgar o incidente com compaixão, pois a série de calamidades que se abateu sobre os três de maneira nenhuma era comum. Eles não sabiam se alguém no vale também conseguiu escapar como eles. As moças estavam em renhido dilema. Onde haveria um homem para casar com elas, e como haveria um filho para continuar o nome do seu pai? Estas não eram questões de pequena monta na sociedade em que viviam.
A solução que delinearam foi escandalosa, embora conseguissem racionalizá-la para contentamento próprio. Mas elas sabiam melhor que discutir o assunto com o pai. O plano era insensibilizar o pai com vinho e depois manter relações sexuais com ele. Sendo bem-sucedidas no esquema, deram, no devido tempo, à luz filhos.
            A história não parece estar anexada ao relato da destruição de Sodoma e Gomorra para condenar Ló ou suas filhas. Ao contrário disso, o propósito parece ser meramente contar como surgiram os moabitas e os amonitas e por que eles foram considerados parentes próximos do povo hebraico. Por outro lado, não há senso de aprovação moral.

Extraído do Comentário Bíblico Beacon.

Segunda – Gn 9.20-24 - A embriaguez de Noé.

a) Leviandade na família de Noé (9.18-29). Noé era lavrador da terra, como fora Caim. Cuidar de plantas se tornou sua grande paixão e entre elas estava a videira. Esta é a primeira vez que a produção de vinho é aludida na Bíblia, e é significativo que esteja ligada com uma situação de desgraça.
            Noé pode ter sido inocente, não conhecendo o efeito que a fermentação causa no suco de uva nem o efeito que o vinho fermentado exerce no cérebro humano. Isto não impediu que a vergonha entrasse no círculo familiar. Perdendo os sentidos, Noé tirou a roupa e se deitou nu.   A nudez era detestada pelos primitivos povos semíticos, sobretudo pelos hebreus que a associavam com a libertinagem sexual (cf. Lv 18.5-19; 20.17-21; 1 Sm 20.30).        
Extraído do Comentário Bíblico Beacon.