Verdade pratica:
O segundo mandamento proíbe a idolatria, adoração de ídolo,imagem de um deus ou
de qualquer objeto ao culto.
Exodo= 20
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Deuteronômio= 4
16
para que não vos corrompais e vos façais alguma escultura, semelhança de
imagem, figura de macho ou de fêmea;
17
figura de algum animal que haja na terra, figura de alguma ave alígera que voa
pelos céus;
18 figura de algum
animal que anda de rastos sobre a terra, figura de algum peixe que esteja nas
águas debaixo da terra;
19
e não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas,
todo o exército dos céus, e sejas impelido a que te inclines perante eles, e
sirvas àqueles que o Senhor, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de
todos os céus.
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I TÓPICO PROIBIÇÃO A IDOLATRIA.
O ídolo pode
ser: Uma pessoa, o próprio Deus, um animal o sol a lua dentre tantas outras coisas.
Não é só
proibido fazer mas ter e adorar. Mas adoram porque quando saem da presença
deles fazem o que querem porque eles não vêem.
IDOLATRIA
Adoração de
ÍDOLOS. Deus proíbe a adoração de qualquer imagem, seja de um deus falso ou do
Deus verdadeiro (Êx 20.3-6). As nações que existiam ao redor de Israel eram
idólatras, e Israel muitas vezes caiu nesse pecado (Jr 10.3-5; Am 5.26-27).
Entre outras, eram adoradas as imagens de BAAL, ASTAROTE, MOLOQUE e o
POSTE-ÍDOLO.
Semelhança e figura: é proibido fazer semelhança alguma do que
há em cima do céu ou em baixo na terra qualquer tipo de representação com
imagem .
II TÓPICO AMEAÇAS E PROMESSAS.
O DEUS ZELOSO: O CULTO PRESTADO A DEUS É SOMENTE A ELE NÃO ACEITA CULTO
DIVIDO.
AS AMEAÇAS: EXEMPLO
DEUTERONÔMIO: 28 .27-30 O Senhor
Deus castigará vocês com tumores, como fez com os egípcios; vocês sofrerão de
úlceras, chagas e coceiras sem cura. 28 O Senhor os castigará, fazendo com que
fiquem loucos, cegos e confusos. 29 Ao meio-dia vocês andarão sem rumo, como um
cego apalpando o caminho. Vocês fracassarão em tudo o que fizerem, serão
perseguidos e explorados a vida inteira, e não haverá ninguém que os socorra.
30– Você
contratará casamento, mas outro homem terá relações com a moça; você construirá
uma casa, mas não morará nela; plantará uma parreira, mas não colherá as uvas.
AS PROMESSAS: DEUTERONÔMIO: 28 .1-13
1 Moisés
disse ao povo:
– Se vocês
derem atenção a tudo o que o Senhor, nosso Deus, está dizendo a vocês e se
obedecerem fielmente a todos os seus mandamentos que eu lhes estou dando hoje,
Deus fará com que sejam mais poderosos do que qualquer outra nação do mundo.
2- Obedeçam ao Senhor Deus, e ele lhes dará
todas estas bênçãos:
3– Deus os
abençoará nas cidades e nos campos.
4– Deus os
abençoará dando-lhes muitos filhos, boas colheitas e muitas crias de gado e de
ovelhas.
5– Deus os
abençoará com boas colheitas de trigo e de cevada e com muita comida.
6– Deus os
abençoará em tudo o que fizerem.
7– Quando os
inimigos atacarem, o Senhor Deus os destruirá na presença de vocês. Eles
atacarão juntos, em ordem, mas fugirão para todos os lados, em desordem.
8– O Senhor,
nosso Deus, abençoará vocês em tudo o que fizerem e lhes dará tanto trigo, que
os seus depósitos ficarão cheios. Ele os abençoará ricamente na terra que está
dando a vocês.
9– Se
obedecerem a todas as leis do Senhor, nosso Deus, e cumprirem todas as suas
ordens, ele fará com que sejam o seu único povo, o povo escolhido, como
prometeu com juramento a vocês.
10 Todos os outros povos do mundo verão que
vocês pertencem a Deus, o Senhor, e terão medo de vocês.
11 Ele lhes
dará muitos filhos, muitos animais e boas colheitas na terra que está dando a
vocês, de acordo com o juramento que fez aos nossos antepassados.
12 Deus
abrirá o céu, onde guarda as suas ricas bênçãos, e lhes dará chuvas no tempo
certo e assim abençoará o trabalho que vocês fizerem. Vocês emprestarão a
muitas nações, porém não tomarão emprestado de ninguém.
13 Se obedecerem fielmente a todos os
mandamentos do Senhor Deus que hoje eu estou dando a vocês, ele fará com que
fiquem no primeiro lugar entre as nações e não no último; e fará também com que
a fama de vocês sempre cresça e nunca diminua.
III TÓPICO O CULTO VERDADEIRO
Adoração é
prestação de serviços para adorar a Deus não precisam de estímulos externos objetos
(imagens) os verdadeiros adoradores adoram em Espírito e verdade. Já no louvor é diferente, pra louvar a
Deus sempre é bom um instrumento se assim deseja.
DEUS É ESPIRITO SENDO
ASSIM NÃO PODEMOS VER APENAS SENTIR SABEMOS QUE ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS, SE NÃO
VEMOS NÃO PODEMOS FAZER UMA IMAGEM , PAULO ANDOU COM JESUS MESMO ASSIM NÃO FEZ A IMAGEM DELE E TODA
VEZ QUE QUERIA CONVERSAR COM JESUS ELE ORAVA.
DEUS É IMANENTE E
TRANCEDENTE
imanente
[Do lat. immanente, part. pres. de immanere.]
Adjetivo de dois gêneros.
1.Que existe sempre em um dado objeto e inseparável dele: Que está contido em ou que provém de um ou mais seres, independentemente de ação exterior.
[Do lat. immanente, part. pres. de immanere.]
Adjetivo de dois gêneros.
1.Que existe sempre em um dado objeto e inseparável dele: Que está contido em ou que provém de um ou mais seres, independentemente de ação exterior.
transcendente
[Do lat. transcendente.]
Adjetivo de dois gêneros.
1.Que transcende; muito elevado; superior, sublime, excelso:
virtudes transcendentes.
2.Que transcende do sujeito para algo fora dele.
3.Que transcende os limites da experiência possível; metafísico. [Sin., nessas acepç.: transcendental.]
4.Filos. Que se eleva além de um limite ou de um nível dado.
5.Filos. Que não resulta do jogo natural de uma certa classe de seres ou de ações, mas que supõe a intervenção de um princípio que lhe é superior.
[Do lat. transcendente.]
Adjetivo de dois gêneros.
1.Que transcende; muito elevado; superior, sublime, excelso:
virtudes transcendentes.
2.Que transcende do sujeito para algo fora dele.
3.Que transcende os limites da experiência possível; metafísico. [Sin., nessas acepç.: transcendental.]
4.Filos. Que se eleva além de um limite ou de um nível dado.
5.Filos. Que não resulta do jogo natural de uma certa classe de seres ou de ações, mas que supõe a intervenção de um princípio que lhe é superior.
Para
nós a existência de Deus é a grande pressuposição da teologia. Não há
sentido
em falar-se do conhecimento de Deus, se não se admite que Deus
existe.
A pressuposição da teologia cristã é um tipo muito definido. A suposição
não
é apenas de que há alguma coisa, alguma idéia ou ideal, algum poder ou
tendência
com propósito, a que se possa aplicar o nome de Deus, mas que há
um
ser pessoal auto-consciente, auto-existente, que é a origem de todas as
coisas
e que transcende a criação inteira, mas ao mesmo tempo é imanente em
cada
parte da criação.
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