Introdução
Isaías descreve uma época em que “se
abrirão os olhos dos cegos, e se desimpedirão os ouvidos dos surdos; os coxos
saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará” (Is 35.5,6, ARA). O
profeta, ao realçar o amor inclusivo de Deus, mostra que nem mesmo as pessoas
com deficiência mental terão dificuldades
em atinar com o caminho divino: “E ali haverá bom caminho, caminho que se
chamará o Caminho Santo; o imundo não passará por ele, pois será somente para o
seu povo; quem quer que por ele caminhe não errará, nem mesmo o louco” (Is
35.8, ARA).
Ainda que a visão do profeta seja sobre
o Milênio, a cura e o refrigério físico, mental e espiritual podem ser
experimentados, hoje, por todo aquele que vem a Cristo. A profecia revela o
interesse de Deus por todas as pessoas, inclusive pelas que trazem deficiências
e limitações.
O amor de Deus é inclusivo. Ele não
admite que ninguém fique de fora, mas “quer que todos os homens se salvem e
venham ao conhecimento da verdade” (1 Tm 2.4). A evangelização que não inclui
as pessoas com deficiência é incompleta e não expressa plenamente o amor de
Deus.
Neste capítulo, fui buscar a assessoria
de minha filha, a professora Karen Bandeira, que estudou com carinho a
educação inclusiva, a fim de adaptá-la à evangelização das pessoas com deficiência.
I. Pessoas com Deficiências também Carecem
da Salvação
A inclusão de pessoas com deficiência não deve ser vista apenas como política pública, mas
como a maior expressão do amor de Deus. Porque o Pai Celeste, amando-nos como
nos ama, enviou o seu Filho ao mundo, para que todos viéssemos experimentar a
salvação em sua plenitude. Iniciaremos este tópico, buscando uma definição que descreva corretamente a pessoa com deficiência.
1. Definição.
Pessoa com deficiência é a que se acha privada quer de seus sentidos, quer
de seus movimentos, ou do pleno uso de suas faculdades mentais. Nessa definição acham-se os cegos, mudos, surdos, paraplégicos e
tetraplégicos, os autistas e os que têm a síndrome de Down.
Deveríamos incluir, também, os que se
encontram acometidos pela doença de Alzheimer. Aliás, com o envelhecimento da
população, cresce o número de idosos que, mais cedo ou mais tarde, poderão
apresentar algum tipo de deficiência. Por isso, estejamos atentos
aos anciãos, entre os quais faremos preciosas colheitas para a Seara do Mestre.
Segundo a Organização Mundial de Saúde,
“deficiência é o termo usado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica,
fisiológica ou anatômica”.
2. Nem inaptos nem desculpáveis. No que tange à salvação das pessoas com deficiências, ou limitações, há pelo menos dois posicionamentos
errados. O primeiro é o que não as contempla como alvo do evangelho e aptas a
servirem a Deus. Simplesmente não se ocupa delas e não as incluem nos projetos
evangelísticos. O segundo é o que as vê como desculpáveis e já santificadas
pelo sofrimento.
No passado, certos enfermos suscitavam
compaixão e chegavam a ser chamados de “santinhos”. E, para reverenciá-los,
algumas pessoas tocavam-nos como se deles pudessem receber alguma virtude.
Enganosamente, muitos veem como não
condenáveis os indivíduos com deficiências,
ou limitações, como se a entrada no céu lhes fosse franqueada em compensação
das dificuldades enfrentadas na vida terrena.
Mas a Palavra de Deus é clara: “Porque
todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3.23). Com ou sem deficiências, todos nascemos pecadores e estamos “debaixo do
pecado, como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que
entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se
fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só” (Rm
3.10-12). Infelizmente, achar que os indivíduos mental ou fisicamente limitados não carregam, em si, a natureza de Adão
é mais cômodo, porque libera a igreja da tarefa de evangelizá-los e integrá-los
espiritual e
socialmente ao corpo de Cristo.
Eis, portanto, um desafio que enfrentaremos com amor e prontidão. Sei que a tarefa
não é fácil, pois a evangelização das pessoas com deficiência requer esforços concentrados e específicos. No entanto, temos de falar de Cristo aos que não ouvem,
mostrar as belezas da vida cristã aos que não veem, apontar o caminho da
salvação aos que não conseguem andar e discorrer sobre a razão da nossa fé aos
que não logram pensar com clareza.
Esta é a nossa missão: tornar o
evangelho acessível a todos, inclusive aos que trazem alguma deficiência. Ajamos, pois, como seus olhos, ouvidos, boca e pernas,
pois assim agiu o Senhor Jesus em seu ministério terreno.
3. Carentes e ao alcance da graça. A verdade é que todos precisam ser alcançados pelas
Boas-Novas: os que enxergam bem, os que veem pouco e os que nada veem; os que
escutam e falam, os que não ouvem nem falam; os que aprendem rápido e os que
precisam de mais tempo para aprender; os que caminham com as próprias pernas e
os que usam cadeiras de rodas,próteses ou muletas; os autistas, aqueles com
síndrome de Down, com dislexia, com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, com
paralisia cerebral, epilepsia... Todos
devem ser conscientizados de sua situação perante Deus, por causa do pecado, e
saber que podem ser “justificados gratuitamente pela sua graça,
pela redenção que há em Cristo Jesus” (Rm 3.24).
Nesse sentido, cabe-nos uma reflexão. Se o governo, com suas políticas ineficazes e, às vezes, fundamentadas em ideologias contrárias ao
cristianismo, busca integrar as pessoas com deficiência à
sociedade, por que deixaríamos nós, a Igreja de Cristo, de cumprir nossa
obrigação? Além do mais, o Senhor Jesus adverte-nos seriamente a respeito de
nossa inércia evangelística: “Porque vos digo que, se a vossa justiça não
exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus”
(Mt
5.20, ARA). O que isso significa? Antes de tudo, que devemos fazer um trabalho de
comprovada excelência; um trabalho que venha a exceder, em muito, ao que o
Estado diz realizar.
II. A Tarefa da Igreja
A tarefa de trazer os deficientes a Jesus cabe a mim e a você. Por meio de uma
didática apropriada, podemos incluir os deficientes
no Plano da Salvação, ensinando-lhes a Palavra de Deus. Somente assim, poderão
eles vir a superar todos os seus limites espirituais, emocionais e sociais.
1. A singularidade e a preciosidade de
cada indivíduo. A triste verdade é que as igrejas
dão-se por satisfeitas em poder atender a maioria das pessoas, quando Jesus
quer que todas sejam incluídas. Ele não veio para a maioria, mas para “toda a
criatura”, para “todo aquele que nele crê” e para “todo aquele que invocar o
nome do Senhor” (Mc 16.15; Jo 3.16; Rm 10.13). Mas “como crerão naquele de quem
não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?” (Rm 10.14). Ainda que em
nossa comunidade haja apenas uma única pessoa que demande atenção especial, é
bíblico que façamos o necessário para acolhê-la e discipulá-la.
Nas parábolas de Lucas 15, ao mostrar a
preocupação do pastor por uma única ovelha desgarrada, o desvelo da mulher por
uma única moeda perdida e a solicitude do pai por um filho distante, o Senhor destacou a unicidade e a preciosidade
de cada indivíduo ao coração de Deus. A Igreja deve ter essa mesma visão e não
se contentar enquanto lá fora houver uma alma perdida. E se essa alma for
alguém com uma deficiência que demande investimento humano e financeiro, a Igreja não deverá encolher-se no
pensamento mesquinho de que só valeria
a pena se fosse um grupo inteiro.
Alguém, ao discorrer sobre a graça
divina, afirmou que, se todas as pessoas do mundo fossem justas, com
exceção de apenas uma, Jesus Cristo ainda assim desceria do céu, para morrer
por essa única pessoa. Porque Deus não nos ama apenas coletivamente. Ele nos
ama também individual e particularmente. Portanto, ninguém ficará de fora de nossas atividades
evangelísticas, principalmente os que
não podem ver, ouvir, falar, locomover-se ou atinar com a razão.
2. Tempo determinado e paciência. Um dos argumentos daqueles que são contrários à inclusão de
pessoas com deficiência, principalmente nas escolas, é que a presença delas
retardaria o aprendizado das outras. No entanto, a experiência tem mostrado
que, quando se procura fazer a inclusão, todos aprendem, cada um dentro do seu
tempo, e conforme a sua capacidade.
Mesmo numa classe de Escola Dominical,
frequentada por alunos sem qualquer deficiência,
nem todos conseguirão memorizar o nome das doze tribos de Israel, ou dizer com
perfeição a sequência dos livros da Bíblia.
Alguns adultos nem conseguirão
discorrer acerca dos atributos de Deus.
No entanto, todos poderão vir a crer,
se bem evangelizados e discipulados,que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
Infere-se, pois, que o evangelho exige e comporta a inclusão de todos, pois o
Espírito Santo trabalha, em cada coração, as verdades que nos conduzem à
salvação.
Na igreja, acolher e incluir pessoas
com deficiência não significa criar
um espaço separado para que, ali, elas aprendam a Bíblia. Assim como todas as
ovelhas ficam dentro do aprisco para serem cuidadas pelo pastor, a
pessoa com deficiência deverá ser ensinada junto aos demais crentes e,
juntamente com eles, tomar parte no culto de adoração. A inclusão de pessoas
com deficiência faz parte da comunhão perfeita entre os membros do
corpo de Cristo.
III. Mudar para Receber
Para ser inclusiva, a igreja deve: a)
possibilitar o acesso de pessoas com deficiência
ao templo e facilitar o trânsito por suas dependências, como salas de Escola
Dominical, banheiros e cantina; e b) apresentar a mensagem evangelística
levando em conta as limitações da audiência e os diferentes estilos de aprendizagem.
Cada igreja, conforme a sua realidade, deve adaptar-se a fim de cumprir o que diz a lei dos homens (Lei 13.146,de 6 de
julho de 2015) e a do Reino (Mc 16.15-18).
Existem inúmeros recursos que auxiliam
a inclusão. Abaixo, destacamos os principais:
1. Rampas, elevadores e barras. Estes recursos destinam-se àqueles que usam cadeira de
rodas. A inclinação das rampas seguirá as normas estabelecidas por lei. As
portas dos elevadores, e também as demais passagens do templo, serão largas o
bastante para possibilitar o trânsito dos cadeirantes. Todos os acessos da
igreja serão sinalizados com o Símbolo Internacional de Acesso. Nenhuma área de
circulação será obstruída com móveis. Nos banheiros, o lavatório terá altura
apropriada, e ao menos um box com mobília adequada (vaso sanitário próprio e
barras laterais).
2. Sinalização em relevo. São os pisos e mapas táteis que alertam as pessoas com deficiência visual quanto à topografia do ambiente. Ao sentir, com as mãos ou com os pés, as
informações em relevo, o indivíduo poderá circular com maior segurança e
independência pelos recintos. Essa sinalização adverte, entre outras coisas,
quanto à presença de degraus, rampas, elevadores, portas, janelas e telefones
públicos.
3. A Bíblia em Braile. O braile é um sistema de leitura e de escrita para pessoas
com deficiência visual. Foi inventado pelo francês Louis Braille em
1827.
No Brasil, a primeira Bíblia em Braile
foi lançada em 30 de novembro de 2002 pela Sociedade Bíblica do Brasil. Essa
Bíblia é composta por vários volumes e está disponível na Nova Tradução na
Linguagem de Hoje.
Pessoas, bibliotecas e instituições de
apoio podem se cadastrar nos programas sociais da SBB e receber os volumes
gratuitamente.
4. A linguagem brasileira de sinais, ou
Libras. É um sistema linguístico que comunica
fatos, conceitos e sentimentos por meio de gestos, expressões faciais e
linguagem corporal. Essa língua, que possui regras gramaticais próprias, é a
usada pela maioria das pessoas com deficiência auditiva no Brasil, com pequenas
variações regionais.
Na igreja, os cultos e aulas de Escola
Dominical podem ser facilmente traduzidos à linguagem brasileira de sinais por
um obreiro treinado. Ações evangelísticas em hospitais e centros de apoio às
pessoas com deficiência auditiva também podem ser realizadas de forma mais
proveitosa se os crentes enviados souberem transmitir as Boas-Novas em Libras.
O acesso ao aprendizado das Libras
felizmente é facilitado pela internet.
É possível achar bons manuais, dicionários
de Libras e vídeo-aulas gratuitos. A professora Siléia Chiquini, da Assembleia
de Deus em Curitiba, vem desenvolvendo um grande trabalho junto aos surdos, por
meio do Ministério Mãos Ungidas. Na internet, ela compartilha seu trabalho e
experiência com os que desejam fazer a voz divina bem audível aos que não podem
ouvir a voz humana.
5. O professor mediador. A fim de que o ensino bíblico seja inclusivo, as classes de
Escola Dominical não devem agrupar, em uma sala à parte, as pessoas com deficiência, ou com transtornos que dificultem o aprendizado. Entretanto, os alunos com deficiência precisam, em sua maioria, de maior atenção e
cuidados. Nesse processo, o professor mediador é o responsável por adaptar à
realidade do aluno com deficiência o conteúdo que o professor regente transmite à
classe e as atividades
realizadas pelos demais educandos.
O mediador deve considerar a limitação
do aluno especial, o seu ritmo e estilo de aprendizagem. Esse profissional também é responsável por facilitar a interação
social do aluno com deficiência, evitando que fique isolado
dos demais. Se o nosso objetivo é incluir a todos, devemos estimular e treinar
pedagogos, didatas e obreiros a que se dediquem a esse ministério. É uma tarefa
que demanda não apenas conhecimentos bíblicos, mas igualmente instruções pedagógicas,
didáticas e psicológicas específicas. Hoje, graças a Deus, contamos com
profissionais competentes entre os membros de nossas igrejas, que
muito poderão ajudar-nos no cumprimento dessa missão. Portanto,
ninguém ficará de fora do Plano da Salvação.
IV. Exemplos Bíblicos de Inclusão
Por toda a Bíblia, encontramos
personagens com algum tipo de deficiência.
No entanto, é maravilhoso observar a obra divina na vida de cada um deles,
restaurando-lhes a dignidade, salvando-os e até restabelecendo-lhes plenamente
a sanidade física e mental. Vejamos alguns deles. Ao conhecer melhor suas histórias,
concluiremos que é possível, sim, incluir a todos no Reino de Deus, pois o Pai
Celeste não deseja que ninguém fique de fora.
1. A inclusão de Mefibosete.
Neto de Saul, Mefibosete ficou coxo aos cinco anos quando sua ama,
tentando salvar-lhe a vida, deixou-o cair (2 Sm 4.4). No capítulo 9, a reação
de Mefibosete ao chamado de Davi revela o que ele pensava de si
mesmo, talvez por sua condição física: “Quem é teu servo, para tu teres olhado
para um cão morto tal como eu?” (v. 8). Ao ser
beneficente
para com Mefibosete, Davi restaurou-lhe a autoestima.
Mefibosete não
viveria mais como um indivíduo qualquer e sem importância. Todos os dias ele
comeria pão à mesa de Davi, como se fora um príncipe.
Segundo a Lei de Moisés, o jovem Mefibosete não poderia exercer o sacerdócio, por causa de sua deficiência física. Todavia, Deus o honrou de tal forma, que
veio a estar à mesa de Davi. O Pai Celeste não discrimina a nenhum de seus filhos. Ao aceitarem Jesus como Salvador, as pessoas com deficiência passam a ser filhos de
Deus, “logo, herdeiros também,herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo” (Rm
8.17).
2. Parábola das bodas. Em Mateus 22.1-14, Jesus conta a história de “um certo rei
que celebrou as bodas de seu filho”. Ele enviou os seus servos a
chamar os convidados que, pretextando afazeres diversos, ignoraram-lhe o
convite. Novamente o rei enviou os servos a trazer os convidados, porém “eles,
não fazendo caso, foram, um para o seu campo, e outro para o seu negócio; e, os
outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram” (vv. 5,6). O rei,
então, decidiu trazer às bodas todo
aquele que seus servos encontrassem
pelo caminho, “e a festa nupcial ficou cheia
de convidados” (v. 10).
O rei poderia ter ordenado aos servos
que fossem “às saídas dos caminhos” e distribuíssem, a todos quantos
encontrassem, o jantar preparado, os bois e cevados já mortos. Contudo,
preferiu trazer “os pobres, e os aleijados, e os mancos, e os cegos” ao seu palácio
(Lc 14.21). Graças à sua inclusão, a cerimônia ganhou vida, alegria e muita
beleza.
3. Acenos e uma tábua de escrever. O sacerdote Zacarias, ao receber de Gabriel a notícia de que
sua esposa daria à luz um filho, não creu. Por isso, ficou mudo até o dia em que se cumpriram as coisas anunciadas
pelo anjo. Observe, em Lucas1.21-23, que a mudez de Zacarias não o impossibilitou
de comunicar-se com as pessoas que estavam no Templo.
Por acenos, o sacerdote conseguiu
fazer-se entender. Alguns versículos à frente, vemos mais um recurso usado por
Zacarias: “E, pedindo ele uma tabuinha de escrever, escreveu...” (v. 63).
O que se conclui da narrativa sagrada?
Todos, apesar de suas limitações, podem receber a comunicação do evangelho e,
assim, experimentar a vida eterna. Se naquele tempo já era possível aos mudos
se comunicar, hoje,com os recursos didáticos e tecnológicos de que dispomos,
podemos integrar mais facilmente as pessoas com deficiência.
4. Uma figueira
no lugar certo. Em Lucas 19, lemos sobre o encontro de
Zaqueu e Jesus. “E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia
ali um homem, chamado Zaqueu... E procurava ver quem era Jesus e não podia, por
causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a
uma figueira brava para o ver, porque havia de passar por ali. E,
quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima,viu-o e disse-lhe: Zaqueu,
desce depressa, porque, hoje, me convém pousar
em tua casa” (vv. 1-5).
Zaqueu estava em desvantagem, pois era
de baixa estatura. Se a figueira não estivesse exatamente naquele lugar, ele não teria
conseguido ver Jesus,por mais que se esticasse, ou ficasse na ponta dos pés. Assim como Zaqueu, muitas pessoas
com deficiência querem ver a Jesus, e certamente frequentariam
nossas igrejas se soubessem que os templos foram devidamente preparados para
recebê-las.
5. Quatro amigos esforçados. Lemos, em Marcos 2.1-12, sobre a boa vontade de quatro
homens em conduzir um paralítico a Jesus. Esse quarteto não apenas era esforçado,
mas tinha fé. Eles sabiam que Jesus era tudo o que o paralítico precisava (v.
5). Por isso, “descobriram o telhado onde estava e, fazendo um buraco, baixaram
o leito em que jazia o paralítico” (v. 4).
Esses homens nos ensinam que não basta
ter um templo adaptado. É preciso ter fé e força de vontade o bastante para,
literalmente, buscar as pessoas e levá-las ao local onde a salvação está.
V. Os Velhos Terão Sonhos
“O ornato dos jovens é a sua força; e a
beleza dos velhos, as cãs” (Pv 20.29). Que versículo maravilhoso. A Palavra de
Deus é tão inclusiva, que vê os cabelos brancos não como decadência, mas como
beleza, honra e triunfo. O Pai Amado nos inclui desde o berço à sepultura, pois
nos ama com um amor inexplicável e eterno. E, quando nossa vida, aqui, cessar, não
seremos esquecidos, pois Ele nos receberá em suas mansões.
1. As Boas-Novas aos idosos. A mensagem da Salvação deve ser pregada aos idosos nos
asilos, hospitais, praças públicas e, também, por meio do bom testemunho de
seus filhos e netos que, em vez de olhá-los como peso morto, hão de
vê-los como lembrança viva de um tempo que não precisa ir embora. No entanto, a
fragilidade da vida e a iminência de seu término devem impulsionar-nos a
evangelizar os idosos “a tempo e fora de tempo” (2 Tm 4.2), não os admoestando
asperamente, mas “como
a pais” e “como a mães” com todo amor e
devoção (1 Tm 5.1,2).
Não somente a alma dessas pessoas de
cabelos brancos é preciosa a Deus, mas também o seu trabalho. Em sua velhice,
elas podem fazer o Reino de Deus avançar, anunciando a esta geração e a todos os
vindouros,
as maravilhas do Senhor, sua força e
poder (Sl 71.17,18).
2. Alzheimer e demais doenças relacionadas
à idade. Como falar de Cristo a pessoas que já não
se lembram dos seus familiares e nem de si mesmas? Como fazê-las entender o
Plano da Salvação e levá-las a Jesus, se lhes falta autonomia para
alimentar-se, tomar remédios, ou banhar-se?
Diante de tal cenário, resta à igreja
ter fé suficiente para obedecer à ordem de Jesus ao pé da letra: pregar
“a toda criatura”. E, novamente, os conselhos de Paulo a Timóteo aplicam-se: “a
tempo e fora de tempo”, com amor e paciência, não sendo ásperos, mas “como a
pais” e “como a mães”. Ao expormos a mensagem de salvação às pessoas com
Alzheimer, é preciso crer que “a fé vem pelo ouvir” (Rm 10.17). Com paciência, devemos
esperar o que não vemos, e confiar na obra do Espírito Santo:
Porque, em esperança, somos salvos.
Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê, como o
esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos. E da
mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o
que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com
gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção
do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. E sabemos que
todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus,
daqueles que são chamados por seu decreto. (Rm 8.24-28)
Mesmo em sua ausência da realidade, os
idosos, ou pessoas com demência, devem ser honradas: “Diante das cãs te
levantarás, e honrarás a face do velho, e terás temor do teu Deus. Eu sou o
Senhor” (Lv 19.32).
No episódio narrado em Gênesis 9.20-27,
Noé não estava doente, nem sofria de demência. Contudo, ao embebedar-se, tornou-se
mentalmente vulnerável e inclinado a agir fora da razão. Por isso, “descobriu-se
no meio de sua tenda” (v. 21). Quando Noé despertou do vinho e soube o que seu filho menor lhe fizera, o
amaldiçoou. A atitude jocosa de Cam alerta-nos a sermos respeitosos para com os
idosos, mesmo que eles ajam de forma contrária a um comportamento socialmente
aceitável.
Conclusão
No ano de 2014, fiquei internado por um espaço de dois meses. Nesse período,
minha esposa, Marta Doreto, teve oportunidade de evangelizar diversos anciãos
no Hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro. Alguns daqueles velhinhos já estavam
em estado terminal; seus momentos de lucidez eram raríssimos. Sabendo disso,
minha esposa orou, pedindo a Jesus que eles despertassem, ainda que por alguns
poucos minutos, para que ela lhes pregasse o evangelho.
Foi assim que minha esposa conseguiu
ganhar alguns daqueles anciãos para Jesus. Alguns se comunicavam apenas mexendo
as pálpebras, respondendo afirmativamente às perguntas: “O senhor crê
no que eu acabei de ler na Bíblia, que Jesus, o Filho de Deus, morreu e
ressuscitou para salvá-lo de seus pecados? Quer recebê-lo como seu Salvador?
Deseja que eu faça uma oração em voz alta, confessando Jesus como Salvador, enquanto
o senhor a repete com o coração?”.
Um desses queridos velhinhos era um
judeu de 103 anos e, segundo informaram à minha esposa, aquelas três leves
piscadas às suas indagações foram os únicos sinais de comunicação dele em muito
tempo. Um mês depois, ele foi para o céu com Jesus.
Não podemos ver os cabelos brancos como
empecilhos à pregação da mensagem da cruz, mas como a derradeira oportunidade
que um ancião ainda tem de receber Jesus como seu Salvador pessoal. Por isso,
incluamos a todos em nossas ações evangelísticas, a fim de que todos, a tempo e a fora de tempo, recebam Jesus.