Caro professor (a), neste trimestre abordaremos As Parábolas de Jesus.
A primeira lição resume-se em três tópicos: (1) O que é Parábola; (2) O
contexto social e literário; (3) Como ler uma parábola. Logo, estudar o gênero
da parábola deve ser o ponto de partida para este trimestre. Lendo-a
superficialmente pode parecer simples, mas veremos que não o é.
Informações básicas sobre o gênero da Parábola Em primeiro lugar, a parábola
é um recurso literário que visa inserir o ouvinte diretamente numa narrativa em
que ele esteja dentro da história e, assim, espontaneamente, aprenda o ensino
contido na história contada. Nesse aspecto, Gordon D. Fee nos diz que “Jesus
contava parábolas para as pessoas [Lucas] (15.3; 18.9;19.11) com implicação clara de que as parábolas
podiam ser compreendidas” (Entendes o que Lês, p.180-81).
Em segundo lugar, o uso da parábola tinha o objetivo de que o ouvinte
estabelecesse a resolução de mudar o comportamento. Como explica Gordon D. Fee,
o problema em ouvir a parábola não está em compreendê-la, mas em mudar o
comportamento, pois em Jesus Cristo a parábola era um chamado à obediência aos
seus ensinamentos: “o problema deles não era com a compreensão da parábola, mas
sim com o fato de permitir que ela mudasse seu comportamento. [...] [Muitos]
olhavam, mas deixavam de ver; escutavam — e até mesmo compreendiam — as parábolas,
mas falharam em escutá-las de um modo que os levasse à obediência” (Entendes o
que Lês, p.180-81).
Assim, podemos resumir o papel da parábola no ensino de Jesus da
seguinte forma: um recurso literário que, por intermédio da inserção direta do
ouvinte na história contada, apela para que ele mude o comportamento “anticristão”.
Conselhos para ler uma parábola
A parábola, sem dúvida, é um dos gêneros mais vivos nas Escrituras
Sagradas. Portanto, para experimentar sua vivacidade, (1) antes de lê-la, ore
pedindo a iluminação do Espírito Santo, (2) considere a experiência cotidiana
da época de Jesus como marco histórico de encontro com a revelação de Deus, (3)
observe e concentre-se nas declarações explícitas e implícitas da parábola, (4)
identifique o eixo central que permite a aplicação da parábola nos dias de
hoje.
Extraído da LBM Digital.
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