DISCIPLINA NA IGREJA




A igreja é basicamente uma grande família. A natureza da igreja - uma comunidade que pretende refletir o caráter de Deus na fé, adoração e vidas de seus membros - torna-a diferente de todos os outros grupos sociais. A igreja tem a responsabilidade de não colocar obstáculos entre si e os fiéis, exceto quando a Escritura o requer, tomando o cuidado de não ser nem muito restritiva, nem muito permissiva. As Escrituras proporcionam à igreja diretrizes suficientes para sua orientação (Êxodo 20:1-17; I Coríntios 5:11; 6: 9-11; Efésios 4:25-32; 5: 1-21; Colossenses 3:5-11), mas é necessário que os membros das igrejas não confundam regras bíblicas com regras culturais. Por exemplo, embora a embriaguez seja proibida no Novo Testamento, não há regra nas Escrituras contra beber vinho. Reconhecendo o conflito que algumas vezes corre entre liberdade cristã e responsabilidade cristã, o Novo Testamento dá diretrizes para resolver esses tipos de conflitos (I Coríntios 8).
A disciplina na igreja deve ser consistente. Deve ser opor a pecados sutis e invisíveis de atitude e a pecados mais óbvios com a mesma firmeza. A igreja deve disciplinar fofoca e materialismo da mesma forma que imoralidade sexual e assassinato. O Novo Testamento condena imoralidade, assassinato e bebedeira, mas também inveja, ciúme, raiva, egoísmo, reclamações e críticas. Todos os pecados nos impedem de entrar no reino de Deus (Gálatas 5: 19-21).
O Novo Testamento descreve a maneira como a disciplina deve ser feita na igreja (Mateus 18: 15-18; I Coríntios 5:3-13; Gálatas 6;1), aproximando os ofensores e tentando seu arrependimento e restauração (II Tessalonicenses 3:14-15).
O amor de Deus pretende ensinar a todas as pessoas como viver. Aqueles que ignoram as promessa de Deus aos fiéis encontrarão Sua disciplina, mas os cristãos que se disciplinam a si próprios, a seus filhos e uns aos outros de uma maneira amorosa honram a Cristo e modelam seu modo de vida.