DISCIPLINA ESPIRITUAL



Praticando o que ensinamos.

Orar por qualquer outra pessoa que não seja nós mesmos, nossa família ou nossos amigos é uma disciplina espiritual.
É isso que Deus espera de nós! Samuel disse aos filhos de Israel que considerava pecado contra o Senhor se falhasse em orar por eles. Como é fácil desistir de orar por pessoas que aparentemente nunca mudam. Afinal, se nossas orações não funcionam, porque continuar orando?
Samuel foi chamado pelo Senhor quando ainda era muito jovem e começou seu ministério entregando uma difícil mensagem a Eli, o sacerdote (3.15-21). Desde esse início precoce, Samuel cresceu e Deus usou. "E crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas a palavras deixou cair em terra" (3.19). Todo Israel reconhecia que Samuel "estava confirmado por profeta do Senhor" (3.20).
No fim da vida de Samuel, o povo de Israel clamou por "um rei... como o têm todas as nações" (8.5). Samuel havia repreendido Israel pela insistência em ter um rei. Eles eram únicos entre todas as nações, porque o Senhor era o seu rei (12.12). Apesar do constante hábito do povo abandonar os caminhos do Senhor ter fatigado Samuel, ele perseverou e prometeu que continuaria em seu ofício profético - com rei ou sem rei. orar e ensinar aqueles que vagam distantes da verdade requer tenacidade espiritual. Samuel praticou tal perseverança. Ele havia sido líder de Israel desde a sua juventude (12.2); e agora, velho e grisalho, se comprometeu a continuar orando fielmente pelos inflexíveis filhos de Israel.
Outra disciplina espiritual é ensinar aos outros "o caminho bom e certo" (12.23). Frequentemente, ensinar nossas famílias é uma tarefa que consome muito de nós; assim, não nos esforçamos para fazer isso pelo corpo ainda maior de crentes. Vamos admitir - é um sacrifício preparar uma aula de escola bíblica dominical ou separar algum tempo para uma reunião de jovens e incentivá-los no Senhor. Também requer autodisciplina viver uma vida santa, manter pessoas juntas, e alertá-las de que todos os atos trazem consequências (12.25). Em outras palavras, precisamos ser espiritualmente disciplinados se queremos ser usados para ensinar aos outros. Precisamos conquistaro direito de sermos ouvidos, precisamos praticar o que ensinamos. Samuel conquistou esse privilégio (12.1 -5).