ÁGUIA




É possível que a palavra hebraica traduzida como "águia" (que literalmente significa rasgar com o bico) se refira a todas as grandes aves de rapina, semelhantes à águia e ao abutre (Oséias 8:1; talvez Mateus 24:28). Algumas passagens, no entanto, se referem à verdadeira águia. Na Terra Santa há inúmeras variedades, incluindo a águia imperial e a dourada. De constituição robusta, têm asas fortes; seus movimentos revelam agilidade e força. Seu bico característico em forma de gancho, que lhe confere aparência feroz e soberba, se constitui instrumento eficaz para dilacerar e matar sua presa. Pernas e garras pequenas e poderosas capacitam-na a aplicar um aperto intenso numa vítima batalhadora. As garras curtas têm pontas afiadas e cortantes. Ela caça de dia.
Para Jeremias e outros profetas a águia é a síntese da rapidez. A águia dourada, que pode voar de 5 a 7km em dez minutos, pode ter suscitado as comparações em II Samuel 1:23; Jeremias 4:13; Jeremias 49:22 e Habacuque 1:8. A Bíblia cita sua força e invencibilidade quase sempre com relação a poderosas nações que atacaram Israel. O profeta Ezequiel descreveu Nabucodonozor como uma águia (Ezequiel 17:3).
Ela constrói seu ninho no pico de uma montanha inacessível ou no topo de árvores altas, fato registrado por Jeremias 49:16; Jó 39:27-28; Obadias 1:4. As águias são dedicadas às suas proles e as treinam com grande cuidado na arte de voar. Alguns comentaristas interpretam Êxodo 19:4 e Deuteronômio 32:11 como evidência do treinamento de carregar seus filhotes em suas asas. Confrontados por essas qualidades impressionantes, os autores bíblicos observaram a águia com respeito e admiração (Jó 39:27-30; Provérbios 30: 18-19).9079