CONSELHOS



CONSELHO QUE MACHUCA

COMO QUE ALGUÉM PODE SABER QUANDO ESTÁ RECEBENDO MAUS CONSELHOS?
LEITURA BíBLICA: 1 Reis 12:1-15
VERSíCULO CHAVE: Porém ele deixou o conselho que os anciãos lhe deram, e teve conselho com os jovens que havíam crescido com ele, e que assistiam diante dele. (1 Reis 12:8)
TANTO O CONSELHO COMO O CONSELHEIRO DEVEM SER AVALIADOS.
Roboão pediu conselho, mas ele não avaliou cuidadosamente esta conselho. Se ele o tivesse feito, ele teria visto que o conselho dado pelos anciãos era mais sábio que o dos jovens. Para avaliar um conselho, pergunte se ele é realista, trabalhável e consistente com os princípios bíblicos. Determine se os resultados destes conselhos serão justos, faça melhorias e dê uma direção ou uma solução positiva. Procure conselho de pessoas mais sábias e mais experientes. O conselho ajuda somente quando nós o avaliamos com os padrões de Deus em mente.
LEITURA BíBLICA: Jó 18:1-19:6
VERSíCULO CHAVE: Até quando entristecereis a minha alma, e me quebrantareis com palavras? (Jó 19:2)

AVALIE O CONSELHO NA LUZ DA PALAVRA DE DEUS.
O segundo discurso de Bildade não foi realmente diferente do primeiro, ele foi apenas mais duro, assim como foi Elifaz. Os amigos de Jó o acusaram de pecar para que ele se sentisse culpado, não para encorajá-lo ou corrigí-lo. Quando encaramos dificuldades, dor e sofrimento, nós podemos esperar os Bildades bem intencionados da vida citando provérbios e dando conselhos sem realmente nos escutar e se identificar com a nossa dor. Ao invés de tentar entender, eles nos dão respostas que não ajudam em nada. Quando você receber esse tipode conselho, escute educadamente. Depois, na tentativa de separar um conselho que ajude de um monte de palavras vazias, converse com Deus sobre o que foi dito. Quando der conselhos, evite palavras vazias. É mais importante dar carinho e suporte do que falar as palavras certas.

CONSELHO QUE AJUDA
QUÃO IMPORTANTE SÃO AS FONTES DE NOSSOS CONSELHOS?
LEITURA BíBLICA: Provérbios 6:20-24
VERSíCULO CHAVE: Filho meu, guarda os mandamentos de seu pai, e não deixes o ensino de tua mãe. (Provérbios 6:20)