AS OBRAS DA CARNE E O FRUTO DO ESPÍRITO

Por Marcelo Oliveira de Oliveira
Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada
Lição 1 - As Obras da Carne e o Fruto do Espírito
A relevância do tema
Caro professor, iniciaremos mais um trimestre de estudos bíblicos. Logo, nesta oportunidade, é importante que você tenha pleno domínio da proposta deste trimestre de estudo em Lições Bíblicas. O objetivo é fazer uma reflexão de caráter bíblico e prático acerca do Fruto do Espírito como oposição às Obras da Carne. Por isso, desde já, adiantamos para você que o comentário da revista deste trimestre destacará o embate espiritual que se dá na vida do cristão — no sentido de manifestar as virtudes do Espírito (Fruto do Espírito) — contra a insistência da velha natureza humana em “não morrer”. Que crente não luta diariamente contra a própria natureza? Quem não passa por tentações e provações de ordem estritamente pessoal?
O propósito do tema
Ora, todo crente enfrenta uma luta interna e espiritual quanto à formação e ao desenvolvimento do caráter cristão. Apesar de perceber-se regenerado e salvo pela graça de Deus, o crente em Cristo enfrenta muitas lutas de ordem interior (psicológicas e espirituais). Quando percebe que as obras da carne têm crescido e prevalecido em sua vida, a angústia instala-se na vida do crente. Nesse sentido, o Fruto do Espírito é o contraponto que deve permear a mente e o coração dos que foram nascidos de novo. Então, nossa esperança é que o contentamento e a alegria  habitarão novamente à vida do crente em Jesus.
A estrutura da lição

O tema deste trimestre está estruturado basicamente assim:

Naturalmente, por questão de espaço, nem todos os elementos do Fruto do Espírito e das Obras da Carne foram contemplados no presente estudo. Mas nada impede ao dedicado professor de pesquisar, desenvolver e abordar os demais elementos do texto bíblico de Gálatas 5.16-26.

Nenhum comentário: