Caro professor,
a doutrina da Segunda Vinda do Senhor tem dois aspectos que precisam ser
destacados: o secreto e o público. São duas as etapas que constituem a Segunda
Vinda do Senhor. A primeira é visível somente para a Igreja, mas invisível ao
mundo; a segunda etapa é visível a todas as pessoas, pois “todo olho verá”. Na
presente lição, o aspecto tratado será o primeiro, ou seja, a doutrina do
Arrebatamento da Igreja.
Ao introduzir a
lição desta semana na classe, defina o termo “arrebatamento”. Mostre aos alunos
que o termo se origina da palavra grega harpagêsometha que significa “àquilo
que é frequentemente chamado”. Refere-se à ideia de se encontrar com o Senhor
para celebrá-lo como Ele é. A ideia de nos encontrarmos com o Senhor faz um
paralelo com 1 Tessalonicenses 4.15,
onde a palavra parousia aparece determinando os seguintes significados:
“presença” e “vinda” do Senhor. Por isso, há algumas linhas de pensamentos
distintas, em que outros irmãos em Cristo consideram que o Arrebatamento e a
Vinda Gloriosa serão um só evento.
Entretanto, o
contexto do Arrebatamento como um acontecimento distinto à Vinda Gloriosa está
nos escritos do apóstolo Paulo. Este tinha em mente o arrebatamento quando
exortava os crentes do Novo Testamento a terem esperança: “nós, os que ficarmos
vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor
nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1
Ts 4.17). Textos como Colossensses
3.4; Judas 14 dão conta
dos crentes voltando com Cristo para julgar os ímpios após o Arrebatamento da
Igreja.
Múltiplas
Correntes Escatológicas concernentes ao Arrebatamento
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Pré-Milenismo
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Amilenismo
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Pós-Milenismo
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O Pré-Milenismo está dividido em Histórico e
Dispensasionalista.
O Dispensasionalismo está dividido em:
• Pré-Tribulacionista
• Meso-Tribulacionista
• Pós-Tribulacionista
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O Amilenismo tem um entendimento de que na Segunda
Vinda de Jesus, o Arrebatamento e a Parousia estarão conectadas, isto é,
serão um só acontecimento, seguindo assim o Juízo Final
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Igualmente, o Pós-Milenismo entende que na Segunda Vinda de Jesus, o
Arrebatamento e a Parousia estarão conectadas, isto é, serão um só evento,
seguindo assim o Juízo Final.
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As Assembleias de Deus no Brasil adotam a corrente
Pré-Milenista-Dispensacionalista-Pré-Tribulacionista, onde o Arrebatamento da
Igreja ocorrerá antes dos sete anos de Grande Tribulação.
Fonte: LBM Digital.
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