Quinta - At 15.10,11 - Somente pela graça somos salvos.

Comentário extraído  do livro BEACOM
At 15.10,11
Ao término de seu discurso, Pedro faz este apelo: Por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo (10)? “O jugo da Lei” (Torá) era uma expressão conhecida dos rabinos.90 Lake e Cadbury dizem que a palavra jugo “era geralmente usada pelos escritores judeus no sentido de ‘obrigação’”.91
Pedro declarou, fazendo um contraste com o “suave” jugo de Jesus (Mt 11.29-30), que o jugo da lei era um jugo que nem nossos pais nem nós podemos suportar. Schuerer documenta esta afirmação quando escreve: “A vida era um tormento contínuo para o homem zeloso que sentia estar a todo o momento correndo o risco de transgredir a lei; e por depender tanto da forma exterior, ele ficava muitas vezes na incerteza se tinha realmente preenchido todos os requisitos”.92
Pedro terminou seu discurso declarando que existe apenas um caminho para a salvação, tanto para os judeus como para os gentios (cf. 4.12). Ele disse: Mas — em contraste com o insuportável jugo da lei —, cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também (11). Isto é, os judeus não poderão ser salvos pela obediência à lei de Moisés, mas somente através da graça de Cristo. Nisto, Pedro estava perfeitamente de acordo com Paulo.


Comentário  Atos dos apóstolos - Pearlman. Myer
O testemunho de Pedro. Vv. 6-11. Seu argumento pode ser resumido da seguinte maneira: Na Antiga Aliança, circuncisão e observância à Lei mosaica eram exigidas do povo de Deus. O Senhor, porém, salvou os gentios e os batizou no Espírito Santo sem exigir tais coisas. Iniciou, assim, um novo tempo. Agora a única condição para a salvação, tanto de judeus como de gentios, era a fé em Cristo (At 10.44-48).

Nenhum comentário: