Sexta – Jo 8.12 - Jesus é a luz do mundo.


        Nos manuscritos mais antigos de João, este versículo vem logo após 7.52.
Os capítulos 7 e 8 registram os diálogos que Jesus teve com os líderes religiosos em Jerusalém durante a Festa dos Tabernáculos.
         Além da cerimônia com água, imensas lâmpadas no Pátio das Mulheres no Templo eram acesas em comemoração à coluna de fogo que conduziu os israelitas em sua viagem pelo deserto (Números 9.15-23).
A luz destas lâmpadas iluminava boa parte de Jerusalém. Ao se declarar como sendo a própria luz, Jesus estava reivindicando a sua própria divindade. Na Bíblia, o termo “luz” simboliza a santidade de Deus (veja também Salmo 27.1; 36.9; Atos 9.3; 1 João 1.5). Como a luz, Jesus ilumina a verdade, dá às pessoas o entendimento espiritual, nos revela o próprio Deus, e aquilo que Ele tem feito por nós.
         Afirmando ser a luz do inundo, Jesus definiu a sua posição incomparável como a única luz verdadeira para todas as pessoas, não apenas para os judeus (Isaías 49.6). A morte traz trevas eternas; mas seguir Jesus significa não tropeçar nas trevas, mas ter a luz que conduz à vida.
         Os crentes não andam mais cegamente em pecado; em vez disso, a luz de Jesus mostra o pecado e a necessidade de perdão, traz direção, e conduz cada um de nós à vida eterna com Ele.

Extraído do livro comentário bíblico novo testamento aplicação pessoal.

Nenhum comentário: