A DESCRIÇÃO DA FÉ (Hb 11.1-3)



FÉ: ELEMENTO ESSENCIAL PARA AGRADAR A DEUS

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem. 2Porque, por ela, os antigos alcançaram testemunho. 3Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.

A verdadeira fé bíblica não  consiste em um otimismo cego nem em um sentimento forçado de "Espero que". Também não é uma aquiescência intelectual à doutrina.A verdadeira fé bíblica é uma obediência confiante a Palavra de Deus a despeito das circunstancias e conseqüências.

Três termos em Hebreus 11.1-3 resumem a verdadeira fé bíblica: '



2.1 A FÉ COMO "CERTEZA". Este termo significa, literalmente, "servir de escora, sustentar". A fé é para o cristão aquilo que o alicerce é para a casa: da confiança e segurança de permanecer em pé com firmeza. Assim, podemos dizer que ter fe é ”estar seguro das coisas que se esperam"_ A fé do cristão é o meio que Deus usa para lhe dar a confiança e a segurança de que as promessas serão cumpridas.

2.2 A FÉ COMO CONVICÇÃO.  Esta expressão quer dizer ”persuasão intima". E a convicção interior, dada por Deus, de que Ele cumprira aquilo que prometeu. A presença no coração da Fé recebida de Deus é convicção suficiente de que Ele cumprira sua Palavra.


2.3 A FÉ COMO TESTEMUNHO. Para o autor da Epistola aos Hebreus, apesar do que os incrédulos dizem, a FÉ e algo extremamente pratico (Hb 11.1-3). Ela permite compreender o que Deus faz e ver o que outros não São capazes de enxergar (Hb 11.7,13,27). Em decorrência, a fé nos permite realizar o que outros não são capazes de fazer. A fé permite a alma que crê tratar o futuro como o presente e o invisível como o visível.

Nenhum comentário: