O QUE É FÉ.



FÉ:ELEMENTO ESSENCIAL PARA AGRADAR A DEUS.

A palavra "fé" possui diversos significados,que serão definidos de acordo com o contexto no qual ela está inserida. O dicionário Houaiss define a palavra como "crença religiosa", "confiança absoluta", "comprovação e testemunho"_ No AT, a palavra enumah é traduzida por ”fidelidade" "certeza". De modo geral, e aplicada na relação entre Deus e Israel, em que se exige de Israel  uma atitude de fidelidade para com o Senhor

(2 Crônicas 19. 9E deu-lhes ordem, dizendo: Assim, andai no temor do Senhor com fidelidade e com coração inteiro).

Dt 32.4 Ele é a Rocha cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos juízo são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.


Salmo 33.4; Porque a palavra do Senhor é reta, e todas as suas obras são fiéis.

Salmo 119.30 Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos.

Salmo 119.86 Todos os teus mandamentos são verdade; com mentiras me perseguem; ajuda-me!


Já no NT a palavra pistis é traduzida primariamente por "firme persuasão","convicção  fundamentada no
ouvir", sempre usada no NT com respeito á  fé em "Deus, Jesus ou coisas espirituais”podendo ser utilizada como referencia a confiança.
 (Rm 3.25; ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus);

(1Co -2.5; para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus).

(1Co -15.14,17; E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. 15E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam. 16Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. 17E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.

2Co- 1.24; não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas porque somos cooperadores de vosso gozo; porque pela fé estais em pé.
GI- 3.23 Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar.

Fidelidade e lealdade

 (Mateus 23.23; Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer essas coisas e não omitir aquelas.

Rm -3.3 Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?

GI- 5.22; Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Tt -2.10 1º não defraudando; antes, mostrando toda a boa lealdade, para que, em tudo, sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador.

Crença ou "corpo de doutrina"

(At- 6.7;; E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.

At-14.22; confirmando o ânimo dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus.

GI- 1.23; mas somente tinham ouvido dizer: Aquele que já nos perseguiu anuncia, agora, a fé que, antes, destruía. 24E glorificavam a Deus a respeito de mim.
Gl- 3.25 Mas, depois que a fé veio, já não estamos debaixo de aio.)


Nenhum comentário: