Jesus, o Homem perfeito. O evangelho de Lucas, o médico amado.



 O evangelista, doutor Lucas, o médico amado, escreveu a historia do nascimento de Jesus Cristo, paralelamente, a de João Batista. Poder nos chamar de historias dos nascimentos dos dois  meninos, pois, em primeiro lugar, Lucas apresenta os anúncios do nascimento de João Batista e de Jesus Cristo (Lc 1.5-25, Cf. vv.26-38); depois, a visita de Maria a Isabel (Lc 1.39-45); o cântico de Maria e a informação de que ela passara três meses na casa de sua prima Isabel (Lc 1.46-56); em seguida, a narrativa do nascimento de João Batista (Lc1.57-66);o cântico de Zacarias, seu pai (Lc 1.67-80), depois, a narrativa do nascimento de Jesus Cristo (Lc 2_1-7); logo mais, a chegada dos pastores de Belém (Lc 2.8-ZO); em seguida, a circuncisão e a apresentação de Jesus no Templo (Lo 2.21-24); a alegria de Simeão e da Profetisa Ana com o nascimento do Salvador (Lc 2.25»38); e o encontro de Jesus com os doutores da Lei, no Templo, aos doze anos de idade (LC 2.39-52),Nas seções narrativas dos anúncios natalícios sobre Jesus Cristo e João Batista, e de seus respectivos nascimentos, os grandes hinos presentes na narrativa lucana tomou um vulto grandioso na Historia da Igreja o Magnificat, cântico de Maria exaltando a Deus pelas suas obras (1.46-55); o Benedictus, o cântico de Zacarias quando bendiz o Deus de Israel e profetisa sobre o ministério de João Batista (i .68-79).
A narrativa dos nascimentos de Jesus e de João tem o objetivo de deixar claro, desde o inicio da obra evangélica, a importância suprema da pessoa Jesus Cristo. Enquanto João tinha pai e mãe, e fora fruto do relacionamento entre Zacarias e Isabel, a narrativa igualmente deixa clara que a mãe de Jesus, Maria, não conheceu homem algum, E que 0 Filho de Deus fora concebido no ventre de Maria pela obra do Espírito Santo.
No Benedictus, o cântico de Zacarias, João Batista foi profetizado como o precursor do Messias, Jesus, o Salvador do Mundo. O grande profeta foi reconhecido pelo povo e por Herodes. João Batista descortinou o caminho do Filho de Deus para o arrependimento do povo, após apresentá-lo a fim de que esse povo reconhecesse o Filho de Deus, o desejado entre as nações. É importante que o estudante da Bíblia compreenda a forma como as narrativas do Evangelho de Lucas estão estruturadas, pois eia apresenta uma estrutura que faz sentido na forma como Jesus Cristo e apresentado a partir do capítulo 3 do Evangelho.

Fonte de arquivo: Lição bíblica CPAD 2º trimestre 2015.

Nenhum comentário: