Propósito de Oração

A oração em conjunto é algo muito importante e pode ser vista na igreja primitiva. Quando Cristo foi assunto aos céus, os seus discípulos ficaram em Jerusalém e  perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações` (At 2.42).  Certamente os irmãos da igreja perseveravam nas orações particulares e em conjunto (confira At 1.14; 4.24-31).
   Em Atos 12, Herodes Agripa I mandara matar o apóstolo Tiago, irmão de João, a fio de espada (v.2) e prendera o apóstolo Pedro (v.3). Então, lemos: `Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele.`(v.5). O propósito da igreja aqui era pedir a Deus em favor de Pedro.
   Nossas orações devem sempre ter proposito de glorificar a Deus. É louvável que pessoas na igreja estejam unidas em oração por coisas espirituais, como que Deus sustente a igreja com saúde espiritual, que Deus abençoe o líder da congregação com sabedoria para pregar a palavra, que o evangelho floreça nos corações daqueles que o ouvem e dando ações de graça e louvores a Deus.
   Entretanto, não vemos nas Escrituras nada que apoie a formação de um grupo que exclua pessoas que queiram participar das orações. As orações em conjunto devem também servir para que irmãos edifiquem uns aos outros, com o compartilhamento da fé comum e na comunhão. Separar uma pessoa de uma reunião de oração, e que quer participar delas, unicamente pelo fato dela ter perdido o primeiro dia revela falta de compreensão e amor da parte dos outros e não deve ter esse tipo de atitude separatista na igreja. As orações com propósitos públicos da igreja, que não dizem respeito a uma pessoa em particular, devem ser abertas para o cristão que desejar participar. Pode haver perigo nessas situações, pois os que estão `no grupo` podem se sentir superiores espirituais em relação aos outros e isso não é algo Bíblico.
   A oração em grupo, na igreja, é algo muito bom para o crescimento e amadurecimento espiritual dos irmão. Entretanto, é necessário ter cuidado para que isso não seja uma porta aberta para o pecado e uma maneira de excluir outras pessoas.


Fonte: www.gotquestions.org

Nenhum comentário: