Álefe (א) Elogio à lei de Deus salmo 119

Salmo 119 correspondente a letra Álefe (א) do alfabeto Hebraico.

A bem-aventurança de andar no caminho da Palavra de Deus. Ou ainda, como é feliz os que andam segundo a Palavra de Deus.

1-Felizes são os que não podem ser acusados de nada, que vivem de acordo com a lei de Deus, o Senhor!

A LEI. A Lei (hb. torah) representa a totalidade do ensino de Deus ao seu povo Israel. É também chamada Pentateuco (os primeiros cinco livros do AT), ou ainda todo o AT.

 119.1 BEM-AVENTURADOS. Deus promete derramar a sua bênção sobre aqueles que decidirem viver segundo a sua Palavra, com todos os seus padrões e preceitos. Os tais disporão da presença pessoal de Deus (cf. Gn 26.3), que lhes proporcionará fortaleza, ajuda e proteção (Ef 3.16; Cl 1.11; ver Lc 24.50 nota).

Gênesis 26 -3 peregrina nesta terra, e serei contigo e te   abençoarei; porque a ti e à tua semente darei todas   estas terras e confirmarei o juramento que tenho  jurado a Abraão, teu pai.

Efésios 3- 16 para que, segundo as riquezas da sua glória, vos  conceda que sejais corroborados com poder pelo seu  Espírito no homem interior;

Lucas 24-50 E levou-os fora, até Betânia; e, levantando as mãos, os abençoou.


 2-Felizes os que guardam os mandamentos de Deus e lhe obedecem de todo o coração!

119.2 TESTEMUNHOS. Os testemunhos (hb. edot) de Deus representam as condições ou requisitos do seu concerto, expressando a sua vontade.


3-Felizes os que não praticam o mal, os que andam nos caminhos de Deus!


119.3 CAMINHOS. Os caminhos (hb. derek) de Deus representam os princípios e meios pelos quais Deus se relaciona com seu povo e realiza a sua redenção na terra. Seus caminhos se opõem à sabedoria e valores humanistas (ver Is 55.8,9).

Isaías 55- 8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus  caminhos, diz o SENHOR. 9 Porque, assim como os céus são mais altos do que  a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos,  mais altos do que os vossos pensamentos.


 4-Tu, ó Deus, nos deste as tuas leis e mandaste que as cumpríssemos fielmente.


119.4 MANDAMENTOS [PRECEITOS]. Os preceitos (hb. piqqudim) de Deus abrangem as instruções detalhadas da parte do Senhor.


 5-Como desejo obedecer às tuas ordens e cumpri-las com fidelidade!


119.5 ESTATUTOS. Os estatutos (hb. huqqim) de Deus consistem em regulamentos para o seu povo, individual e coletivamente.

O crente deve pedir continuamente a Deus a graça necessária para fazer a sua vontade e permanecer firme em seus caminhos. Esta oração é necessária, porque ninguém consegue permanecer fiel à Lei de Deus, sem a sua ajuda contínua e sem a obra do Espírito Santo em nosso interior (ver Mt 7.21 nota).

Mateus 7- 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no   Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.


 6-Se eu der atenção a todos os teus mandamentos, não passarei vergonha.


119.6 MANDAMENTOS. Os mandamentos (hb. miswot) de Deus são as regras e diretrizes expressando a sua autoridade e vontade para com o seu povo, os quais demandam a nossa obediência.

 7-Com um coração sincero eu te louvarei à medida que for aprendendo os teus justos ensinamentos.8-Obedecerei às tuas leis; peço-te que não me abandones nunca.

119.7 JUÍZOS. Os juízos (hb. mishpatim) de Deus são seus vereditos como o divino Juiz, no trato das pessoas entre si.

Salmo 19-7  A lei do SENHOR é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do SENHOR são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes.8- Os preceitos do SENHOR são justos, e dão alegria ao coração. Os mandamentos do SENHOR são límpidos, e trazem luz aos olhos.9- O temor do SENHOR é puro, e dura para sempre. As ordenanças do SENHOR são verdadeiras, são todas elas justas.10- São mais desejáveis do que o ouro, do que muito ouro puro; são mais doces do que o mel, do que as gotas do favo.11- Por elas o teu servo é advertido; há grande recompensa em obedecer-lhes.


Almir Batista/Bíblia pentecostal 2.0