Ensinamentos Práticos

/. Pregando o novo nascimento. Segue-se um esboço de como se pode aplicar, de modo prático, a doutrina do novo nascimento.
1.1. Uma vez que você reconhece a seriedade e a degradação dos seus pecados e o poder que exercem sobre você,
sua situação de impotência dos seus pecados, c que lhe aguarda a eternidade no inferno, se você morrer no seu atual estado de pecado;
1.2. E quando, com genuíno arrependimento, você aceita a expiação mediante o sangue de Jesus Cristo como sua única esperança, recebendo Cristo de modo permanente c sem reserva, como seu Salvador c Senhor, que pagou a penalidade dos seus pecados, sofrendo em seu lugar;
1.3. Então ocorre dentro de você um tríplice milagre: 1) Você c purificado de todos os seus pecados; liberto do poder deles sobre você; revestido da justiça de Cristo. Você recebe esperança, paz, gozo e um novo propósito na vida - o de viver e trabalhar para ele, comissionado para ser seu embaixador c testemunha por onde quer que você vá, de tal modo que sua vida se torna útil, necessária c cheia de esperança. Você recebe forças para vencer o “velho homem” no seu íntimo, para viver a vida cristã c crescer na graça. Por suas próprias forças, você fracassaria, mas, mediante este milagre, pode ter absoluta certeza de que, enquanto ele precisar de você nesta terra, ele o preservará, sustentará, fortalecerá, guiará e protegerá.
2) Jesus Cristo vive em você, de modo real e literal.
3) Você c regenerado. Na realidade, torna-se nova criatura. Literalmente, nasceu de novo para entrar no Reino de Cristo. Você se torna santo, um filho de Deus, membro da igreja verdadeira.
1.4. Como resultado deste tríplice milagre, você é salvo, de modo literal e definitivo. Você tem a vida eterna, c pertence ao Senhor. Agora, poderá começar a viver a vida cristã - a vida “oculta juntamente com Cristo” - em Deus.
2. Cristianismo, a religião do novo nascimento. Nas religiões pagãs, declara-se universalmente que o caráter humano é imutável. Embora tais religiões determinem penitências e rituais que oferecem ao homem a esperança de compensar os seus pecados, não existe nenhuma promessa de haver vida e graça para transformar a sua natureza. Somente a religião de Jesus Cristo toma a natureza decaída do homem, regenerando-a mediante a vida de Deus, que passa a habitar nele porque o seu Fundador é Pessoa divina e viva, que salva totalmente os que por Ele chegam a Deus.
Não há analogia entre a religião cristã e, o budismo e o maometismo, no sentido de dizer: “Quem tem Buda tem a vida”. Os líderes destas religiões podem exortar à moralidade, estimular, impressionar, ensinai- e orientar, mas nada de novo é acrescentado à alma de quem professa suas doutrinas, que são desenvolvidas pelo homem natural e moral. O Cristianismo é tudo isso mais a divina Pessoa.
A missão do Senhor Jesus pode ser resumida na breve proposição: Jesus Cristo veio ao mundo romper o poderio do pecado e introduzir na raça humana uma nova fonte de vida espiritual (cf. Gn 2.7; 1 Co 15.45; Jo 20.22; El 2.1). E isto nos leva a pensar na missão dominante dos discípulos de Jesus - fazer com que homens pecaminosos sejam transformados pelo poder de Deus.

Fonte:
Pearlman, Myer
João, o Evangelho do Filho de Deus.../
Myer Pearlman - l.ed. - Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 1995.



Nenhum comentário: