O Fruto do Espírito Gálatas 5.22-24:
Em contraste
com as obras da carne, o apóstolo
apresenta o Fruto do
Espírito. O
verdadeiro alvo de Paulo é
demonstrar os vários
aspectos
da única colheita.
Nenhuma destas qualidades mencionadas pelo nome
podem ser
isoladas e tratadas como uma finalidade em si mesmas. Também em outras
partes, Paulo não
utiliza senão
o singular de karpos
O Fruto do Espírito,
ou o fruto em sua diferenciação,
compreende os efeitos íntimos
do Espírito,
que representam o suporte pessoal e a realização da vida cristã na igreja
Seguindo o
amor, está
a palavra “alegria” (chara).t a alegria fundamentada num
relacionamento consistente com Deus. Pode-se falar dela como uma alegria
absoluta (2 Co 13.11; Fp 2.18; 4.4; 1 Ts 5.16), e também qualificá-la, baseada neste
último
fundamento, como alegria “no Senhor”
(2 Pe 3.1; 4.4,10).
Em (Cl 1.11),
aparece como fundamento do agradecimento unido à alegria da obra
salvadora ocorrida aos cristãos,
que os fazem ser cordeiros dos santos na luz. Essa alegria natural tem duplo
sentido: primeiro, tudo aquilo que favorece a vida dos cristãos é a alegria
pela felicidade do próximo;
em segundo, porque se mantém
em meio de todas as tribulações
é
a alegria de saber que sairá
vencedor em qualquer situação,
ainda que passe por dores.
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