Alegria, Fruto do Espírito

O Fruto do Espírito  Gálatas 5.22-24:
Em contraste com as obras da carne, o apóstolo apresenta o Fruto do
Espírito. O verdadeiro alvo de Paulo é demonstrar os vários aspectos
da única colheita. Nenhuma destas qualidades mencionadas pelo nome
podem ser isoladas e tratadas como uma finalidade em si mesmas. Também em outras partes, Paulo não utiliza senão o singular de karpos O Fruto do Espírito, ou o fruto em sua diferenciação, compreende os efeitos íntimos do Espírito, que representam o suporte pessoal e a realização da vida cristã na igreja


Seguindo o amor, está a palavra alegria(chara).t a alegria fundamentada num relacionamento consistente com Deus. Pode-se falar dela como uma alegria absoluta (2 Co 13.11; Fp 2.18; 4.4; 1 Ts 5.16), e também qualificá-la, baseada neste último fundamento, como alegria no Senhor (2 Pe 3.1; 4.4,10).

Em (Cl 1.11), aparece como fundamento do agradecimento unido à alegria da obra salvadora ocorrida aos cristãos, que os fazem ser cordeiros dos santos na luz. Essa alegria natural tem duplo sentido: primeiro, tudo aquilo que favorece a vida dos cristãos é a alegria pela felicidade do próximo; em segundo, porque se mantém em meio de todas as tribulações é a alegria de saber que sairá vencedor em qualquer situação, ainda que passe por dores.

Nenhum comentário: