Introdução
Jesus
deixou Jerusalém porque seus milagres estavam atraindo as pessoas do tipo
errado - espectadores curiosos que tinham do Reino um conceito errado. Foi,
portanto, para os distritos rurais, onde o povo tinha mais simplicidade c
seriedade de coração. Ali ganhou muitos, que se converteram a Ele e aceitaram o
batismo. Mais uma vez, porém, seu próprio sucesso fez periclitar o propósito do
seu ministério. Os fariseus, ouvindo a notícia de que grandes multidões
acorriam ao seu batismo, ficaram com inveja e alimentaram uma discussão entre
os discípulos de Jesus e os de João Batista (cf. Jo 3.25; 4.1,2). Jesus,
desejando evitar uma contenda com os fariseus, deixou a Judéia. Não havia
finalidade cm que ele se revelasse como Messias diante dos fariseus, porque,
com suas mentes cheias de ideias preconcebidas, teriam entendido os seus
ensinos de maneira errada. Era diante de pessoas de mente sincera c coração
faminto como a mulher samaritana
que Jesus se sentia livre para revelar-se, cm vez, de entrar cm controvérsias
teológicas com os fariseus.
Este
trecho, bem como o que estudamos no capítulo anterior, são exemplos dos
ensinamentos de Cristo sobre o poder regenerador do Espírito Santo. No capítulo
anterior, ouvimos Jesus instruindo Nicodemos com respeito ao novo nascimento;
agora, estudaremos a sua entrevista com uma mulher samaritana. Ele era um
membro da sociedade que desfrutava de grande respeito; ela, uma mulher
proscrita. Ela, era um homem da mais severa moralidade; ela, uma mulher vivendo
no pecado. Ele era um culto ensinador de Israel; ela, uma analfabeta das
classes inferiores. Ambos têm a mesma necessidade - a transformação espiritual
para entrar no Reino de Deus.
Este
trecho descreve os passos mediante os quais o supremo Conquistador de almas
conseguiu a conversão da mulher samaritana.
Pearlman, Myer
PHAj João, o Hvangelho do Filho de Deus.../
Myer Pearlman - l.ed. - Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 1995. p. 236. cm. 14x2 1 ISBN 85-263-0025-3
Almir Batista
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