Jesus e a Mulher Samaritana Texto: João 4.4-30

Introdução
Jesus deixou Jerusalém porque seus milagres estavam atraindo as pessoas do tipo errado - espectadores curiosos que tinham do Reino um conceito errado. Foi, portanto, para os distritos rurais, onde o povo tinha mais simplicidade c seriedade de coração. Ali ganhou muitos, que se converteram a Ele e aceitaram o batismo. Mais uma vez, porém, seu próprio sucesso fez periclitar o propósito do seu ministério. Os fariseus, ouvindo a notícia de que grandes multidões acorriam ao seu batismo, ficaram com inveja e alimentaram uma discussão entre os discípulos de Jesus e os de João Batista (cf. Jo 3.25; 4.1,2). Jesus, desejando evitar uma contenda com os fariseus, deixou a Judéia. Não havia finalidade cm que ele se revelasse como Messias diante dos fariseus, porque, com suas mentes cheias de ideias preconcebidas, teriam entendido os seus ensinos de maneira errada. Era diante de pessoas de mente sincera c coração faminto como a mulher samaritana que Jesus se sentia livre para revelar-se, cm vez, de entrar cm controvérsias teológicas com os fariseus.

Este trecho, bem como o que estudamos no capítulo anterior, são exemplos dos ensinamentos de Cristo sobre o poder regenerador do Espírito Santo. No capítulo anterior, ouvimos Jesus instruindo Nicodemos com respeito ao novo nascimento; agora, estudaremos a sua entrevista com uma mulher samaritana. Ele era um membro da sociedade que desfrutava de grande respeito; ela, uma mulher proscrita. Ela, era um homem da mais severa moralidade; ela, uma mulher vivendo no pecado. Ele era um culto ensinador de Israel; ela, uma analfabeta das classes inferiores. Ambos têm a mesma necessidade - a transformação espiritual para entrar no Reino de Deus.

Este trecho descreve os passos mediante os quais o supremo Conquistador de almas conseguiu a conversão da mulher samaritana.

Pearlman, Myer
PHAj João, o Hvangelho do Filho de Deus.../
Myer Pearlman - l.ed. - Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 1995. p. 236. cm. 14x2 1 ISBN 85-263-0025-3


Almir Batista 

Nenhum comentário: