A família de Abraão destaca-se na
Bíblia desde que o patriarca foi chamado por Deus para uma grande missão. Ele
vivia em Ur, na Caldeia, juntamente com seu pai, Tera. Dali, saiu de Ur, na
Caldeia, e foi para Harã, já na terra de Canaã com sua família (Gn 11.31). Em Harã,
Abrão ouviu o chamado de Deus para sua vida para que deixasse sua parentela e
fosse para uma terra que ele não conhecia (Gn 12.1-3). Aos 75 anos, Abrão saiu
com Sarai, sua esposa, e também com Ló, seu sobrinho, atendendo ao chamado de
Deus, e foi estabelecer-se em Canaã. Como vimos no capítulo anterior, Abraão,
quando tinha 100 anos de idade, foi pai de Isaque, e Sara, a esposa de Abraão,
tinha 90 anos. Isaque seguiu os passos do pai e habitou em Gerar, na terra dos
filisteus. Seus filhos nasceram gêmeos. Esaú, o primogênito, tinha índole e
caráter completamente diferentes de Jacó, o mais novo. Não se sabe quase nada
sobre a infância do primogênito de Isaque.
Esaú
tinha uma inclinação para o campo, para a vida pastoril e também para a caça.
Ele gostava de viver nas planícies, nos montes e nos vales que havia na sua
terra. Jacó, ao contrário, pelo seu temperamento e também por sua
personalidade, voltou-se para a vida doméstica. Ele já gostava mais de estar ao
lado dos seus pais, ajudando nos afazeres do lar e apreciando a confecção de
alimentos e refeições.
Um
episódio que marcou para sempre a vida dos dois irmãos ocorreu quando, em um
determinado dia, Esaú chegou da sua jornada, cansado e faminto, e encontrou
Jacó, seu irmão, que preparara uma sopa de lentilhas que exalava um cheiro
agradável, despertando ainda mais a fome de Esaú. Naquela ocasião, Esaú fez um
pedido a Jacó, dizendo: “Dá-me da tua sopa, pois estou com muita fome”.
Jacó
não perdeu tempo. Usando de esperteza e astúcia, disse para o seu irmão: “Eu
lhe dou a minha sopa se você me vender o seu direito de primogenitura. Naquele
momento, Esaú disse: “De que me serve o direito de primogenitura se, no
momento, estou com fome”. E ele trocou seu precioso direito por um prato de
lentilhas. Aí, podemos ver duas atitudes que demonstram o caráter respectivo
dos dois irmãos. De um lado, vemos Jacó
usando de esperteza e ambição. De outro, vemos Esaú desprezando o precioso
direito de primogenitura.
Jacó
poderia ter compartilhado da sua sopa com seu irmão, que estava faminto e
cansado, mas não fez isso. Ele aproveitou-se da ocasião para obter um direito
que, pela Lei, não era dele, querendo, de fato, usurpar o direito de
primogenitura do seu irmão. Por outro lado, vemos Esaú, um homem que não dava
valor à bênção de ser o filho mais velho. Ele nem ao menos considerou o valor
de ser o primogênito diante de Deus, da família e do seu povo. De uma maneira
muito irresponsável, ele trocou seu direito de primogenitura por um prato de
lentilhas, e isso acabou custando muito caro.
Dessa
forma, os dois irmãos tinham temperamentos e personalidades bem diferentes. Noutra
ocasião, Isaque, já bastante idoso, resolveu determinar uma benção de Deus
sobre a vida de Esaú, o seu primogênito. Fazia parte da história e da tradição
do povo hebreu do Antigo testamento o primogênito ter seus direitos dobrados
com relação à partilha da herança. E Isaque quis, além desse direito natural,
ministrar, pela fé em Deus, uma benção especial sobre seu filho primogênito.
Ele, porém, foi surpreendido pela astúcia da própria esposa, que induzira seu
filho a enganar seu pai e apropriar-se da bênção de Isaque. As consequências
nãoforam nada desejáveis. Sentindo-se traído, Esaú quis matar Jacó, que teve
que fugir do seu irmão. Diante de todos esses fatos, Jacó demonstrava que tinha
um caráter prejudicado por falhas de sua personalidade. Ele precisava ser
restaurado.
I - JACÓ: QUEM ERA ELE?
O caráter de Jacó foi moldado pela
direção de Deus como parte da bênção divina sobre Abraão, seu avô, e sobre
Isaque, seu pai. Ele, no entanto, também teve marcante influência de sua
criação familiar, especialmente por parte de sua mãe.
1. O Filho mais Novo
de Isaque
Ele integra a lista dos três patriarcas
hebreus que marcaram a história de Israel: Abraão, Isaque e Jacó. Sua história
foi pontilhada de episódios dramáticos desde o seu nascimento. Isaque e Rebeca
oraram a Deus para que pudessem ter filhos, pois ela era estéril, e Deus ouviu
suas orações (Gn 25.20,21). Quando Isaque tinha 60 anos, o casal teve dois
filhos gêmeos como resposta de Deus. O texto diz que havia, no ventre, uma luta
entre os bebês (Gn 25.22). Em oração, Deus revelou que, no ventre da mãe, havia
duas nações (v. 23). Um fato profético que se cumpriu plenamente. A nação de
Jacó sempre viveu em confronto com a nação descendente de Esaú.
Se os meninos lutavam no ventre ao
nascer, houve disputa para ver quem sairia primeiro. Esaú nasceu primeiro,
peludo e ruivo. Essa é a razão do seu nome, que tem o significado de vermelho,
ou Edom (v. 25). O segundo recebeu o nome de Jacó, que, em hebraico, é YaaKov, que
significa “Deus protege”, o sentido primeiro e original do nome. Esaú foi o
primogênito por uma questão de poucos minutos ou de segundos na hora do parto.
Segundo o relato bíblico de Gênesis 25.26, Jacó nasceu agarrado ao calcanhar do
seu irmão. Por causa disso, o seu nome passou a ter o significado de “aquele
que segura pelo calcanhar” ou “suplantador”.
2. O Preferido de sua Mãe
Isaque tinha preferência por Esaú
porque gostava da caça, e Rebeca amava mais a Jacó por ser “varão simples,
habitando em tendas” (v. 27). Essa preferência dividida entre os pais por causa
dos filhos não resultou em benefício algum para a família. Busic diz a respeito
dessa preferência:
“Como resultado do flagrante
favoritismo de seus pais, a devastação emocional é desencadeada nos dois
irmãos, e os seus caracteres são destruídos pelo tratamento preferencial. Esaú
cresceu obstinado e orgulhoso, sem autocontrole. Jacó tornou-se mentiroso e
conspirador, sem autoestima, querendo, desesperadamente, ser amado e aceito por
seu pai, estando disposto a fazer qualquer coisa para ganhar a aprovação de
Isaque, mesmo que isso significasse enganar”.1
1)
Abençoado por engano. Quando Isaque quis dar a bênção a Esaú, seu primogênito,
ele chamou-o, determinando que fosse ao campo, apanhasse “alguma caça” e
fizesse um “guisado saboroso” como ele apreciava, para que, depois de comer,
viesse a dar sua bênção (Gn 27.1-5). Rebeca, numa demonstração clara do seu
caráter astucioso, chamou Jacó e, usando a autoridade materna, induziu-o a
trazer uma caça para preparar um guisado saboroso como o patriarca gostava.
Tudo isso para Isaque abençoar Jacó antes de morrer. Diante de tal proposta
indecente, Jacó fez objeção, dizendo: “[...] Eis que Esaú, meu irmão, é varão
cabeludo, e eu, varão liso. Porventura, me apalpará o meu pai, e serei, a seus
olhos, enganador; assim, trarei eu sobre mim maldição e não bênção” (Gn
27.11,12). Ou seja: Jacó percebeu a malícia de sua mãe, questionou sua intenção
carnal, mas não tomou posição ética com firmeza.
Rebeca
provou que era obstinada em suas intenções. Além de induzir o filho ao pecado,
requereu para si a maldição decorrente do engano e da mentira. Sem força moral
para enfrentar a mãe, Jacó
mostrou o lado fraco de seu caráter. Ele
cedeu, foi buscar a caça, e sua mãe apressou-se em fazer a comida que o pai
gostava. Pior ainda: fez um arranjo mentiroso no filho, enfeitando-o com pelos
de carneiros para que parecesse a seu pai que era Esaú. Quando toda a trama
astuciosa estava completa. Jacó foi à presença de Isaque e apresentou-se,
passando-se por Esaú, com o guisado que o pai pedira. O velho Isaque estranhou
o filho trazendo o que ele pedira tão rápido. Jacó, porém, seguindo o mau
exemplo da mãe, enganou seu pai, dizendo que Deus o tinha abençoado e mandado a
caça a seu encontro. Ele mentiu, enganou e usou o nome de Deus em vão (Gn
27.14-25).
Isaque desconfiou de tudo, mas, pelo fato
de não mais ver com nitidez, deixou-se levar pelo filho enganador. O patriarca
chamou o filho para beijá-lo e dar a bênção a ele. A exemplo de Judas, que
traiu Jesus com um beijo (Lc 22.48). E, por engano, com base numa trama
mentirosa, ministrou uma linda bênção sobre Jacó, imaginando estar abençoando
Esaú. “E chegou-se e beijou-o. Então, cheirou o cheiro das suas vestes, e
abençoou-o, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo,
que o Senhor abençoou. Assim, pois, te dê Deus do orvalho dos céus, e das
gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto. Sirvam-te povos, e nações
se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem
a ti; malditos sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te
abençoarem” (Gn 27.27-29).
2) Consequências do engano. Há quem ensine que o plano astucioso de
Rebeca somado à leniência de Jacó foi da vontade de Deus — para justificar a
doutrina da predestinação absoluta. Não compartilhamos dessa interpretação.
Deus não aprova a mentira. Podemos dizer que Deus permitiu que tudo
acontecesse. Rebeca usou Jacó para mentir e enganar Isaque, seu pai, para
apropriar-se da bênção que seria de Esaú, e as consequências logo foram
sentidas.
a) A
mentira descoberta.
Quando Jacó saiu da presença de Isaque com a bênção pelo engano, Esaú
apresentou-se com o guisado que preparara, a fim de receber a bênção do pai.
Ao ouvir a voz inconfundível de Esaú,
Isaque estremeceu e indagou sobre quem seria aquele que o enganara e tomara a
bênção de Esaú, concluindo que fora Jacó. Exasperado, Esaú levantou a voz e
chorou, acusando o irmão de ser usurpador, pois este já o tinha enganado duas
vezes: tomando a sua primogenitura e, depois, a bênção do seu pai.
b) Uma
bênção secundária.
O que aconteceu depois foi terrível. Isaque, estremecido, dominado pelo
desespero e num clima emocional carregado de tensão, deu a Esaú uma bênção
significativa, porém subordinando Esaú a Jacó, pelo menos até que saísse do
jugo de seu irmão: “Então, respondeu Isaque, seu pai, e disse-lhe: Eis que a
tua habitação será longe das gorduras da terra e sem orvalho dos céus. E pela
tua espada viverás e ao teu irmão servirás. Acontecerá, porém, que, quando te
libertares, então, sacudirás o seu jugo do teu pescoço” (Gn 27.39,40). Apesar
de ter dado uma bênção a Jacó por ter sido enganado, ela não podia mais ser
revogada. Isaque fez isso pela fé, e Deus honrou o que seus lábios proferiram
com sinceridade na vida do filho mais novo, tendo em vista seus propósitos para
com a nação israelita. Ainda assim, houve mudança no teor da bênção. Na
primeira, dada a Jacó por engano, Isaque diz que Deus daria “o orvalho dos
céus” a ele e, também, “das gorduras da terra, e abundância de trigo e de
mosto” (Gn 26.28).
c) O ódio
domina o coração de Esaú. Usando de astúcia, Jacó tomou mais uma vez o lugar do seu
irmão, apropriando-se da bênção de seu pai. “E aborreceu Esaú a Jacó por causa
daquela bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração:
Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai; então, matarei a Jacó, meu irmão” (Gn
27.41).
d) A
benção consciente.
O velho Isaque, percebendo que Deus tinha um plano na vida de Jacó, despediu-o
com exortação paternal, debaixo de sua bênção de caráter profético: “E Isaque
chamou a Jacó, e abençoou-o, e ordenou-lhe, e disse-lhe: Não tomes mulher de
entre as filhas de Canaã.
Levanta-te, vai a Padã-Arã, à casa de
Betuel, pai de tua mãe, e toma de lá uma mulher das filhas de Labão, irmão de
tua mãe. E Deus Todo-poderoso te abençoe, e te faça frutificar, e te
multiplique, para que sejas uma multidão de povos; e te dê a bênção de Abraão,
a ti e à tua semente contigo, para que em-herança possuas a terra de tuas
peregrinações, que Deus deu a Abraão” (Gn 28.1-4). Muito mais por causa das
promessas feitas a Abraão do que por Jacó, Deus reiterou a bênção de Abraão
sobre ele, como já o fizera com Isaque. “[...] peregrina nesta terra, e serei
contigo e te abençoarei; porque a ti e à tua semente darei todas estas terras e
confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão, teu pai. E multiplicarei a
tua semente como as estrelas dos céus e darei à tua semente todas estas terras.
E em tua semente serão benditas todas as nações da terra, porquanto Abraão
obedeceu à minha voz e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus
estatutos e as minhas leis” (Gn 26.3-5).
e) Jacó
foge como um homem culpado. Seguindo a orientação dos pais, Jacó saiu de Berseba e
fugiu para Harã (Gn 28.10). Ele caminhou solitário durante o dia, e a noite
alcançou-o num lugar deserto. Foi uma noite de tristeza e solidão para o filho
de Jacó. Em lugar de uma cama confortável, ele fez de uma pedra o seu
travesseiro (Gn 28.10,11).
II - ASPECTOS DO CARÁTER DE JACÓ
1. Antes do seu
Encontro com Deus
Só
conhecemos Jacó a partir de sua juventude. Àquela altura, seu caráter já se
construía, com experiências desde a sua infância. Até o encontro com Deus em
Betei, ele era apenas um “homem natural”, ou carnal (1 Co 2.14). Naquela fase
de sua vida, podemos ver alguns aspectos negativos de seu caráter.
1) Oportunista e egoísta. Quando seu irmão
chegou com fome e pediu-lhe para comer do seu guisado, ele poderia ter-lhe oferecido de sua comida,
compartilhando sua refeição. No entanto, numa prova de oportunismo e ambição,
disse logo: “Vende-me, hoje, a tua primogenitura” (Gn 25.31). Imagine se, hoje
em dia, um irmão cobrasse do outro um carro novo por um prato de sopa! Seria
notícia nos noticiários da televisão. Nas redes sociais, seria “viralizado” com
algum título absurdo, do tipo: “Crente de uma igreja troca um prato de sopa por
um carro zero quilômetro”. Jacó fez pior que isso. Em seu oportunismo e
ambição, pediu a seu irmão o que ele tinha de mais precioso em troca de um
prato de lentilhas, que foi o direito de primogenitura, que lhe garantia
privilégios quando da partilha da herança do seu pai. O primogênito era
santificado ou consagrado a Deus (Ex 13.2, Nm 3.13; Lc 2.23); era tão
importante ser o primogênito que Deus deu os levitas em lugar deles (Nm 3.12);
a herança do primogênito era o dobro do que os demais filhos receberiam, mesmo
que fosse filho de esposa “aborrecida” pelo marido (Dt 21.17); o primogênito
tinha o direito de assumir a liderança do pai sobre o grupo, o clã, a tribo ou
o reino (2 Rs 3.27).
Esse defeito ocorre ainda hoje quando há
cristãos que dão lugar à sua velha natureza e barganham coisas com seus irmãos,
explorando-os por suas necessidades. Se um pastor diz para a igreja que os
crentes devem dar “tudo o que têm”, “todo o seu salário”, “o seu carro” ou “sua
casa” para que seja abençoado, ele, então, está agindo como Jacó, pois está
trocando até o que não lhe pertence por coisas que são valiosas para os
necessitados.
2)
Interesseiro e calculista. Enquanto Esaú era imediatista e agia por impulso, Jacó era
frio e calculista. Conhecedor do comportamento leviano do irmão, Jacó não
apenas propôs trocar algo tão insignificante, como um prato de sopa de
lentilhas, por algo tão valioso, como também exigiu que Esaú fizesse um
juramento que garantisse que sua troca seria respeitada por toda a vida.
“Então, disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a
Jacó” (Gn 25.33; Hb 12.16). Só depois do juramento, ele “[...] deu pão a Esaú e
o guisado das lentilhas” (Gn 25.34). Jacó era inteligente, provavelmente de
temperamento fleumático, o que lhe dava condição de raciocinar com calma para
alcançar o que queria. Ele só esquecia
uma coisa: da lei da semeadura e da sega. O que ele estava plantando em sua
juventude haveria de colher mais tarde (Gl 6.7) em proporção muito maior.
3) Um
caráter fraco e leniente. Jacó já não era mais um adolescente; porém, quando foi
induzido por sua mãe a mentir e enganar seu pai? Ele sabia que tal proposta era
errada (Gn 27.11,12). Sua mãe insistiu na prática do erro, chamando para si a
maldição daquele engano, daquele arranjo fraudulento. Jacó, por sua vez, não
teve força moral para ficar firme e, mesmo contrariado, fez tudo o que sua mãe
lhe obrigara: levou os cabritos para ela fazer o guisado, vestiu as roupas de
Esaú, deixou sua mãe cobrir suas mãos com pelos de cabrito e levou o guisado
para seu pai (Gn 27.6-17). Um filho deve honrar seus pais, pois é mandamento de
Deus, mas não tem obrigação de compactuar com a mentira e a trapaça.
4)
Mentiroso e enganador. Ao chegar à presença de Isaque, este perguntou: “Quem és
tu, meu filho?” (Gn 27.18). Era a hora da verdade. Ainda assim, Jacó preferiu
continuar na mentira: “Eu sou Esaú, teu primogênito. Tenho feito como me
disseste [...]” (v. 19). Eis a primeira mentira. Onde estava o temor de Deus na
vida de Jacó? Responder ao pai que era o irmão?! Isaque ficou admirado,
pensando ser Esaú, e também como teria retornado tão rápido com a caça. Mais
uma vez, Jacó mentiu: “Porque o Senhor, teu Deus, a mandou ao meu encontro” (v.
20). Aí está a segunda mentira. Ao abraçar Jacó, Isaque disse: “A voz é a voz
de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú” (v. 22). Confuso, Isaque perguntou:
“Es tu meu filho Esaú mesmo? E ele disse: Eu sou” (v. 24). E assim Jacó mentiu
pela terceira vez. Mesmo em dúvida, Isaque abençoou Jacó, pensando que era Esaú
(w. 24-29).
2.
Depois do seu Encontro com Deus.
1) Um caráter agradecido.
Surpreendentemente, Jacó passou a ver as coisas numa perspectiva espiritual de
um novo relacionamento com Deus e fez-lhe um voto, dizendo: “[...] Se Deus for
comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer e vestes para vestir, e eu em paz
tornar à casa de meu pai, o Senhor será o meu Deus; e esta pedra, que tenho
posto por coluna, será Casa de Deus; e, de tudo quanto me deres, certamente te
darei o dízimo” (Gn 28.20-22). Nesse fato, vemos que Jacó tinha consciência do
valor do dízimo como expressão sincera de gratidão a Deus, a exemplo do que
fizera Abraão, seu avô, perante Melquisedeque (Gn 14.18-20). A atitude de Jacó
em relação ao dízimo responde a uma questão que muitos crentes fazem: se o
dízimo é sobre o bruto da renda ou sobre a renda líquida. Em seu voto, ele
prometeu dar “de tudo” quanto Deus desse a ele, e não do que lhe sobrasse. Abraão
também deu “o dízimo de tudo” (Hb 7.2). Isso mostra que o cristão grato a Deus
entrega o dízimo da sua renda bruta e não do que lhe sobra. A atitude de Jacó
demonstra sua gratidão a Deus de forma antecipada. E o Senhor honrou a sua fé.
2) Um caráter esforçado e sofredor. Ao chegar à casa de Labão, seu
tio, Jacó revelou-se um homem trabalhador. Em lugar de receber um salário em
dinheiro, preferiu trabalhar sete anos por Raquel, a quem amava. Mas, na noite
de núpcias, ele experimentou, em termos de engano, o resultado daquilo que
plantara. Jacó foi enganado pelo sogro e, em lugar de casar-se com Raquel,
acabou casando-se com Léia. Só depois que terminou a semana de festas de
casamentos, Jacó casou-se com Raquel, sua amada, e ficou trabalhando para Labão
“outros sete anos” (Gn 29.21-30).
Não foi apenas esse o preço que Jacó teve
que pagar por sua vida de enganos e mentiras. Labão mudou o seu salário dez
vezes durante 20 anos (Gn 31.7). Em sonho, Deus mostrou como suplantar a
ambição e a injustiça de Labão. O “anjo de Deus” mostrou-lhe como fazer para
que o seu rebanho ficasse forte e o rebanho do sogro enfraquecesse (Gn
31.10-12). Alguém escreveu que ele enganou o sogro. Mas, se foi o anjo de Deus
que lhe orientou, não é considerado engano.
3) Um
homem na direção de Deus. Após ser enganado pelo sogro, Jacó reuniu sua família e
fugiu de Harã. Mas ele não o fez apenas pelo medo do sogro. Sua saída de Harã
foi por direção de Deus, com quem ele aprendeu a relacionar-se. “E disse o Senhor
a Jacó: Torna à terra dos teus pais e à tua parentela, e eu serei contigo. (Gn
31.3). Ao explicar o plano de fuga à família, Jacó repetiu o que ouvira da
parte de Deus: “Eu sou o Deus de Betei, onde tens ungido uma coluna, onde me
tens feito o voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da
tua parentela” (Gn 31.13). Desse modo, Jacó empreendeu a fuga com a família,
sendo imediatamente perseguido pelo sogro. Este não pôde fazer-lhe mal algum
porque Deus entrou em ação e determinou que ele não falasse “nem bem nem mal”
(Gn 31.24).
3. O
Reencontro com Esaú
Aproximando-se
de Seir, na terra de Canaã, onde seu irmão vivia, Jacó enviou mensageiros a
Esaú e anunciou o seu retorno. Os mensageiros voltaram e disseram que Esaú
vinha ao seu encontro com 400 homens.
1) Um homem
quebrantado e temente a Deus. Jacó lembrou-se do passado e de sua desavença com
o irmão e, temeroso, dividiu a família em dois bandos para que um pudesse
escapar em caso de ataque. Sua angústia era grande, porém sua oração revela seu
temor (Gn 32.9-12). Ele enviou três grupos de servos, cada um levando presentes
para aplacar uma suposta agressão por parte de Esaú (Gn 32.13-21).
2) Um homem que lutou com Deus. Após tomar as
precauções que julgava necessárias, Jacó passou o vau de Jaboque e travou uma
luta com um varão até pela manhã. O “varão” era um ser celestial —
provavelmente um anjo — que não prevaleceu contra Jacó. Não pode ter sido o
próprio Deus, pois um homem jamais podería vencer Deus. Além disso, o “varão”
perguntou pelo seu nome, e ele respondeu: “Jacó”. E o anjo lhe disse: “Então,
disse: Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel, pois, como príncipe,
lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. E Jacó lhe perguntou e disse:
Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E
abençoou-o ali. E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho
visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva” (Gn 32.28-30).
A experiência do
encontro de Jacó com Esaú mostra que, quando Deus age na vida das pessoas, seus
caracteres são transformados.
Jacó passou a ser humilde, sofredor, paciente, longânimo, altruísta. Esaú
passou a ser manso, perdoador e maduro. Em ambos os casos, vemos a graça de
Deus superabundando onde, antes, abundou o pecado na vida desses irmãos (Rm
5.20). Foi pela sua incomensurável graça que Deus escolheu Jacó em lugar de
Esaú, mesmo com seu caráter deficiente. Esaú e Jacó passaram a viver o que diz
o salmo: “Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!” (Sl
133.1).
CONCLUSÃO
A escolha de
Jacó para ser o patriarca que tomou o nome de Israel, sendo ele o líder das 12
tribos da nação israelita, não atende aos pressupostos da lógica racional, sob
o ponto de vista humano. Mesmo assim, representa uma das insondáveis decisões
divinas que atende aos propósitos de Deus, especialmente em cumprimento às
promessas feitas a Abraão, de que ele seria pai de uma grande nação, quando de
sua extrema velhice e também esterilidade de sua esposa. Deus não escreve certo
por linhas tortas, como diz o dito popular, mas escreve certo pelos seus retos
propósitos e insondáveis pensamentos.
Almir Batista
Fonte :
Livro o Caráterdo
Cristão
Moldado pela Palavra de Deus e provado
como ouro
Elinaldo Renovato de Lima
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