Cremos na Verdade

         
A Igreja deve demonstrar para seus adolescentes que a doutrina cristã não é algo que teve validade apenas para a sociedade do século I, mas que é válida para todos os homens de todos as gerações  .

        A Era pós-moderna é caracterizada por um crescente relativismo. Para muitos a verdade é apenas um conceito que varia de acordo com paradigmas pessoalmente estabelecidos, estando assim sujeita a vários fatores como cultura, religião, opção sexual, pen- sarnento político, dentre outros. Não existe assim uma verdade universal que tenha validade para todos os povos em todos os tempos. Os valores morais e éticos do passado, muitas vezes são considerados ultrapassados para uma sociedade em constante mudança.

     A adolescência é um período de afirmação, no qual o ser humano busca um espaço na sociedade a sua volta. É uma fase de transição, que ocorre de forma \cada vez mais precoce, onde a infância é deixada para trás e o mundo adulto é apresentado, novos direitos são desfrutados, mas novos deveres e responsabilidade são exigidos.

     Por este motivo o adolescente, por buscar uma inserção em um grupo social, acaba se tornando suscetível a influência de uma sociedade cada vez mais afastada dos valores e da moral cristã. Então como proteger a sua mente de influências erradas? Como ensinar que a verdade não é algo fragmentado, com a sociedade hodierna ensina, mas que existe apenas uma e seu valor é universal?

     Somente através do ensino sistemático da Palavra de Deus é que conseguiremos protegê-los dos constantes ataques sofridos por sua mente. Não é necessário isolá-los de tudo e de todos, pois, como igreja, também foram chamados por Deus para influenciar positiva- mente a sua geração.

     Devem compreender que a verdade é a Palavra de Deus (Jo 17.17), para tanto cabe a Igreja, em es- pedal ao professor de EBD, ensinar, de maneira clara e objetiva os fundamentos de nossa fé. Esta tática não é nenhuma novidade na história eclesiástica, pois na Igreja Primitiva, os catecúmenos decoravam o "credo apostólico" para se proteger dos constantes ataques do gnosticismo que se espalhava ao seu redor. Nossos adolescentes devem estar preparados para da- rem, quando solicitados, a razão de sua fé (1 Pe 3.15).
A Igreja deve demonstrar para seus adolescentes que a doutrina cristã não é algo que teve validade apenas para a sociedade do século I, mas que é válida para todos os homens de todas as gerações. Não é apenas uma superstição irracional que deve ser superada, como afirmam os críticos da fé, mas, cremos que fé e razão se complementam. Em um mundo onde tantos caminhos são apresentados como verdadeiros e agradáveis, mas que no fim levam a destruição (Pv 14.12) devemos ensinar que Jesus Cristo é o verdadeiro caminho que traz vida (Jo 14.6), e vida em abundância (Jo 10.10).
     Aquele que milita no ensino cristão somente pode se satisfazer quando seus alunos entendem e têm pleno conhecimento dos rudimentos de sua fé. Nada menos do que isto é permitido!

Pois vivemos em uma sociedade doente, que sem saber está aprisionada em seus vícios e delitos. Somente o conhecimento da verdade liberta (Jo 8.32). En- tão devemos nos aprofundar em conhecer esta verdade, que é a Palavra de Deus, somente assim teremos uma íntima comunhão com o Senhor Jesus Cristo.

FONTE DO ARQUIVO: REVISTA ENSINADOR CRISTÃO Nº 69
Por SéRGio de Moura Sodró

Nenhum comentário: