A Era pós-moderna é caracterizada por um crescente
relativismo. Para muitos a verdade é apenas um conceito que varia de acordo com
paradigmas pessoalmente estabelecidos, estando assim sujeita a vários fatores
como cultura, religião, opção sexual, pen- sarnento político, dentre outros. Não
existe assim uma verdade universal que tenha validade para todos os povos em
todos os tempos. Os valores morais e éticos do passado, muitas vezes são
considerados ultrapassados para uma sociedade em constante mudança.
A adolescência é um período de afirmação,
no qual o ser humano busca um espaço na sociedade a sua volta. É uma fase de
transição, que ocorre de forma \cada vez mais precoce, onde a infância é
deixada para trás e o mundo adulto é apresentado, novos direitos são
desfrutados, mas novos deveres e responsabilidade são exigidos.
Por este motivo o adolescente, por buscar
uma inserção em um grupo social, acaba se tornando suscetível a influência de
uma sociedade cada vez mais afastada dos valores e da moral cristã. Então como
proteger a sua mente de influências erradas? Como ensinar que a verdade não é
algo fragmentado, com a sociedade hodierna ensina, mas que existe apenas uma e
seu valor é universal?
Somente através do ensino sistemático da
Palavra de Deus é que conseguiremos protegê-los dos constantes ataques sofridos
por sua mente. Não é necessário isolá-los de tudo e de todos, pois, como
igreja, também foram chamados por Deus para influenciar positiva- mente a sua
geração.
Devem compreender que a verdade é a Palavra
de Deus (Jo 17.17), para tanto cabe a Igreja, em es- pedal ao professor de EBD,
ensinar, de maneira clara e objetiva os fundamentos de nossa fé. Esta tática não
é nenhuma novidade na história eclesiástica, pois na Igreja Primitiva, os catecúmenos
decoravam o "credo apostólico" para se proteger dos constantes
ataques do gnosticismo que se espalhava ao seu redor. Nossos adolescentes devem
estar preparados para da- rem, quando solicitados, a razão de sua fé (1 Pe
3.15).
A Igreja deve demonstrar
para seus adolescentes que a doutrina cristã não é algo que teve validade
apenas para a sociedade do século I, mas que é válida para todos os homens de
todas as gerações. Não é apenas uma superstição irracional que deve ser superada,
como afirmam os críticos da fé, mas, cremos que fé e razão se complementam. Em
um mundo onde tantos caminhos são apresentados como verdadeiros e agradáveis,
mas que no fim levam a destruição (Pv 14.12) devemos ensinar que Jesus Cristo é
o verdadeiro caminho que traz vida (Jo 14.6), e vida em abundância (Jo 10.10).
Aquele que milita no ensino cristão somente
pode se satisfazer quando seus alunos entendem e têm pleno conhecimento dos
rudimentos de sua fé. Nada menos do que isto é permitido!
Pois vivemos em uma sociedade doente, que
sem saber está aprisionada em seus vícios e delitos. Somente o conhecimento da
verdade liberta (Jo 8.32). En- tão devemos nos aprofundar em conhecer esta
verdade, que é a Palavra de Deus, somente assim teremos uma íntima comunhão com
o Senhor Jesus Cristo.
FONTE DO ARQUIVO: REVISTA ENSINADOR CRISTÃO Nº 69
Por SéRGio de Moura Sodró
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