LEVÍTICO, ADORAÇÃO E SERVIÇO AO SENHOR

Por Marcelo Oliveira de Oliveira
 Extraído da LBM digital.

 Caros professores, neste trimestre abordaremos um livro da Bíblia que para muitos é tido como difícil, hermético e impenetrável: o Levítico. Essa palavra provém da antiga tradução grega do Antigo Testamento, a Septuaginta, e seu significado é “Concernente aos levitas” ou “Com respeito aos levitas”.
O nome do livro revela que a obra sagrada foi escrita originalmente como um manual litúrgico para os levitas. Nesse aspecto, o Levítico contém a narrativa da maior parte do sistema de leis estabelecido por Deus para o Seu povo sob a administração do sacerdócio levítico.

Informações Básicas sobre o livro

Ao longo do livro, que com outros quatro formam o Pentateuco (os cinco primeiros livros do Antigo Testamento), são destacados os seguintes conteúdos: leis sobre a santidade de Deus e o amor ao próximo; sacrifícios como parte da adoração; a pureza ritual e obrigações sociais; instituição do sacerdócio segundo a ordem de Arão; leis quanto à função sacerdotal dos levitas; estabelecimento da expiação dos pecados (o Dia da Expiação); leis que regulam as relações sexuais, a vida familiar, a punição de crimes graves, as festas sagradas e os anos especiais, como o sabático e o jubileu.
Essas descrições apontam para os seguintes objetivos do livro: purificar a nação escolhida das abominações do Egito; preservá-la das sujeiras morais e espirituais de Canaã; transformar a nação num povo separado por Deus para cumprir os propósitos divinos. Por isso, o livro tem o propósito claro de estabelecer a santidade de Deus na vida de seu povo: “Porque eu sou o SENHOR, vosso Deus; portanto, vós vos santificareis e sereis santos, porque eu sou santo” (Lv 11.44).

Esboço do livro de Levítico
DIVISÃO EM DOIS PRINCIPAIS BLOCOS
1−16 Regulamento para o povo e os sacerdotes (o Código Levítico)
17−26 Regulamento do relacionamento com Deus e com o próximo (o Código de Santidade

DIVISÃO DO PRIMEIRO BLOCO (1−16)

1.1−6.7 As ofertas do povo
8−9 A instituição do sacerdócio arônico
10 Juízo de Deus e instruções para os sacerdotes
11−15 Leis sobre a pureza ritual para os sacerdotes
16 Instituição do Dia da Expiação

DIVISÃO DO SEGUNDO BLOCO (17−26)

17−24 O Código de Santidade para diversos comportamentos da nação e dos sacerdotes
25−26 Instituição dos anos sabáticos e do jubileu; bênçãos e maldições da aliança

Nenhum comentário: