Avisos da Palavra de Deus sobre a
precaução da Igreja ante os males dos últimos, dias contra ela, os quais também
afetam a educação cristã em geral, inclusive educandários evangélicos. Ler 2 Pe 2.1,2; 2 Tm3.1-5; 1 Tm 4.1; At 20.30.
1. O desafio da derrocada dos alicerces espirituais, mora e
sociais, por toda parte.
SI 11.3 “Na verdade, que já os fundamentos se
transtornam; que pode fazer o justo?”
Alguns desses alicerces ou fundamentos:
• O alicerce da fé em Cristo (cf. Lc 18.8).
• O alicerce da doutrina cristã segundo a
Bíblia (Tt
2.7).
Cuidemos primeiro da fé, mas, ao mesmo
tempo, da doutrina, como esta revelado em 1Tm 4.6.
• O alicerce da santidade; da retidão; da
justiça; do direito; da integridade; da honestidade (Hb 12.14; 2 Co 7.1; 1 Ts 5.23).
• O alicerce das convicções bib1icas e
cristãs. Primeiramente quanto ao Senhor Jesus Cristo (2 Tm 1.12) “porque eu sei em quem
tenho crido”; (não, em que tenho crido).
2. O desafio da ortodoxia bíblica e cristã do próprio
ensinador. 1 Co 4.6 “aprendais a não ir além do que está escrito.”.
3. O desafio do relativismo moral, humanista e
filosófico, hoje presente por toda parte, sem parte, sem ser notado, nem
contestado.
A falsa filosofia do relativismo infiltra-se hoje no lar, na escola, na igreja, nas
profissões, no governo em geral, na administração pública e privada e na vida
relacional do indivíduo.
Relativismo e uma teoria moral filosófica afirmando
(1) Que tudo na vida é contextual; (2) Que tudo na vida é relativo e variável;
(3) Que tudo depende dos fins em vista; e (4) Que nada nesta vida é absoluto,
isto é, as realidades morais, éticas, cristãs, científicas etc., variam
conforme a época, o lugar, o povo, e a finalidade das coisas.
O relativismo faz parte da “falsamente chamada
ciência”.
“Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e
profanos e ás oposições da falsamente chamada ciência”(1 Tm 6.20).
4. O desafio do constante surgimento de movimentos religiosos heterodoxos quanto a fé e a
doutrina cristãs, segundo a Bíblia.
São desvios da doutrina; deturpação da doutrina;
inovações doutrinárias; modismos antibíblicos.
5. O desafio da contextualização social da igreja,
segundo o mundo.
É o secularismo dentro da igreja, que na linguagem prática é
o mundanismo no viver diário dos membros da igreja.
Não estamos falando de contextualização
no sentido da adequação da igreja aos recursos da moderna tecnologia; da
modernidade. Não estamos falando da absorção pela igreja, da filosofia de vida
do povo do mundo incrédulo, sem, Deus.
Extraído da
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