Desafios à Educação Cristã nestes últimos dias

Avisos da Palavra de Deus sobre a precaução da Igreja ante os males dos últimos, dias contra ela, os quais também afetam a educação cristã em geral, inclusive educandários evangélicos. Ler 2 Pe 2.1,2; 2 Tm3.1-5; 1 Tm 4.1; At 20.30.
1. O desafio da derrocada dos alicerces espirituais, mora e sociais, por toda parte.
SI 11.3 “Na verdade, que já os fundamentos se transtornam; que pode fazer o justo?”
Alguns desses alicerces ou fundamentos:
• O alicerce da fé em Cristo (cf. Lc 18.8).
• O alicerce da doutrina cristã segundo a Bíblia (Tt 2.7).
Cuidemos primeiro da fé, mas, ao mesmo tempo, da doutrina, como esta revelado em 1Tm 4.6.
• O alicerce da santidade; da retidão; da justiça; do direito; da integridade; da honestidade (Hb 12.14; 2 Co 7.1; 1 Ts 5.23).
• O alicerce das convicções bib1icas e cristãs. Primeiramente quanto ao Senhor Jesus Cristo (2 Tm 1.12) “porque eu sei em quem tenho crido”; (não, em que tenho crido).
2. O desafio da ortodoxia bíblica e cristã do próprio ensinador. 1 Co 4.6 “aprendais a não ir além do que está escrito.”.
3. O desafio do relativismo moral, humanista e filosófico, hoje presente por toda parte, sem parte, sem ser notado, nem contestado.
A falsa filosofia do relativismo infiltra-se hoje no lar, na escola, na igreja, nas profissões, no governo em geral, na administração pública e privada e na vida relacional do indivíduo.
Relativismo e uma teoria moral filosófica afirmando (1) Que tudo na vida é contextual; (2) Que tudo na vida é relativo e variável; (3) Que tudo depende dos fins em vista; e (4) Que nada nesta vida é absoluto, isto é, as realidades morais, éticas, cristãs, científicas etc., variam conforme a época, o lugar, o povo, e a finalidade das coisas.
O relativismo faz parte da “falsamente chamada ciência”.
“Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e ás oposições da falsamente chamada ciência”(1 Tm 6.20).
4. O desafio do constante surgimento de movimentos religiosos heterodoxos quanto a fé e a doutrina cristãs, segundo a Bíblia.
São desvios da doutrina; deturpação da doutrina; inovações doutrinárias; modismos antibíblicos.
5. O desafio da contextualização social da igreja, segundo o mundo.
É o secularismo dentro da igreja, que na linguagem prática é o mundanismo no viver diário dos membros da igreja.
Não estamos falando de contextualização no sentido da adequação da igreja aos recursos da moderna tecnologia; da modernidade. Não estamos falando da absorção pela igreja, da filosofia de vida do povo do mundo incrédulo, sem, Deus.

Extraído da Revista Ensinador Cristão.
Faça aqui sua assinatura por dois anos da Revista Ensinador Cristão,
Pedidos pelo 0800-021-7373 ou pelo site www.cpad.com.br