Do Senhor Jesus está escrito: "Porque Ele bem sabia o que havia de
fazer" (Jo 6.6).
O conhecimento, em geral, do professor
RESUMO:
1. O conhecimento de Deus. “Conheçamos e
prossigamos em conhecer o Senhor: como alva, será a sua saía; e ele a nós virá
como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra”. (Os 6.3)
Conhecimento de Deus pela Bíblia, e
conhecimento pela comunhão crescente com Ele. Cf. Jo 14.21,23.
2. Conhecimento da Bíblia - a matéria que o
professor ensina.
“Procura apresentar-te a Deus aprovado,
como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da
verdade” (2 Tm
2.l5b)
3. Conhecimento do campo de trabalho do
professor, igreja - a Escola Dominical.
4. Conhecimento introspectivo do aluno; psicologia
educacional.
As leis da aprendizagem; como o aluno
aprende Psicopedagogia.
5. Conhecimento de métodos e técnicas de
ensino - didática.
6. Conhecimento do vernáculo – nossa língua
materna, e a comunicação através dela.
Como
comunica:
Vocabulário:
A frequência das palavras e seu
encadeamento.
Tom de voz, e, modulação e inflexão da
voz.
A voz conduzindo as palavras, apenas com
como sons articulados é áspera e antipática, e atinge somente o ouvido, mas
desce ao coração; aos sentimentos.
7. Conhecimento de si mesmo; isto e, o
professor conhecer também a si mesmo.
Conhecer sua personalidade; inclusive seu
temperamento.
Conhecer suas limitações.
Conhecer sua necessidade de atualizar-se.
Conhecer sua expressividade.
O Multifacetado Trabalho do Professor da Escola
Dominical
É multifacetado e volumoso o trabalho do
professor da Escola Bíblica Dominical na Casa do Senhor.
O professor, e demais obreiros da Escola
Dominical que considera a sua missão como grande “privilégio” concedido por
Deus; Como uma grande “responsabilidade” assumida diante de Deus; e Como uma
grande “oportunidade” na vida, aqui, e, agora.
O trabalho do professor, em resumo (e demais obreiros
da EBD)
1. O preparo da aula bíblica dominical; com
oração, antes, durante, e depois.
2. O desempenho da aula bíblica dominical
diante da classe.
*A introdução da lição
*A explanação da lição
*A verificação da lição (=recapitulação
dação etc.)
*A aplicação da lição
Etc., Etc. (Depende da faixa etária da
classe.)
3. A avaliação da aula bíblica dominical.
4. Conhecer pessoalmente e por nome, cada
aluno da sua classe.
5. Visitação: cada aluno da classe,
regularmente.
6. Oração pelos alunos da sua classe; -
oração constante e individualmente.
7. Motivar cada aluno da sua classe a
frequentar assiduamente os cultos da igreja.
8. Ser exemplo de vida, de trabalho, de
conduta espiritualidade, para seus alunos.
9. Levar cada aluno não salvo, a Cristo,
como Seu Salvador pessoal.
10. Cuidar, extraclasse, do discipu1ado
bíblico de cada aluno convertido.
O aprimoramento do professor da Escola
Dominical
Como pode o professor da EBD como
obreiro, no que depender dele, melhorar ainda mais o seu desempenho na Casa do
Senhor, visando maior no seu ministério, para a glória de Deus?
Primeiro - O professor Quer melhorar?
Ele quer mesmo melhorar?
Isso depende, em parte, da resolução, do
propósito nesse sentido, por parte do professor.
Segundo - O professor Sabe como melhorar?
Como proceder o professor para melhorar?
Para aprimorar-se?
Terceiro - O professor Pode melhorar?
Esse professor/obreiro pode melhorar?
Tem possibilidades de melhorar? (Meios,
recursos, tempo, pré-requisitos)
Consideremos o fato de que o ensino mais
eficaz não é aquele que é comunicado tão somente de cabeça para baixo; isto é,
da cabeça do professor para a do aluno, mas aquele que e comunicado, ao mesmo,
tempo, de coração para coração (do coração do professor para o do aluno).”
O ensino, na Escola Dominical, deve ser
comunicado com amor.
Amor para com os alunos.
Amor com o trabalho de ensinar a Palavra
do Senhor.
Amor com o preparo para ensinar.
Amor com a Escola Dominical em toda a sua
abrangência.
Amor mútuo entre todos: alunos e
professores, e demais obreiros.
Extraído da
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