I – A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO



A importância da doutrina

Os opositores do pentecostalismo declaram que os pentecostais dão ênfase exagerada à doutrina do Espírito Santo em detrimento das demais doutrinas.
Entretanto, a ênfase dada a essa doutrina fortalece a crença nas demais, porque esta é o motor que dinamiza a Igreja, que a faz andar e cumprir o seu papel missionário no mundo. Assim como a Igreja não é Igreja sem Cristo, também, Cristo enviou o Espírito Santo para que o seu nome fosse glorificado na Igreja ( Jo 14.16,17). Uma igreja cristã autêntica não ostenta apenas a doutrina do Espírito Santo em detrimento das demais. Pelo contrário, ela tem no Espírito Santo a chave para a compreensão das demais doutrinas.

Os vários sentidos da palavra “espírito” na Bíblia

Nas línguas originais da Bíblia, o hebraico e o grego, encontramos a palavra “espírito” com sentidos diferentes. Para entender essa palavra referindo-se à terceira Pessoa da Trindade, precisamos recorrer ao contexto do termo para sabermos a que “espírito” está se referindo o texto bíblico. No Antigo Testamento, a palavra hebraica ruach significa “vento, hálito, ar, respiração”. No Novo Testamento, a língua grega traz o vocábulo pneuma, que tem na sua raiz o sentido de ação, do movimento do ar.Tanto ruach como pneuma podem referir-se ao espírito humano bem como ao Espírito divino.

Quando se refere ao espírito humano, os dois termos referem-se à vida ou ao fôlego de vida no homem. O fôlego que o tornou um ser vivente (Gn 2.7; Mt 27.50; Lc 8.55). Em relação ao homem, o espírito diz respeito à parte superior da vida humana, pois é seu espírito que torna a alma humana distinta da irracional. O espírito representa a natureza suprema do homem e o torna capaz de ter comunhão pessoal com o seu Criador.

Em relação aos anjos, a palavra espírito identifica a natureza sobrenatural dos anjos. Eles são espíritos criados por Deus (Mt 8.16; Mc 1.23; Lc 1.11; At 5.19; 1 Co 2.12; Hb 2.7).

A palavra espírito, quando encontrada em forma minúscula, tem um sentido adjetivo. O seu significado é qualitativo. Refere-se à qualidade de um ser. Em relação ao Espírito Santo, encontramos várias vezes a palavra espírito com sentido qualitativo, quando diz: “Espírito de santificação” (Rm 1.4), “Espírito de sabedoria” (Is 11.2), “Espírito do Senhor” ou “espírito de Cristo”, “espírito de fé”, “espírito de coragem”. São considerações que se referem à qualidade ou a ação do Espírito Santo.

Quando se trata da palavra “espírito” em relação a Deus, tanto ruach quanto pneuma passam a ter um sentido especial, porque Deus é Espírito. De forma direta, o autor da Carta aos Hebreus diz que Ele é o Espírito Eterno (Hb 9.14). Outrossim, a palavra “espírito” não faz do Espírito Santo um ser impessoal.
Ele não é “uma coisa”, nem “um poder cósmico”. Ele é Deus Pessoal.
Não é uma mera energia ou influência sobrenatural. Ele é Deus, a terceira Pessoa da Trindade.

Como descrevê-lo?

O Espírito Santo é o Espírito Eterno do Deus Triúno. Não é outro, mas é o mesmo Deus imutável (Ml 3.6). Ao estudar sobre o Espírito Santo, sabemos que Ele é o mesmo Espírito que operou no Antigo Testamento e opera no Novo Testamento. O capítulo 14 do Evangelho de João apresenta uma característica do Espírito Santo como Consolador. Na língua grega do Novo Testamento, a palavra é traduzida de parácleto. Essa palavra indica alguém que se coloca ao lado de outrem para ajudar, consolar, advogar.
O Espírito Santo é personagem de relevância singular na vida da Igreja de Cristo. A ênfase em sua doutrina nessa dispensação não diminui nem relega as demais doutrinas bíblicas a somenos importância. Pelo contrário, essa ênfase reconhece a atividade do Espírito Santo para este tempo como cumprimento das Escrituras a seu respeito conforme promessa e declaração do Senhor Jesus. Portanto, o Espírito Santo é o Agente ativo da Trindade que representa a Pessoa de Jesus Cristo na mensagem do evangelho pleno. 


FONTE: RETIRADO DO LIVRO MOVIMENTO PETENCOSTAL AS DOUTRINAS DA NOSSA FÉ. Todos os direitos reservados. Copyright © 2011 para a língua portuguesa da Casa Publicadora das Assembleias de Deus. Aprovado pelo Conselho de Doutrina. Para maiores informações sobre livros, revistas, periódicos e os últimos lançamentos da CPAD, visite o site: http://www.cpad.com.br


Nenhum comentário: