Esteja Alerta e Vigilante, Jesus Voltará! (LIVRO DE APOIO)

“Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do Homem no seu dia” (Lc 17.24).

O Sermão Profético de Jesus, de caráter escatológico, é encontrado nos escritos de três evangelistas: Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 17 e 21. Nesses três Evangelhos, Jesus alerta para a o caráter repentino de sua vinda. Será numa rapidez tão fulminante que Ele compara ao relâmpago que fuzila de um lado para outro. E também alerta para o fato de que, por ser súbita, será inesperada, de tal forma que, antes da sua ressurreição, nem os anjos nem Ele próprio sabiam, mas tão somente o Pai (Mt 24.36). Evidentemente, após a ressurreição, Jesus retomou toda a sua glória e o exercício pleno de seus atributos divinos, e passou a ter domínio de todos os fatos, eventos e aspectos relativos à sua pessoa. Após a ressurreição, Ele demonstrou essa condição: “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: E-me dado todo o poder no céu e na terra” (Mt 28.18).

I - A Vinda de Jesus será Repentina
1. Como um Relâmpago

Jesus prometeu a seus discípulos que haveria de voltar para levá-los para onde Ele estivesse 0o 14.3). Ele declarou: “E dir-vos-ão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Não vades, nem os sigais, porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do Homem no seu dia” (Lc 17.23,24; Mt 24.27). Jesus advertiu contra os falsos cristos e falsos profetas: “porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios, que, se possível fora, enganariam até os escolhidos” (Mt 24.24). Todos têm informação de quão grande é a velocidade de um relâmpago. Não dá para ficar observando. É muito rápido, como numa explosão. Diante dessa grande advertência, só nos resta orar a Deus e vigiar, para que não fiquemos para trás na volta de Jesus.

2. Como um Ladrão

No mesmo sermão, Jesus chamou a atenção dos discípulos para o inesperado de sua vinda, comparando-a com a chegada de um ladrão para arrombar uma residência. Desde que o homem se rebelou contra Deus, e deu lugar ao pecado e ao Diabo, a prática criminosa do roubo, do assalto e dos furtos tem lugar no meio da sociedade. Os discípulos conheciam diversos casos de arrombamento de casas. E sabiam que, em todos os casos, as vítimas foram apanhadas de surpresa. Com o realismo dos fatos, Jesus valeu-se da figura da vinda de um marginal para roubar uma família. “Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa” (Mt 24.43).
E um alerta sobre a surpresa da vinda de Jesus, para estarmos preparados para sua volta a qualquer instante. E também um alerta para termos cuidado para nossa casa espiritual, ou nossa vida, não ser assaltada pelo “ladrão”, que só vem para destruir tudo o que temos da parte de Deus: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir” (Jo 10.10a). Infelizmente, há tantos que dão mais lugar aos interesses do ladrão destruidor do que àquEle que veio para que tenhamos vida e vida com abundância” (Jo 10.10b). Mas Deus está sempre avisando: “Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã (Mc 13.35). O “ladrão” está rondando nossas vidas, nossos lares, nossos casamentos, nossas famílias, de maneira sorrateira e sutil. Muitos de nós colocam equipamentos de segurança nas residências, prevenindo-se contra o ladrão, o marginal que arromba casas. Mas grande parte não coloca a sua vida em segurança, no lado espiritual, para esperar Jesus, que vem como um ladrão. Quando muitos acordarem, já será tarde demais.

3. Ninguém Sabe a Hora
Logo a seguir, em seu sermão profético, Jesus ressaltou, em sua condição de Filho do Homem, que “o dia e hora” nem Ele sabia, mas unicamente seu Pai (Mt 24.36). “Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai” (Mt 24.36). Essas figuras, usadas por Cristo para comparar a surpresa de sua volta, certamente são por demais suficientes para alertar os crentes quanto à necessidade imperiosa de estar vigiando e orando para nao serem apanhados de surpresa. Mesmo que depois de sua ressurreição, quando Ele retomou a sua glória, e tudo pode, tudo sabe e está em todo o lugar, pois todo o poder lhe foi dado no céu e na terra (Mt 28.18), Jesus fez questão de acentuar esse aspecto de sua vinda, para que os discípulos e seguidores que haveriam de crer nEle não se descuidassem. Pois, na realidade, no mundo, ninguém, em qualquer tempo e lugar, jamais sabe ou saberá a hora e o dia da volta de Jesus.
O evangelista Marcos também escreveu sobre o que Jesus ensinou quanto à necessidade da vigilância. Num texto pequeno de seu Evangelho, vemos várias vezes a ênfase na vigilância necessária para esperar a volta de Jesus. Mas, daquele Dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai. Olhai, vigiai e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo” (Mc 13.32,33). Nesse texto, Jesus usa três verbos de forma bem enfática quanto à maneira de esperar sua volta inesperada: olhai”, quer dizer que o crente fiel deve estar atento ao que se passa a seu redor, em termos de acontecimentos, eventos, comportamento humano e práticas que estão ocorrendo a seu redor; “vigiai”, quer dízer estar alerta, não apenas olhando os acontecimentos, mas em atitude de quem está percebendo o que se passa. Por exemplo: quando a maior nação do mundo, os Estados Unidos, aprova o chamado “casamento gay , e igrejas ditas evangélicas concordam e dão total apoio a esse tipo de união que é considerada “abominação ao Senhor” (Lv 18.22; 2013), não será um sinal de alerta para os fins dos tempos? Certamente sim.
O terceiro verbo é “orai”. Sem dúvida alguma, a oração é uma pratica que o cristão sincero não deve deixar de lado nem um dia em sua vida. Sem oração é impossível estar preparado para a vinda de Jesus. Lamentavelmente, o que mais está faltando nas igrejas, nos ias presentes, é a vida de oração. Os cultos de oração, via de regra,são pouco freqüentados. Há igrejas cheias de bancos vazios quando a reunião é de oração. Enquanto isso, quando há “um cantor de fora”, cobrando o que um obreiro não recebe durante o ano, o templo fica pequeno. É sinal de que o principal, na vida do crente, está sendo desprezado. Mas a Bíblia alerta: “Orai sem cessar” (1 Ts 5.17).

II - Como Foi nos Dias de Noé
Num dos seus discursos de caráter profético sobre a sua vinda para arrebatar sua Igreja, Jesus tomou como exemplo para alertar seus discípulos, o que se passou nos dias do patriarca Noé. “E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do Homem. Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e consumiu a todos” (Lc 17.26,27). Podemos perguntar: Haveria alguma coisa errada em comer, beber e casar? De forma alguma. Sempre foram atividades normais, na vida cotidiana de todas as pessoas, em todos os lugares.

1. Comiam e Bebiam
Comer e beber são fatos normais e legítimos, concedidos por Deus aos homens. Diz o sábio em Eclesiastes: “Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa: comer, e beber, e gozar cada um do bem de todo
o seu trabalho, em que trabalhou debaixo do sol, todos os dias da sua vida que Deus lhe deu; porque esta é a sua porção” (Ec 5.18). Esse sinal da volta de Jesus é muito mais evidente nos dias de hoje. Nunca, em qualquer época da História, os setores de vendas e fornecimento de alimentos e refeições foi tão produtivo. A gastronomia é uma das atividades mais rentáveis e florescentes, principalmente nas grande cidades. Existe até o “turismo gastronômico”, que explora os setores de serviços das comidas típicas de muitas cidades no Brasil e no mundo. Certo pastor dizia que “os crentes não bebem, mas comem demais”.

2. Casavam e Davam-se em Casamento
Casar e dar-se em casamento também são decisões humanas do maior significado, quando realizadas de acordo com a vontade de Deus. O Criador deseja que cada homem, ao chegar à idade própria, procure casar-se, ter um lar e uma família, ao lado de sua esposa. No seu plano para o ser humano na terra, após criar o homem e a mulher, Ele disse: “Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar- se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gn 2.24). Ele deseja o bem-estar do homem, e o casamento contribui para isso. “Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de vida da tua vaidade; os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida e do teu trabalho que tu fizeste debaixo do sol” (Ec 9.9). Com base nesses textos, podemos dizer que nada havia de errado em si quanto a essas práticas tão normais na vida dos povos e das pessoas em geral.
Notemos que Deus diz que o homem deve gozar a vida com a mulher que ama. O movimento gay quer impor o famigerado arranjo do casamento gay”, afrontando a Deus para sua própria condenação, numa total e absoluta afronta ao plano divino para o casamento e para a sexualidade (Gn 2.24). Mas Deus deseja que haja casamentos, famílias e uniões duradouras entre casais, conforme o seu plano. No entanto, quando o casamento e a família tomam o primeiro lugar na vida das pessoas, então há uma distorção no relacionamento do homem com seu Criador. Era o que acontecia nos dias de Noé. E, nos dias de hoje, é o que acontece de forma mais acentuada. Muitos homens colocam na sua vida conjugal a razão de ser de suas vidas, e esquecem-se de Deus. Há ótimos pais de família no mundo, que não deixam faltar nada para seus filhos e seu lar. No entanto, em suas casas, há lugar para tudo e para todos, mas não há lugar para Deus. Principalmente entre os lares abastados, de pessoas ricas, há de tudo o que se pode pensar em termos de conforto e satisfação: veículos, equipamentos de informática e de comunicação, televisores, internet, home theaters e outros itens sofisticados. Mas não existe lugar para Deus. Casar, ter família, cuidar dos filhos é da vontade de Deus. Mas desprezá-lo é atitude perigosa que levará muitos, inclusive crentes, a ficarem na volta de Jesus.

3. A Corrupção Era Geral na Terra
Além da corrupção moral e espiritual, nos dias de Noé, “encheu- se a terra de violência” (Gn 6.11). Sem submeterem-se à Lei de Deus,entregue a Moisés no Sinai, os povos do tempo de Noé viviam num clima de barbaridade total. Nenhum tipo de lei podia frear suas inclinações violentas. A criminalidade atingia níveis assustadores. A violência e a corrupção formavam um quadro tenebroso e insuportável para se manter por mais tempo. A corrupção não era regionalizada nem chamava a atenção para um determinado lugar, como ocorre hoje, em algumas nações. Era generalizada. “E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra” (Gn 6.12). A situação moral da humanidade chegou a um nível tão baixo e tão terrível, que Deus resolveu tomar a decisão radical de destruir toda a humanidade. O Dilúvio foi a resposta drástica de Deus à corrupção geral que dominou o mundo dos tempos de Noé. Por sua misericórdia, como parte de seu plano para a terra e o homem, Deus preservou Noé e sua família, e os animais, salvando-os na arca.
A corrupção mundial que antecede a volta de Jesus tem alcançado níveis extraordinariamente elevados. A violência, de igual modo, tem aumentado ao longo dos anos. De acordo com o Instituto para a Economia e a Paz, com sede na Austrália, o índice da Paz Global (GPI) indica acentuado aumento na violência mundial, na ordem de 5%, de 2008 a 2013. Segundo esse órgão, mesmo não havendo conflitos globais, como guerras mundiais, “aumentaram os homicídios, as mortes causadas por conflitos civis, as despesas militares e a instabilidade política. O país que mais chama a atenção é a Síria, que teve a maior deterioração na história do GPI por causa da guerra civil em curso. A seguir vem o México, onde as ferozes lutas entre os cartéis da droga provocaram no ano passado o dobro do número de mortes violentas que aconteceram no Iraque e no Afeganistão. Mas também a primavera árabe, os conflitos internos no Paquistão e no Afeganistão, os protestos antiausteridade ocorridos na Europa são alguns dos outros exemplos evidentes dessa tendência. Observando-se os indicadores do GPI, verifica-se que em cerca de 110 países, do total de 162 aferidos, a paz foi virando fumaça nos últimos seis anos”.1 1 Disponível em: http://www.brasil247.com/pt/247/revista_oasis/108237. Acesso em 29 de junho de 2015.

Segundo esses órgãos, “em melhor situação encontra-se o Brasil, ocupando o 81° lugar da lista. Nosso país encontra-se exatamente no meio da classificação da violência no mundo. Os brasileiros vivem, portanto, uma situação intermediária em relação às outras nações do mundo. Se não é possível andar nas ruas com a mesma segurança que Islândia ou Dinamarca - que ocupam o topo da lista - tampouco vive-se num estado de guerra civil e medo como Somália e Afeganistão, nas últimas posições”.

III - Como Foi nos Dias de Ló
1. Dias de Intensa Corrupção
Os “dias de Ló” eram semelhantes aos “dias de Noé”, em termos de visão materialista. A preocupação dos moradores de Sodoma, Gomorra, Adama e Zeboim era: “Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam” (Lc 17.28). Mas, no texto, podemos perceber algo que é omitido em relação aos dias de Noé. Nestes, há a constatação de que, além de comerem e beberem, os contemporâneos de Noé “casavam e davam-se em casamento” (Lc 16.27). Nos dias de Ló, não se diz que eles “casavam”, mas que “comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam”. A preocupação era semelhante com as coisas materiais, acrescidas da intensa busca pelas riquezas, através das compras e vendas, ou de atividades econômicas, agrícolas e também da construção civil.
Mas é notório que o casamento e a família não eram valorizados. Sodoma e Gomorra são conhecidas, na literatura, mesmo na área secular, como cidades-símbolo do homossexualismo exacerbado. Quando Ló, o patriarca, sobrinho de Abraão foi morar em Sodoma, pôde perceber que a corrupção era terrível naquele lugar. Pedro diz que Deus “condenou à subversão as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente; e livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis” (2 Pe 2.6,7). Era tão agressiva a prática da homossexualidade, que os moradores de Sodoma não podiam saber que homens de fora estavam visitando a cidade. Sem saber, eles quiseram atacar a casa de Ló, para terem relações sexuais com os anjos, imaginando que seriam dois rapazes de boa aparência. “E chamaram Ló e disseram-lhe: Onde estão os varões que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que 05 conheçamos” (Gn 19.5 - grifo nosso). O verbo “conhecer”, no caso, refere-se a ter relações sexuais.
Ao que tudo indica, Sodoma era a principal cidade da região, e liderava a corrupção contra Deus, competindo com Gomorra: “Ora, eram maus os varões de Sodoma e grandes pecadores contra o Senhor” (Gn 13.13). Quando Deus resolveu destruir aquelas cidades malditas, três anjos foram enviados a Abraão, que habitava próximo dali.

2. Os Dias Atuais Superam em Corrupção e Violência
Os “dias de Ló” são emblemáticos e sinal para os dias em que vivemos. O movimento homossexual, ou LGBT, ganha espaço na mídia como nunca; em países do “primeiro mundo”, como Estados Unidos, Holanda, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Inglaterra, França, Portugal, Espanha e em outros, de outras nações, o apoio e a aprovação da “união civil de pessoas do mesmo sexo”, ou do “casamento igualitário”, ou ‘homoafetivo”, tem tido o respaldo dos governos e dos judiciários. Em nosso Brasil, nunca houve tanta visibilidade quanto ao apoio oficial à união homossexual, condenada pela Palavra de Deus de forma clara e institucionalizada.
Em nosso país, a iniqüidade não só está sendo praticada pelos pecadores. Está institucionalizada, em planos do governo. No Brasil, depois do governo, que se inspira nos ideais comunistas, marxistas-leninistas, já houve 12 milhões de abortos, em 12 anos! O Plano Nacional de Direitos Humanos 3, comprova que a iniqüidade é oficializada e tem total apoio dos governos. Só para que se tenha ideia da corrupção moral, esse plano oficial diz, em seu “Objetivo Estratégico VI:... n) Garantir os direitos trabalhistas e previdenciários de profissionais do sexo por meio da regulamentação de sua profissão”. Isso significa que, no programa oficial, o governo considera a prostituição masculina ou feminina, como “profissão”. Desse modo, uma prostituta ou um prostituto é visto como no mesmo nível de um médico, um advogado, um professor, um comerciante, um vendedor, etc.
Em seu Objetivo Estratégico V, o Plano Nacional de Direitos Humanos prevê “Garantia do respeito à livre orientação sexual e identidade de gênero [...] a) Desenvolver políticas afirmativas e de promoção de cultura de respeito à livre orientação sexual e identidade de gênero, favorecendo a visibilidade e o reconhecimento social, d) Reconhecer etemas de informação do serviço público todas as configurações familiares constituídas por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, com base na desconstrução da heteronormatividade”. E uma aberração inominável. Esse objetivo maligno tem por meta destruir a família tradicional, constituída de pai, mãe e filhos, como Deus instituiu. “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. [...] Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gn 1.27; 2.24).
Além disso, o governo criou outro documento oficial: “Plano Nacional de Educação”, que não foi aprovado no Congresso, mas foi encaminhado para ser apresentado para discussão, em audiências públicas, nos municípios, por todo o país. Nesse documento também há proposta satânica, que reflete a iniqüidade que domina o homem pós- moderno, por influência ou determinação governamental. Esse plano é tão perigoso que, com a tal “ideologia de gênero”, afirma que nenhum ser humano nasce com sexo. Nasce “assexuado”! Ou seja: ninguém nasce homem ou mulher. Não tem sexo, mas o “gênero é neutro”! Quando nasce um bebê, segundo esse famigerado plano, ele não tem sexo, não é menino ou menina. Deve ser chamado apenas de “criança”.
E um plano de educação tão diabólico, que despreza a anatomia do corpo humano. No menino, há os órgãos genitais masculinos, como pênis, testículos, próstata, etc.; na menina, há os órgãos genitais femininos, como vagina, vulva, ovários, trompas, etc. O plano de educação despreza tais componentes da anatomia do corpo; também despreza a genética, que demonstra que o homem tem cromossomos masculinos (XY) e que a mulher tem cromossomos femininos (XX). Nesse plano iníquo, toda essa informação científica é desprezada sem o menor pudor! Os ideólogos desse plano maligno dizem que “o gênero é neutro” quando se nasce, e a pessoa “escolhe o gênero que deseja ter”. E uma prova inequívoca de que a iniqüidade está se multiplicando de forma avassaladora, para ser imposta nas escolas, a ideia diabólica, até a crianças de 3 anos de idade, que precisam ser doutrinadas no ensino de que ninguém tem sexo.
Como se percebe, o governo prevê, nesse projeto monstruoso, que a família não deve ser vista apenas como pai, mãe e filhos.

3. A Destruição Súbita dos que Praticam Abominações
Nos dias de Noé, a depravação humana era global. Nos dias de Ló, certamente a corrupção aumentava, mas, de modo localizado, Sodoma, Gomorra e cidades vizinhas ultrapassaram os limites da longanimidade de Deus. Os ímpios daquelas cidades jamais imaginavam que seriam aniquilados por uma catástrofe de tamanha letalidade. Na verdade, quando Deus mandou fogo dos céus, eles não tiveram como escapar. Todos foram mortos. “Mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre, consumindo a todos. Assim será no dia em que o Filho do Homem se há de manifestar” (Lc 17.29,30). A saída de Ló da área que seria devastada pelo cataclismo é uma figura do arrebatamento da Igreja. Enquanto Ló estava na cidade, os anjos não puderam dar início à catástrofe mortal. Mas quando ele e sua família já estavam em segurança, “choveu do céu fogo e enxofre” e todos os habitantes daquelas cidades foram destruídos. Ló escapou com sua família, mas sua mulher teve saudade de Sodoma, olhou para trás e foi petrificada diante dos olhos do esposo e das filhas (Gn 19.26). No seu sermão profético, Jesus tomou o exemplo da esposa do patriarca, e concluiu, dizendo: “Lembrai-vos da mulher de Ló” (Lc 17.32).
Da mesma forma, após o arrebatamento da Igreja, terá início, na terra, o período da Grande Tribulação. Haverá uma “falsa paz”, tipificada no cavaleiro do cavalo branco (Ap 6.2), na abertura do primeiro selo; seguido de uma grande guerra mundial, tipificada pelo cavalo vermelho (Ap 6.4), na abertura do segundo selo, que resultará numa escassez em nível global (Ap 6.5,6) quando for aberto o terceiro selo. Em conseqüência, haverá uma mortandade sem precedentes em toda a terra, tipificada no cavalo amarelo (Ap 6.7,8), ao abrir-se o quarto selo. No abrir do quinto selo, haverá um parêntese sobre os mártires na Grande Tribulação (Ap 6.9-11), os quais serão salvos, mediante sua morte pelos agentes do Anticristo (Ap 7.9-17). Quando o sexto selo for aberto, a terra, que rejeitou a Cristo, experimentará o desencadeamento de terríveis catástrofes, com terremotos, queda de meteoros, abalo no espaço sideral, fenômenos no sol e na lua, e haverá grande desespero, a ponto de os reis e os poderosos buscarem a morte apavorados (Ap 6.12-17).

FONTE: Retirado do livro de apoio 0 Final de Todas as Coisas.
Elinaldo Renovato de Lima.


Nenhum comentário: