TEMA: PODER DE DEUS

EXODO 15. 1 – 18

A Canção de Moisés
1Então Moisés e os israelitas cantaram esta canção a Deus, o Senhor:
Cantarei ao Senhor
porque ele conquistou
uma vitória maravilhosa;
ele jogou os cavalos e os cavaleiros
dentro do mar.
2O Senhor é o meu forte defensor;
foi ele quem me salvou.
Ele é o meu Deus, e eu o louvarei.
Ele é o Deus do meu pai,
e eu cantarei a sua grandeza.
3O Senhor é um guerreiro;
o seu nome é Senhor.
4Ele jogou no mar o exército egípcio
e os seus carros de guerra;
os seus melhores oficiais se afogaram
no mar Vermelho.
5O mar profundo os cobriu;
como uma pedra eles foram até o fundo.
6A tua mão direita, ó Senhor,
tem um poder terrível;
ela despedaça o inimigo.
7Como é maravilhosa a tua vitória!
Derrotas os teus inimigos
e com a tua ira furiosa
tu os queimas como se fossem palha.
8Tu sopraste, e as águas se amontoaram;
as ondas se levantaram como muralhas,
e o fundo do mar ficou duro como gelo.
9Os inimigos disseram:
“Nós iremos atrás deles
e os alcançaremos;
pegaremos todas as coisas
que são deles
e ficaremos com tudo o que quisermos.
Com as nossas espadas
nós os mataremos.”
10Porém tu, ó Senhor, sopraste,
e os egípcios se afogaram;
afundaram como chumbo no mar bravo.
11Não há outro deus como tu,
ó Senhor!
Quem é santo e majestoso como tu?
Quem pode fazer os milagres
e as maravilhas que fazes?
12Estendeste a mão direita,
e a terra engoliu
os que nos perseguiam.
13Por causa do teu amor
tu guiaste o povo que salvaste;
com o teu grande poder
tu os levaste para a tua terra santa.
14Os povos ouviram falar do que fizeste
e estão tremendo de medo.
Os filisteus ficaram apavorados.
15Os chefes dos edomitas
estão assustados,
os poderosos moabitas
perderam a coragem,
e todos os cananeus estão tremendo.
16O medo e o terror caíram sobre eles.
Eles viram o teu grande poder
e ficaram parados
como se fossem pedras
até que tivesse passado o teu povo,
o povo que livraste da escravidão.
17Tu levarás o teu povo
para viver no teu monte,
o lugar, ó Senhor,
que escolheste para morar,
o Templo que tu mesmo construíste.
18O Senhor Deus será rei
para todo o sempre!

DEUTERONÔMIO: 3.24
24“Ó Senhor, meu Deus, eu sei que começaste a mostrar a tua grandeza e o teu poder a mim, teu servo. Pois não existe outro deus no céu ou na terra que possa fazer coisas tão grandes e maravilhosas como tu tens feito!

SALMO 29. 3-11
O poder de Deus na tempestade
Salmo de Davi.
3A voz do Senhor é ouvida
sobre as águas;
o glorioso Deus troveja,
e sobre os mares se ouve a sua voz.
4A voz do Senhor é cheia
de poder e majestade;
5a sua voz quebra
as árvores de cedro,
quebra até os cedros
dos montes Líbanos.
6Os montes Líbanos ele faz saltar
como bezerros;
o monte Hermom ele faz pular
como um boi novo.
7A voz do Senhor
faz brilhar o relâmpago.
8A sua voz faz tremer o deserto;
o Senhor faz tremer
o deserto de Cades.
9A voz do Senhor
sacode os carvalhos
e arranca as folhas das árvores.
Enquanto isso, no seu Templo,
todos gritam:
“Glória a Deus!”
10 O Senhor Deus reina
sobre as águas profundas;
como Rei ele governa para sempre.
11O Senhor dá força ao seu povo
e o abençoa,
dando-lhe tudo o que é bom.

ISAÍAS 40.10
10 O Senhor Deus vem vindo cheio de força;
com o seu braço poderoso, ele conseguiu a vitória.
E ele traz consigo o povo que ele salvou.

ISAÍAS 60. 16
16 Nações e reis estrangeiros cuidarão de você,
como a mãe que dá de mamar ao filho.
Então você ficará sabendo que eu, o Senhor, sou o seu Salvador,
que eu, o Poderoso Deus de Israel, sou o seu Redentor.

MATEUS 22.29
29 Jesus respondeu:
– Como vocês estão errados, não conhecendo nem as Escrituras Sagradas nem o poder de Deus!

LUCAS 1. 35-51

35O anjo respondeu:
– O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus. 36Fique sabendo que a sua parenta Isabel está grávida, mesmo sendo tão idosa. Diziam que ela não podia ter filhos, no entanto agora ela já está no sexto mês de gravidez. 37Porque para Deus nada é impossível.
38Maria respondeu:
– Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!
E o anjo foi embora.
Maria visita Isabel
39Alguns dias depois, Maria se aprontou e foi depressa para uma cidade que ficava na região montanhosa da Judéia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se mexeu na barriga dela. Então, cheia do poder do Espírito Santo, 42Isabel disse bem alto:
– Você é a mais abençoada de todas as mulheres, e a criança que você vai ter é abençoada também! 43Quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha me visitar?! 44Quando ouvi você me cumprimentar, a criança ficou alegre e se mexeu dentro da minha barriga. 45Você é abençoada, pois acredita que vai acontecer o que o Senhor lhe disse.
A Canção de Maria
46Então Maria disse:
47– A minha alma anuncia
a grandeza do Senhor.
O meu espírito está alegre
por causa de Deus, o meu Salvador.
48Pois ele lembrou de mim,
sua humilde serva!
De agora em diante todos vão me chamar de
mulher abençoada,
49porque o Deus Poderoso
fez grandes coisas por mim.
O seu nome é santo,
50e ele mostra a sua bondade
a todos os que o temem
em todas as gerações.
51Deus levanta a sua mão poderosa
e derrota os orgulhosos
com todos os planos deles.


Nenhum comentário: