Quantos
atributos Deus têm? Na verdade, a diversidade dos atributos de Deus não o
diferencia em suas manifestações. Não são mais nem menos poderosos.
Seus
atributos pertencem às três Pessoas da Trindade, que revelam características do
Ser divino. Entretanto, para dar sentido especial nesta matéria, destacamos
três atributos inerentes a cada uma das Pessoas da Trindade, que são: a
onipotência, a onipresença e a onisciência. São atributos restritos apenas à
Divindade. Anjos e homens não os possuem. W. T. Conner, teólogo, escreveu o
seguinte em seu livro Doctrina Cristiana: “Por onipotência de Deus se entende
que todo o poder que há no Universo, físico ou espiritual, tem sua origem em
Deus. Ele, por conseguinte, pode fazer qualquer coisa que o poder seja capaz”.
O
primeiro atributo, onipotência, revela-se pelo fato de que Ele tem todo o
poder, no universo criado, físico ou espiritual. Do latim omni-potentia,
significa “todo” (de omni) e “poderoso” (de potentia). No hebraico aparece a
palavra shaddai, que significa “autossuficiente” ou “todo-poderoso”. Na língua
grega do Novo Testamento, o termo é pantokrator com o mesmo sentido de
“todo-poderoso”.
Teologicamente,
Deus é o Todo-Poderoso que pode tudo quanto lhe apraz. Nada o limita, porque
Ele pode fazer tudo. Porém, Ele não faz qualquer coisa que fira sua natureza
santa e perfeita (2 Tm 2.13; Hb 6.18). Não há nada que o limite, porque Ele,
como Ser Absoluto, está livre de qualquer limitação ou confinamento. Precisamos
compreender que quando afirmamos que Deus tem poder para fazer todas as coisas,
não nos referimos às coisas que fogem à ordem que Ele tem estabelecido para o
mundo. Ele não fará qualquer coisa que contrarie sua natureza perfeita e santa;
Deus, por exemplo, não pode mentir (Nm 23.19), porque contraria sua natureza
moral. Quando usamos a expressão “Deus não pode fazer” não significa que Ele
não esteja livre para fazer qualquer coisa,
mas
significa que Ele é Santo e Absoluto, e não corre o risco de falhar. Ele está
livre de qualquer limitação ou confinamento. Simplesmente Ele não pode fazer
coisas que contrariem sua natureza divina. O Espírito tem todo o poder, mas Ele
respeita o livre-arbítrio do homem. Não há divisão ou parte da Onipotência
divina no Espírito Santo, porque embora cada uma das pessoas da Trindade seja
distinta, os atributos divinos pertencem aos três por igual. Por isso, o
Espírito não é uma terceira autoridade divina, mas Ele faz o que lhe apraz (1
Co 12.11).
O
segundo atributo é onipresença. O Salmo 139 revela que a sua presença se faz
sentir em todo lugar. Assim como o Espírito penetra todas as coisas e perscruta
o nosso entendimento, também pode estar em todo o lugar ao mesmo tempo. Sua
presença é plena e perfeita. Ele não se divide em várias presenças manifestas,
mas sua presença pessoal é perfeita e total. Deus é Esprito e preenche a
imensidade, e cada ponto do Universo é preenchido por Ele (At 17.24-28; Jr
23.23,24). Ele não só possui total conhecimento das coisas que possam ocorrer
em todo lugar, mas sua presença pode encher todos os luga res. Ele não se
divide em presenças, mas sua presença pessoal é total, plena e perfeita em cada
lugar que estiver. Em relação à Trindade, cada Pessoa que a constitui
destaca-se em manifestações distintas, as quais mostram a onipresença da
Divindade. O Pai foi conhecido e manifesto pelo Filho na terra ( Jo 3.3) e o
Espírito Santo é a manifestação do Pai e do Filho na vida interior do crente (
Jo 14.17,19,20,23). A história da Igreja atesta que o Espírito sempre esteve e
está presente na sua missão na terra, sem restrição de espaço ou tempo.
O
terceiro atributo divino é a onisciência. A palavra onisciência deriva de suas
palavras latinas: omnis e scientia. A primeira significa “tudo ou todo” e
scientia significa “conhecimento ou ciência”. Esse atributo está intrínseco na
natureza divina das Pessoas da Trindade. O Espírito Santo, do mesmo modo que o
Pai e o Filho,tem total conhecimento,isto é,Ele possui perfeito conhecimento. Nada
escapa ao seu conhecimento. Sua compreensão é infinita e sua sabedoria é uma
qualidade singular e indescritível em sua natureza divina. Ele sabe tudo acerca
de si mesmo e de tudo quanto criou (Sl 139.2,11,13). Ele sabe tudo acerca dos
homens, por dentro e por fora (1 Rs 8.39; Jr 16.17; Rm 8.27). Ninguém pode
esconder coisa alguma do Espírito Santo. Nenhum só pensamento nosso passa
despercebido do Deus Trino.
FONTE: RETIRADO DO LIVRO MOVIMENTO
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