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Antonio Gilberto
Mestre em Teologia; Licenciado em Pedagogia e Letras; Psicólogo; Membro da Academia Evangélica de Letras; Membro da Casa de Letras Emílio Conde; Autor do livro Manual da Escola Dominical, A Escola Dominical entre outro, todos editados pela CPAD; Comentarista da Revista Lições Bíblicas para Jovens e Adultos da CPAD; Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD; Membro da junta diretora da Global University, em Springfield – Missouri/EUA.
Mestre em Teologia; Licenciado em Pedagogia e Letras; Psicólogo; Membro da Academia Evangélica de Letras; Membro da Casa de Letras Emílio Conde; Autor do livro Manual da Escola Dominical, A Escola Dominical entre outro, todos editados pela CPAD; Comentarista da Revista Lições Bíblicas para Jovens e Adultos da CPAD; Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD; Membro da junta diretora da Global University, em Springfield – Missouri/EUA.
“E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens
fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros” (2 Tm.2.2).
Segunda Parte
2 - O desafio da “transmissão”
do ensino pelo professor: “Confia-o a homens” (2 Tm 2.2). • Ensinar na igreja não está confiado a
anjos. Ver “At 10.1-6; 11.13,14.”
Deus usa homens para falar a homens ( e mulheres), mas Ele não usa um
qualquer.
• Ensinar na igreja, É um grande “privilégio” da parte de Deus, e
perante Ele.
É uma grande “responsabilidade” para com a Palavra de Deus.
É uma grande “oportunidade”, que deve ser sabiamente aproveitada
enquanto a tivermos.
3 - O desafio da “fidelidade”
do professor: “Homens fieis” (2 Tm 2.2)
• Homens e mulheres fiéis a Deus: Fiéis aos impulsos do Espírito Santo;
fiéis à doutrina bíblica à igreja; aos dirigentes; aos companheiros de
trabalho; aos compromissos assumidos na obra do Senhor.
• Não é fácil permanecer fiel em tempos espiritual e moralmente
difíceis como os atuais, preditos em 2 Tm 3.1-5; 1
Tm4.1; Lc 17.26-30;32;18.8b.
4 - O desafio ‘’da capacidade
do professor: “que sejam idôneos” (2 Tm 2.2)
• Isto é qualificado; competentes; preparados; experientes.
• Idôneos na vida espiritual; no procedimento; no comportamento; nas
dificuldades; na experiência adquirida.
5 - O desafio de servir os
outros, ensinando: “para também” ensinarem os outros” (2 Tm 2.2).
• Servir na transmissão do ensino da Palavra.
“Que maneja bem a Palavra da verdade “( v.l 5) .
A transmissão da Palavra, de cabeça para cabeça, alcança apenas a
cabeça do ouvinte.
Transmissão, de coração preparado. “Porque Esdras tinha preparado o seu
coração para buscar a Lei do Senhor, e para a cumprir, e para ensinar em Israel
os seus estatutos e os seus direitos” (Ed 7.10).
Transmissão para coração receptivo. “E uma certa mulher, chamada Lídia,
vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o
Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia” (At 16.14).
6 - O desafio da pureza
doutrinária do professor: “se desviaram da verdade (v.18). “E desviarão os
ouvidos da verdade, voltando às fábulas” 2 Tm 4.4).
• Falsas doutrinas; falsos ensinos, como se fossem verdadeiros.
• Os atuais “Movimentos” e “Igrejas” heterodoxos quanto a fé e a
doutrina cristã.
7 - O desafio: da santificação
de vida do professor “santificado e idôneo” (v.2l).
• A santificação do crente é hoje nas igrejas modernistas um assunto
evitado, ultrapassado, antipático, antiquado, esquecido.
Mas a mensagem de Deus não muda: “Segui a paz com todos, e a
santificação, sem qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14); “E o mesmo Deus de paz vos santifique
em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados
irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Ts 5.23).
“É muito instrutivo e edificante que este múltiplo desafio ao mestre na
Palavra situe-se entre os versículos 1 e 3, de 2 Timóteo cap. 2”.
É que no v.1, o obreiro é retratado como “filho”, e no v.3, é retratado
como “soldado”. ‘ No trabalho do Senhor, o obreiro deve sempre reunir as duas
coisas.
D. Os objetivos da Educação Cristã na Igreja
Nesta vida, qualquer empreendimento sem objetivos definidos a atingir,
virá ia enfrentar desânimo, encalhe, recuo, estagnação, paralisação e por fim,
fracasso. Na obra de Deus, objetivo é a meta planejada traçada e definida que
se pretende alcançar pela fé em Deus, pela oração perseverante, e por uma ação
coordenada e posta em pratica pelos obreiros responsáveis. São três os objetivos “gerais da educação” cristã na
Escola Dominical:
- Objetivos bíblicos permanentes
- Objetivos da lição bíblica semanal
- Objetivos permanentes do professor da classe
1. Objetivos bíblicos permanentes
a) Conhecimento da Bíblia como a Palavra de Deus
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” Jo 8.32; ( SI 119.105 ; 2 Pe 3. 18; 1.19 )
b) Salvação do aluno: “Pelo que, rejeitando toda
imundícia e acúmulo de malícia, recebi com mansidão a palavra em vós enxertada,
a qual pode salvar a vossa alma”(Tg 1.21; 1 Pe 1.23; Sl 51.13; 2 Tm 2.15 as Sagradas Escrituras que podem
fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há Cristo Jesus”,)
c) Crescimento espiritual do aluno
d) Mt 28.19. Crescimento pelo discipulado cristão.
“E, estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe dizer: Não
entres na questão desse justo, porque num sonho muito sofri por causa dele” .
1 Pe 2.2,5 “vades crescendo”; “sois edificados”
“Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascido, o leite
racional, não falsificado, para que, por ele,vades crescendo,” “Vós também,
como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para
oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo.
Ef 4.15.16. “crescendo em tudo nAquele
“Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é
a cabeça, Cristo.”
Do qual todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxilio de todas as
juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para
sua edificação em amor.”
Segui
a paz
com todos, e a
santificação, sem
qual ninguém
verá o Senhor.
com todos, e a
santificação, sem
qual ninguém
verá o Senhor.
(Hb 12.14)
1 Sm 2.26 Crescendo também socialmente
“E o jovem Samuel ia crescendo e fazia-se agradável, assim para com o
Senhor como também os homens”
e) Vida consagrada
(Mc
12.30; 1 Ts 5.23,24; Rm 12.1,2; Mt 16.24) Lc 5.11,28 “deixaram tudo e o seguiram”.
Preparação do crente para o serviço do Senhor 2 Tm 2.15; 3.16,17; 1 Tm 3.8 “não neófito”. O preparo
dos obreiros do A.T. (levitas, sacerdotes, profetas etc; bem como o preparo dos
discípulos e apóstolos de Jesus, no A.T.)
Renovação espiritual constante (2 Co 4.1’6; Ef 5.18; Tt 3.5; SI 92.10; 103.5; 119.25.) 2 Tm 1.6 “ que despertes” (gr)
2. Objetivos da lição bíblica semanal
• Esses objetivos da lição bíblica semanal visam o aluno da ED
Em cada lição semanal da revista da ED, esses objetivos são propostos
com destaque ao aluno.
3. Objetivos permanentes do professor da classe
São objetivos permanentes do professor para com seus alunos.
Esses objetivos são:
1) Que os alunos pela ação do Espírito Santo, aprendam intelectivamente
a lição bíblica ensinada na classe.
Este objetivo visa o poder intelectivo do aluno; a sua cognição.
2) Que os alunos Sintam da parte de Deus, algo em suas almas, quanto ao
que aprenderam da lição e que tomem atitudes pondo em prática os ensinos da
lição.
Este objetivo visa o poder afetivo do aluno; sua afetividade.
3) Que os alunos pratiquem, pelo poder de Deus, o que aprenderam da
lição bíblica semanal Este objetivo visa o poder volitivo do aluno; a sua
vontade. Visa a mudança de conduta do aluno para melhor, segundo a Palavra de
Deus.
Confira na próxima edição a terceira e última parte deste artigo.
Extraído da
Revista Ensinador Cristão.
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