Quando
lemos Mateus 1.1-17, a genealogia de Jesus, quatro mulheres chama-nos
a atenção. Destacaria primeiramente Tamar (v.3), Raabe (v.5),
Bate-Seba – mulher de Urias – (v.6). Essas três mulheres tinham
uma transgressão incomum: pecado na área sexual. A primeira se fez
prostituta para garantir a sua descendência na família (Gn 38). A
segunda era prostituta por “profissão” (Js 2). A terceira
adulterou com o rei Davi (2 Sm 11), cujo fruto desse relacionamento
foi Salomão, o sucessor do homem segundo o coração de Deus. Note
que os precedentes dessas três mulheres não são dos melhores, mas
mesmo assim elas estão postas ali em Mateus para mostrar o alcance
da graça em Jesus Cristo, onde o Deus encarnado não se envergonha
dessas mulheres, mas se coloca humildemente como descendente delas.
Por isso o ministério de nosso Senhor foi marcado pela seguinte
afirmação: “Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia
quero e não sacrifício. Porque eu não vim para chamar os justos,
mas os pecadores, ao arrependimento” (Mt 9.13). É notório, que
após um encontro com Senhor, o pecador arrependa-se dos seus pecados
e ande em novidade de vida. Por isso, essas mulheres anunciam
profeticamente a marca do ministério do Senhor Jesus Cristo: trazer
arrependimento ao pecador.
A
quarta mulher a ser destacada neste contexto é Rute (v.5). Há uma
curiosidade bíblica interessante. O esposo remidor de Rute, Boaz,
era fi lho de Raabe. O que faz com que na genealogia de Jesus, Rute e
Raabe se aproximem sobremaneira. Entretanto, o que se destaca na
história de Rute – sobretudo, num contexto onde a identidade
cultural e nacional de Israel estava sendo formada, pois à época em
que se passa a história de Rute Israel ainda não era uma nação (e
não por acaso o livro de Rute está alocado entre Juízes e 1
Samuel, fazendo uma espécie de transição literária) – é a
jovem moabita ser uma estrangeira que rejeitou os deuses particulares
para se converter ao Deus de Israel. O texto a destacar essa
maravilhosa decisão está em Rute 1.16, quando da fala da jovem
moabita à sua sogra Noemi: “Não meinstes para que te deixe e me
afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer
que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o
teu Deus é o meu Deus”.
Ao
lado de Tamar, Raabe e Bete-Seba, Rute mostra o aspecto universal da
obra de redenção de Deus para a humanidade. Eis a história de
salvação!
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