Terça - Rm 8.22,23 - A esperança na plena glorificação do nosso corpo.

Extraído do livro comentário bíblico pentecostal. 

A consequência da introdução na criação do elemento estranho do pecado foi que o mundo caiu em "ser­ vidão da corrupção" (Rm 8.21). O que sujeitou a criação a esse estado de vaidade, ao mesmo tempo em que também dava a razão da esperança, foi Deus. Quer dizer, com a maldição - "maldita é a terra por causa de ti" (Gn 3.17)-veio a promessa da derrota de Satanás - "esta te ferirá a cabeça" (Gn 3.15). (O tema da esperança vem à tona novamente em Rm 16.20).

Nesse entretempo, a terra geme "com dores de parto até agora" (v. 22). A imagem de dores de parto, usado em outros lugares para descrever as condições dos últimos dias (Mt 24.8; Jo 16.21), é metáfora engenhosa porque transmite a sensação da dificuldade elos dias atuais e a esperança de que há um fim definido em mira. Gemer também é usado para descrever a expectação dos crentes (Rm 8.23), como também a maneira na qual o Espírito intercede em favor elos santos expectantes (vv. 26,27).
O versículo 23 marca o retorno, depois da descrição elas dimensões cósmicas da antecipação escatológica nos versículos 19 a 22, ao assunto dos versículos 17b e 18:aantecipação dos crentes da glória futura em meio ao sofrimento do presente tempo. Como o mundo inanimado, eles também gemem enquanto esperam o fim desta era e a consumação plena da seguinte. Gemer expressa profundo desejo pelo cumprimento das promessas de Deus.
A "adoção"/filiação descrita no versículo 23 é uma esperança futura, em vez de ser, como no versículo 15, uma realidade presente.
 Isto não é contraditório: Já somos filhos e filhas, mas chegará o dia em que desfrutaremos desse estado em sua inteireza.

Nenhum comentário: