AO SEU PECADO ACRESCENTA A TRANSGRESSÃO

Jó 34.37  Porque ao seu pecado acrescenta a transgressão; entre nós bate as palmas e multiplica contra Deus as suas razões.

Eliú julgava que Jó, ao levantar questionamentos e queixumes contra Deus ( Jó 19.6 sabei agora que Deus é que me transtornou e com a  sua rede me cercou. Jó 27.2 Vive Deus, que desviou a minha causa, e o Todo-poderoso, que amargurou a minha alma.) demonstrava rebelião aberta contra Deus. Apesar de Jó ter errado gravemente nas suas queixas contra Deus, seu coração estava firme nEle como seu Senhor (Jó 19.25 Porque eu sei que o meu Redentor vive, e   que por fim se levantará sobre a terra.   26 E depois de consumida a minha pele, ainda em   minha carne verei a Deus.   27 Vê-lo-ei por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros, o verão; e, por isso, o meu coração se  consome dentro de mim. Jó 23.8 Eis que, se me adianto, ali não está; se torno para trás, não o percebo. 9 Se opera à mão esquerda, não o vejo; encobre-se à   mão direita, e não o diviso.  10 Mas ele sabe o meu caminho; prove-me, e sairei  como o ouro. 11 Nas suas pisadas os meus pés se afirmaram; guardei o seu caminho e não me desviei dele.  12 Do preceito de seus lábios nunca me apartei e as    palavras da sua boca prezei mais do que o meu   alimento.Jó 27.1 E prosseguindo Jó em sua parábola, disse:  2 Vive Deus, que desviou a minha causa, e o Todo-poderoso, que amargurou a minha alma. 3 Enquanto em mim houver alento, e o sopro de Deus  no meu nariz,  4 não falarão os meus lábios iniqüidade, nem a minha  língua pronunciará engano.   5 Longe de mim que eu vos justifique; até que eu   expire, nunca apartarei de mim a minha sinceridade.   6 À minha justiça me apegarei e não a largarei; não  me remorderá o meu coração em toda a minha vida.) No seu zelo de isentar a Deus de qualquer culpa, Eliú não compreendeu plenamente a necessidade de Jó expressar seus sentimentos mais profundos diante de Deus (Salmos 42. 9 Direi a Deus, a minha Rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando angustiado por causa da  opressão do inimigo? Salmos 43. 2 Pois tu és o Deus da minha fortaleza; por que me rejeitas? Por que me visto de luto por causa da    opressão do inimigo)?