"Quando
teve início a Era Cristã? E qual a origem dos calendários, mormente do
nosso?"
"Era"
é um acontecimento marcante, que serve de partida de um sistema
cronológico.
No que tange à Era Cristã, ela teve início no nascimento de Jesus Cristo. É
comumente
escrita em forma abreviada "AD"do latim "Anno Domini" que
significa
Ano do
Senhor. Para as datas antes do nascimento de Jesus, usa-se a abreviatura
"AC"
que se
refere às palavras Antes de Cristo. A contagem do tempo que vai de Adão a Cristo
é feita no sentido regressivo, isto é, o cômputo de Cristo para Adão. Noutras
palavras,
partindo de Adão para Cristo, os anos diminuem até chegar à Era Cristã,
portanto
de Cristo para Adão (o normal), os anos aumentam. É que Jesus é o centro
de
tudo,
e também do marco divisório e central do tempo.
Quando
Jesus nasceu, o Império Romano dominava o mundo. Os romanos
datavam
seus acontecimentos tomando por base o ano da fundação de Roma: o ano 753
antes
de Cristo. Para os romanos, esse ano era o "1 AUC". As iniciais
"AUC" são três
palavras
latinas "Anno Urbis Conditae" que significam: "O ano em que a
cidade foi
fundada".
A alusão é à cidade de Roma. A era romana começa em 1 AUC.
A
palavra calendário vem do latim "calenda" primeiro dia de cada mês
entre os
romanos.
Seu uso é tão antigo quanto a própria humanidade. Ao que se sabe, os
primeiros
povos a usarem calendário foram os egípcios. Há calendários diversos.
O
Calendário romano. Foi organizado por Rômulo, que, segundo a história, foi o
primeiro
rei de Roma, então cidade-reino. Reinou em 753-715 a.C. Esse calendário
tinha
dez meses de trinta dias. Numa Pompílio, o sucessor de Rômulo, reformou-o,
acrescentando-lhe
dois meses, passando o a-no então a ter 355 dias.
O
Calendário Juliano. Júlio César reformou o Calendário romano em 46 a.C.
através
de seu astrônomo, Sosignes de Alexandria. A partir de então, esse calendário
passou
a chamar-se juliano. César cometeu um pequeno erro, ao considerar o ano solar
como
tendo 365 dias e 6 horas, quando ele tem 365 dias, 5 horas e 49 minutos. Esses
minutos
acumulados anualmente, somaram 10 dias em 1582, o que motivou o papa
Gregório
XII a reformar outra vez o calendário. Falaremos desse calendário mais
adiante.
O
Calendário de Dionísio. Em 526 d.C, o imperador romano do Oriente,
Justiano
I, decidiu organizar um calendário original partindo do ano do nascimento de
Jesus.
A tarefa foi entregue ao abade dominicano Dionysius Exigiuus, que fixou o ano 1
d.C,
isto é, o ano 1 da Era Cristã. Como mais tarde ficou comprovado, ele devia ter
fixado
o ano 1 d.C. cinco anos antes, isto é, em 749 AUC, e não 753. Seu erro foi um
atraso
de 5 anos na fixação do ano 1 da Era Cristã. Uma vez concluído, esse calendário
passou
a ser adotado em todo o mundo onde quer que o cristianismo se pregava.
Tempos
depois, os doutos na matéria encontraram erros no calendário de
Dionísio.
Davis, citando o historiador judeu Flávio Josefo, mostra que Herodes morreu
depois
do nascimento de Jesus, logo o calendário de Dionísio está errado quando afirma
que
Jesus nasceu em 753 ÂUC. Se Herodes morreu em 750, então Jesus nasceu em 749
AUC,
isto é, quatro a-nos antes do ano 1 da Era Cristã (?). Notemos que de 753 a 749
há
quatro
anos, e não cinco como parece à primeira vista, por causa dos meses que
ultrapassaram
de quatro anos. Conforme os estudos dos eruditos, arrendonda-se o
número
de anos para cinco, para facilidade de cálculo.
Eis aí
a razão por que livros e publicações em geral afirmam que Jesus nasceu
em
"5 a.C", isto é, 5 anos antes da Era Cristã, o que é um contra-senso
se não houver
uma
explicação. Como poderia Jesus nascer 5 anos antes do seu nascimento? A
explicação
já demos acima. E, por qual razão perpetuou-se o erro em vez de corrigi-lo?
É que
uma vez descoberto o erro (um atraso de cinco anos), sua correção no calendário
acarretaria
problemas seríssimos nas atividades humanas. Portanto, as datas atuais estão
atrasadas
quase 5 anos.
O
Calendário gregoriano. Em 1582 o papa Gregório XIII aconselhado pelo
astrônomo
Calabrês Líbio, alterou num ponto o calendário de Dionísio. Gregório tirou
10
dias do ano 1582 a fim de corrigir a diferença de dias devido ao acúmulo de
minutos
a
partir de 46 a.C. quando César reformulou o calendário. Por causa dessa pequena
alteração
o calendário atual é denominado gregoriano. A Grécia e a Turquia ainda observam
o Calendário juliano, o qual está 13 dias adiante em relação ao nosso.
As
datas exatas do nascimento e morte de Jesus não se sabe com precisão. O que
se tem
é apenas uma idéia aproximada. A primeira comemoração do Natal de Jesus em
25 de
dezembro deu-se em 325, em Roma, mediante o imperador Constantino. Até hoje
a
Igreja Ortodoxa observa o Natal em 6 de janeiro, e os armenianos em 19 de
janeiro. A
data
não importa muito, e sim o propósito e o espírito da comemoração.
As
divisões do tempo:
1. O
dia. Entre os judeus, o dia ia de um pôr-do-sol a outro. Entre os romanos,
ia de
uma meia-noite a outra. As horas do dia e da noite eram computadas
separadamente,
isto é, doze e doze, isto entre os romanos: Jo 11.9; At 23.23. Entre os
judeus,
no entanto, a hora primeira do dia era às seis da manhã. O mesmo ocorria em
relação
à noite.
2. A
semana. Entre os hebreus, os dias da semana não tinham nomes e sim
números,
com exceção do 6? e 79 dias, que também tinham nomes: Lc 23.54. (Trad.
Brás.)
3. Os
meses. Eram lunares. A lua nova marcava o início de cada mês, sendo
esse
dia festivo e santificado: Nm 28.11-15; 1 Cr 23.31. Tinham 29 e 30 dias,
alternadamente.
Antes do exílio babilônico eram designados por números. Depois disso,
passaram
a ter nomes e números.
4. Os
anos. Tinham 12 meses de 29 e 30 dias. Os judeus observavam dois
diferentes
anos: o religioso, que começava em Abibe (mais ou menos o nosso abril), e o
civil,
que começava em Tisri (mais ou menos o nosso outubro).
5. Os
séculos. Sua computação: Século I. Compreende os anos 1 a 100
d.C.
Século
II. Compreende os anos 101 a 200 d.C.
Século III. Compreende os anos 201 a
300 d.C, e assim por diante.
extraído do livro a Bíblia responde/ CPAD.