IGNORAR O “EU” E OS PERIGO DE NÃO IGNORAR

Desvia, prende e engana, (Is 44:20. Apascenta-se de cinza, o seu coração enganado o desvia; de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Não será uma mentira o que está na minha mão direita?)

Entorpece a consciência, (Os 7:9. )Estrangeiros lhe comem a força, e ele não o sabe. Também as cãs se espalharam sobre ele, e não o percebe.

Produz autoconfiança, Mc 10:39; Responderam: Podemos. Jesus, porém, disse-lhes: Em verdade vós bebereis o cálice que eu beber, e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado, Jo 13:37. Pedro perguntou: Senhor, por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a minha vida.

Retém o pecado, Jo 9:41; Disse Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas, como agora dizeis: Nós vemos, permanece o vosso pecado. Rm 7:18. Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum. Com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.

Afasta de Deus, Ef 4:18. entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração.

Associa-se com a justiça própria, Ap 3:17. Dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta. Mas não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu.

Bíblia usada: Thompson.