A mulher sábia e cheia de fé na vida da família

“O temor do
Senhor é o
princípio da
sabedoria... ”
  

A nossa reflexão des­te mês está baseada em Pv 14.1: “Toda mulher sábia edifica a sua casa...”. A palavra utiliza­da por Salomão e traduzida como “sábia” possui uma grande quantidade de signifi­cados no idioma original do Antigo Testamento. Dentre os vários sentidos, podemos destacar três, a saber: apren­der, atender à repreensão e falar apropriadamente. A mulher sábia é antes de tudo aquela que aprende. O pro­pósito do livro de Provérbios, por exemplo, foi acrescentar ainda mais sabedoria aos sá­bios e ainda mais conselhos aos instruídos (Pv 1.5; 9.9). A mulher sábia está sempre disposta a aprender e, portan­to, a tornar-se ainda mais ins­truída para que possa ensinar os que estiverem ao seu redor e servir como um instrumen­to eficaz de edificação do seu lar. A palavra “sábia” tam­bém aponta para alguém que atende à repreensão: “...mas o que guarda a repreensão será venerado” (Pv 15.18b). A mulher sábia é a que se dei­xa admoestar, pois entende que a repreensão do Senhor é sempre benévola e enobre­ce o caráter. Somente estas mulheres podem ser consi­deradas “mestras no bem”, com autoridade de ensinar às mais novas (Tt 2.3,4). A  terceira aplicação da palavra “sábia” refere-se a alguém que “fala de maneira apropriada”. Em Pv 15.28 está escrito: “O coração do justo medita o que há de responder...”. As palavras da mulher sábia são sempre edificantes e ditas a seu tempo (Pv 25.11). Seus lábios são um manancial de vida: “A boca do justo é fonte de vida...” (Pv 10.11).
Não nos esqueçamos, porém, que a principal característica de uma mulher sábia  é o temor ao Senhor: “O te­mor do Senhor é o princípio da sabedoria...” (Pv 1.7). A mulher sábia é, antes de tudo, temente a Deus, ou seja é, uma mulher de profunda de­voção e piedade, cuja comu­nhão com o Senhor é a força maior na edificação de sua família.
Esta mulher sábia e temente a Deus é quem edi­fica sua casa, ou seja, quem constrói, repara, restaura e induz ao bem e à virtude. São mulheres como Loide e Eunice, que viviam a fé cristã num altíssimo grau de pureza e sinceridade. Elas foram ca­pazes de imprimir de maneira inapagável a genuinidade do evangelho em Timóteo, que, sendo ainda jovem, tornou-se um dos mais importantes co- operadores do ministério do apóstolo Paulo e, portanto, um dos grandes obreiros da igreja primitiva (2Tm 1.5). A mulher sábia cria filhos cheios de fé e com o caráter de Cristo.
  Além do trato distinto com os filhos, a mulher sábia também é uma esposa exce­lente, que segue, em tudo, as recomendações bíblicas. Ela se sujeita ao seu marido, ain­da que tal postura vá na con­tramão do espírito feminista em voga na pós-modernida- de: “Vós, mulheres, sujeitai- vos a vosso marido, como ao Senhor” (Ef 5.22); ela ama o seu esposo e filhos (Tt 2.4); devota respeito o seu cônju­ge: “...e a mulher reverencie o marido” (Ef 5.33); ela está ao seu lado e o ajuda em tudo (Gn 2.18); é uma boa administradora de sua casa (lTm 5.14).
A mulher sábia e cheia de fé é descrita no trigésimo primeiro capítulo do livro de Provérbios. Ela é virtuo­sa, valorosa, provedora, um porto seguro para o marido, fazedora do bem, trabalhado­ra, visionária, governante do lar, prudente, precavida, ge­nerosa, sábia e honrada pelos filhos (Pv 31.10-28). É uma mulher que faz a diferença.
Ailton José Alves
Pastor Presidente da IEADPE

Extraído do jornal ADNEWS Edição nº 62 pag 02




Nenhum comentário: