“Torre forte é o nome do Senhor; para ela cor¬rerá o justo e estará em alto retiro" (Pv 18.10).

Queridos leitores, nesta passagem, o escritor de Provér­bios faz uso de uma metáfora militar para expressar o que Deus representa para o justo. O Senhor é comparado a uma torre forte, que nos tempos antigos, era um lugar elevado e fortifi­cado que servia de abrigo para aquele que se encontrava numa batalha. Na versão da Bíblia Viva, lemos: “O Senhor é uma for­taleza segura; nele os justos encontrarão proteção e segurança. Ver­dadeiramente, não há consolo maior para os servos de Deus do que saber que em meio às angústias e tribulações desta vida eles podem encontrar proteção e segurança no Senhor.
Em muitas passagens bíblicas essa figura é usada. Temos o conhecidíssimo Salmo 46, que diz: “Deus é o nosso refugio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”. O Senhor é aque­la ajuda com a qual podemos contar em meio às dificuldades. Quantas pessoas, em vez de buscarem abrigo em Deus nos momentos de aflição, recorrem ao desespero, ao queixume, à murmuração... Oh, queridos, isso demonstra falta de fé e pouca confiança no Deus a quem servem.
O rei Davi enfrentou muitas lutas e ferrrenhas persegui­ções de seus inimigos, que não foram poucos, mas sempre bus­cou abrigar-se em Deus. Vejamos o que diz o Salmos 9.9,10: “O Senhor será também um alto refugio para o oprimido; um alto refugio em tempos de angústia. E em Ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque Tu, Senhor, nunca desamparaste os que te buscam”.
Tempo de angústia é tempo de buscar abrigo em Deus. E tempo de esconder-se na Sua poderosa presença. Vale a pena abrigar-se à sombra do Onipotente, pois Ele nunca desampara aqueles que assim fazem com fé.
Diga hoje à sua alma, como disse o salmista em Salmos 62.5,6: “O, minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança. Só Ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado”.
Quem confia em Deus, ainda que “a terra se mude”, ain­da que as “águas rujam e se perturbem”, ainda que “os montes se abalem”, pode confiar que Deus o ajudará “ao romper da manhã”. A vitória do crente vem do Senhor.
O servo de Deus, Moisés, também expressou sua con­fiança em Deus como seu abrigo forte, no SI 90.1: “Senhor, tu tens sido o nosso refugio de geração a geração”. Os anos podem passar, mas o Senhor sempre continua o mesmo; Seu poder não mudou nem mudará. Vale a pena servir a esse Deus tão tremen­do, tão poderoso!
Não sei qual a Tua situação, não sei a gravidade do Teu problema, mas siga o conselho da Palavra de Deus: corra para Deus e você encontrará nEle uma torre forte e um alto retiro!

Extraido do Jornal ADNEWS edição nº 62 pag 03
JUDITE ALVES .
Psicóloga, terapeuta familiar, esposa do Pastor Presidente da IEADPE, coordenadora-geral dos Círculos de Oração da IEADPE e coordenadora-geral do Projeto Samuel


Nenhum comentário: