AUXILIO JUVENIS- L 06 – SALVAÇÃO.

EFÉSIOS. 2 . 5-10.
Deus também agiu em favor da humanidade pelo seu muito amor com que nos amou. Aqui é utilizada a palavra grega para amor, agape. Ela significa o amor desinteressado que busca o melhor para os outros. Embora Deus pudesse simplesmente ter destruído a rodos, por causa dos seus pecados, Ele, ao contrário, escolheu mostrar misericórdia e amor. Estando n6s ainda mortos em nossas ofensas e pecados (2.1), Deus nos vivificou juntamente com Cristo. O faro de que nos vivificou significa que estamos "salvos" (esta frase é repetida e elaborada em 2.8). Quando Cristo ressuscitou dos mortos, assim também fizeram todos os membros do seu corpo, em virtude de Deus tê-los unido a Cristo. A única maneira pela qual aqueles que estão espiritualmente mortos podem se relacionar com Deus é sendo vivificados. E Deus é a única pessoa que pode realizar isso, o que Ele fez através de seu Filho, Jesus Cristo. Cristo derrotou o pecado e a morte através da sua morte e ressurreição, oferecendo assim vida espiritual aos que estavam mortos no pecado.
A forma verbal "sois salvos" refere-se a um evento no passado (realizado por Cristo, por causa da graça de Deus) com resultados contínuos no presente. Os crentes já passaram da morte para a vida. A salvação não é algo pelo qual se deva esperar, mas algo que já foi entregue.

2.6 Além de serem vivificados (2.5), os crentes também são ressuscitados dos mortos. Cristo ressuscitou e deixou o túmulo - um ato realizado somente pelo poder de Deus. Os crentes também foram "ressuscitados". Além da garantia da ressurreição física e da glorificação no final dos tempos, os crentes participam de uma nova vida "pós­ ressurreição", a partir do momento que crêem (veja Cl 2.12).
Finalmente, os crentes são assentados nos lugares celestiais, em Cristo Jesus. Cristo tomou seu lugar à direita do Pai, indicando a consumação da sua obra e a sua vitória sobre o pecado. Cristo foi exaltado pelo grande poder de Deus (1.20). Os cristãos tendem a ver este assentar com Cristo como um evento futuro, baseados nas palavras de Jesus em Mateus 19.28 e Lucas 22.30, bem como em ourros versículos que apontam para o nosso futuro reinado com Cristo (tais como 2 Tm 2.12; Ap 20.4; 22.5). No entanto, esta passagem em Efésios nos ensina que estamos assentados com Cristo agora. Nós compartilhamos a vitória de Cristo agora. Esta visão da nossa situação atual deve nos ajudar a enfrentar a nossa tarefa e provações com maior esperança! Os crentes, como herdeiros do reino juntamente com Cristo, são espiritualmente exaltados a partir do momento da salvação. Nós temos uma nova cidadania - nos céus, não mais apenas na terra: o poder que ressuscitou e exaltou a Cristo também ressuscitou e exaltou o seu povo, porque nós somos um com ele. Este mesmo poder atua diariamente em nós, os crentes, ajudando-nos a viver e trabalhar para Deus durante o nosso tempo no mundo.

2.7 Aqui está a razão final e definitiva para a ação de Deus em favor da humanidade, sua razão para nos vivificar, nos ressuscitar e nos assentar junto com seu Filho nos lugares celestiais. Deus simplesmente quer mostrar as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco. A palavra grega para "mostrar" vem da terminologia legal. Deus encerra o caso, apresentando a espantosa evidência da sua igreja, o seu povo. A igreja só podia existir pelo amor de Deus; o fato de ela existir e o fato de que a salvação foi oferecida às pessoas revela a abundância da graça e benignidade de Deus (veja também 1.7; 2.4). Novamente, isto foi realizado apenas através de Cristo Jesus. Sem o sacrifício de Cristo, não haveria a esperança de um relacionamento com Deus.

2.8 Nossa salvação vem somente da graça de Deus. Ela foi reservada para esse fim por meio da fé de cada um de nós. Entretanto, para que ninguém pense que crer seja uma obra necessária a fim de receber a salvação, Paulo acrescentou que as pessoas não podem receber o crédito por crerem, porque isto também é um dom de Deus. Paulo é incisivo ao afirmar que absolutamente nada é de nossa autoria - nem a salvação, nem a graça, nem mesmo a fé exercida para receber a salvação. Pelo contrário, tudo é um presente de Deus. A salvação não vem da nossa autoconfiança ou individualismo, mas da iniciativa de Deus. É um presente para ser aceito com gratidão (veja Rm 3.24-28; 1 Co 1.29-31; Gl 2.16).


2.9 Não podemos receber o crédito pela nossa salvação (2.8), e ela não é uma recompensa pelas obras ou boas coisas que fizemos. Em outras palavras, as pessoas nada podem fazer para ganhar a salvação, e a própria fé de uma pessoa não deve ser considerada uma "obrà' ou base sobre a qual alguém deva se gloriar.
As pessoas acham difícil aceitar alguma coisa tão desprendida, dada de tão boa vontade, tão ao alcance de qualquer um. Nós queremos nos sentir como se tivéssemos algum mérito, que, de alguma forma, conquistamos a nossa salvação pelos nossos méritos. Era assim que aqueles que seguiam o judaísmo (falsos mestres que diziam que os cristãos tinham que obedecer a todas as leis judaicas) consideravam as suas leis, e por isso tentavam impô-las aos gentios - tinha que haver um certo grau de observância à lei e de bondade por parte das pessoas para que elas recebessem a salvação. Mas as palavras de Paulo são inconfundíveis - se a salvação é pela graça de Deus e é aceita através da fé, então "não é uma recompensa'. Se a salvação pudesse ser conseguida através de boas obras, então as pessoas, por natureza, "se gloriariam" quanto às suas boas obras, comparariam a boa qualidade das suas obras com as dos outros, e só fariam o bem para se vangloriarem sobre ele. Então, o que seria "bom o suficiente" para a salvação? Mas ninguém poderia jamais ser bom o suficiente para agradar a um Deus santo. Ele coloca de lado todo o esforço e o orgulho humano ao oferecer gratuitamente a salvação a todos, pela simples aceitação desta. A salvação é dada às pessoas com base somente na graça de Deus.

  
2.10 Mas espere, há mais. Nós somos obra­ prima de Deus, feitura sua. A salvação é algo que somente Deus pode realizar - é a sua poderosa e criativa obra em nós. As pessoas são recriadas como novas pessoas, e essas novas pessoas formam uma nova criação - a igreja.
O verbo "criar" é utilizado somente para Deus - pois somente Deus pode verdadeiramente criar. Assim como Ele criou o universo a partir do nada, Ele cria novos seres viventes, mais espirituais, a partir das antigas criaturas mortas e pecaminosas que éramos (2 Co 5.17). Então, Deus dá aos crentes a forma de um corpo unificado, a sua igreja (veja 2.15; 4.24; Cl 3.10). A expressão "em Cristo Jesus" enfatiza a fonte dessa criação, como em 2.6,7 - Cristo a proveu.
As pessoas tornam-se cristãs através do imerecido favor (graça) de Deus, não como o resultado de qualquer esforço, habilidade, escolha inteligente, características pessoais, ou serviços prestados. A partir da gratidão por este presente, os crentes buscarão realizar boas obras - ajudar e servir a outros com bondade, amor e gentileza. Embora nenhuma ação ou obra que façamos possa nos ajudar a obter a salvação, a intenção de Deus é que a nossa salvação resulte em prestação de serviço. Nós somos salvos não apenas para nosso próprio beneficio, mas para servir a Cristo e edificar a igreja (4.12). Isto resolve o assim chamado conflito entre a fé e as obras. As obras não produzem a salvação, mas são as evidências da salvação (veja Tg 1.22; 2.14-26).
A palavra grega traduzida como "fazer" significa entrar", "caminhar em''. Nós entramos ou prosseguimos nesta vida de graça fazendo as boas obras que Deus preparou há muito tempo para nós. A nova vida que Deus dá não pode deixar de se expressar em boas obras. Isto não quer necessariamente dizer que Deus tenha definido especificamente as boas obras que cada pessoa realizará- embora não haja nenhum motivo para argumentar contra a possibilidade de o nosso Deus onisciente estar fazendo exatamente isso. Assim como Deus planejou a salvação em Jesus Cristo ames da criação do mundo, Ele planejou que os crentes deveriam fazer o bem aos outros (veja 1 Tm 6.18; Tt 2.7; 1 Pe 2.12).


RETIRADO DO LIVRO COMENTÁRIO BÍBLICO NOVO TESTAMENTO APLICAÇÃO PESSOAL.


Nenhum comentário: